|

Brasil domina tecnologia de enriquecimento de urânio a 20%





Marta Salomon

Atual pivô das pressões internacionais contra o Irã, o enriquecimento de urânio a cerca de 20% é feito no Brasil, no centro experimental da Marinha em Aramar, Iperó (SP). Trata-se de uma unidade piloto, cuja produção destina-se a abastecer reatores de pesquisa e mover futuramente o submarino a propulsão nuclear, além de um novo reator de pesquisa, em fase de projeto.

O temor provocado pela possibilidade de enriquecimento a 20% deve-se, em parte, também a uma questão tecnológica, explica o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Gonçalves. "O esforço para enriquecer o urânio até 20% é muito maior do que o esforço tecnológico e econômico para passar de 20% a 95%, porcentual necessário para uma bomba", explica.

A tecnologia é basicamente a mesma. O enriquecimento é feito por meio de ultracentrífugas. A tecnologia brasileira, diferente da iraniana, foi desenvolvida pela Marinha e é tratada como segredo industrial, até mesmo para os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica.

A meta do governo brasileiro é dominar o ciclo de enriquecimento de urânio em escala industrial em 2014. O cronograma do programa nuclear prevê a exportação de urânio enriquecido também a partir de 2014.

Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented