|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 23/04/2014

Bombas, mísseis e rasantes: FAB divulga vídeo de caças em ação. Assista ...


Aviação de Caça Brasileira comemora 69 anos da participação do País na 2ª Guerra Mundial ...

Imagem



A FAB (Força Aérea Brasileira) comemorou nesta terça-feira (22) os 69 anos da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Em 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça completou 44 missões de guerra na Itália contra as tropas alemãs. Para comemorar a data, a FAB publicou um vídeo de demonstração dos caças em ação (assista abaixo) ...

(http://noticias.r7.com/brasil/bombas-misseis-e-rasantes-fab-divulga-video-de-cacas-em-acao-assista-22042014)






Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Soldado da Aeronáutica é morto dentro de hospital militar em Belém


Soldado da mesma corporação teria atingido o jovem, de 20 anos. Crime ocorreu no Hospital da Aeronáutica na última segunda-feira, 21.

O soldado da Aeronáutica Alan Patrick Pantoja da Conceição, de 20 anos, foi morto na noite da última segunda-feira (21) por um tiro disparado por outro soldado da corporação no Hospital de Aeronáutica de Belém, onde ambos, lotados no Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE), prestavam serviço.
O corpo do jovem foi submetido a exames necroscópicos na manhã desta terça-feira (22) no Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves e liberado para a família para procedimentos funerários. O laudo que irá apontar a causa da morte dever ser emitido no período de 15 a 30 dias.
Segundo a família, os dois soldados estariam em guarda na guarita de entrada do Hospital, quando um deles estaria brincando com a arma, assim, efetuando o disparo de forma acidental. "A gente acredita que Deus vai fazer justiça. Se foi acidente ou não, a gente precisa saber da verdade", disse a tia do jovem, Auxiliadora Neves.
Em nota, a assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o fato e informou que as circunstâncias do incidente estão sendo apuradas e que foi lavrado um auto de prisão em flagrante (APF) do soldado que teria efetuado o disparo. A Polícia Aeronáutica instaurou um inquérito policial, que ao ser concluído deve ser encaminhado à Justiça Militar da União, por se tratar de uma investigação envolvendo membros das Forças Armadas.
Ainda segundo a FAB, o Comando da Aeronáutica está prestando assistência aos familiares.

Soldado morto por colega dentro da Aeronáutica é enterrado em Marituba


Alan Patrick, 20 anos, foi baleado por colega na noite de segunda, 21. Corpo foi velado nesta terça, 22, em centro comunitário do Jurunas.

O corpo do soldado da Aeronáutica Alan Patrick Pantoja da Conceição, 20 anos, foi enterrado na tarde desta terça-feira (22), em um cemitério particular de Marituba, região metropolitana de Belém. A vítima foi velada em um centro comunitáiro do bairro do Jurunas.
Alan foi morto na noite da última segunda (21), por outro soldado, dentro do Hospital de Aeronáutica de Belém. De acordo com a Aeronáutica, o soldado suspeito de ser autor do disparo foi preso em flagrante. Ambos eram lotados no Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE), onde prestavam serviço. A polícia da Aeronáutica abriu inquérito para investigar as causas do crime. Depois de concluído, o inquérito será encaminhado à Justiça Militar da união, por se tratar de uma investigação que envolve soldados das Forças Armadas.
O corpo do jovem foi submetido a exames necroscópicos na manhã desta terça-feira (22) no Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves e liberado para a família para procedimentos funerários. O laudo que irá apontar a causa da morte dever ser emitido no período de 15 a 30 dias.
Segundo a família, os dois soldados estariam em guarda na guarita de entrada do Hospital, quando um deles estaria brincando com a arma, assim, efetuando o disparo de forma acidental. "A gente acredita que Deus vai fazer justiça. Se foi acidente ou não, a gente precisa saber da verdade", disse a tia do jovem, Auxiliadora Neves.
Em nota, a assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Comando da Aeronáutica está prestando assistência aos familiares.

Início de operações no novo aeroporto do RN é adiado pela terceira vez


Aeroporto de São Gonçalo só começa a operar voos em 22 de maio. Anúncio foi feito pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência.

O aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, teve a data do início das operações adiada pela terceira vez. A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República anunciou nesta terça-feira (22) o novo cronograma do novo terminal de cargas e passageiros do Rio Grande do Norte. Antes marcado para 10 de maio, o início das operações ficará para o dia 22 do mesmo mês. O aeroporto começará a funcionar a 22 dias do primeiro jogo da Copa do Mundo em Natal, marcado para o dia 13 de junho entre as seleções do México e Camarões.
A definição do novo cronograma aconteceu em reunião realizada na Secretaria da Aviação Civil da qual participaram o ministro da aviação civil, Moreira Franco; representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac); do consórcio Inframérica, que administra o aeroporto; da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa); Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); e das companhias aéreas.
A primeira data anunciada pelo consórcio Inframérica foi 3 de abril. Em seguida o início das operações foi transferido para 15 de abril. Em março deste ano o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, anunciou 10 de maio como nova data. Nesta terça a própria secretaria apresentou um novo cronograma.

Avião bimotor desaparecido no Pará foi encontrado, diz FAB


Aeronave está em local de difícil acesso, próximo a Jacareacanga. Cinco pessoas estavam a bordo de bimotor desaparecido em março.

 A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na noite desta terça-feira (22) que o avião bimotor Beechcraf Baron, desaparecido desde o dia 18 de março, foi encontrado em um local de difícil acesso, próximo ao município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Devido às baixas condições de visibilidade, as equipes de busca da FAB só retornarão ao local na manhã desta quarta-feira (23) para concluir a operação de resgate. Ainda não há informações a respeito das vítimas.
O bimotor decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Desde então, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizava buscas na região. Além das buscas aéreas, participaram voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e indígenas da tribo Munduruku.
O Ministério da Saúde divulgou o nome das pessoas que estavam a bordo: as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, além do piloto Luiz Feltrin.
Uma das passageiras chegou a mandar mensagens de celular avisando que o avião passava por problemas. No primeiro SMS, enviado às 12h47, a técnica em enfermagem Rayline Campos avisava o tio Rubélio Santos sobre o perigo que enfrentava. "Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods ...to aflita..to em pânico...se eu sair bem aviso...to perto do jkre...reza por nos...n avisa a tia ainda... (sic)", dizia a mensagem. No segundo torpedo, emitido às 12h48, a passageira pediu socorro. "O motor ta parando.socorro tio tio (sic)."
Um avião P-3 Orion, com capacidade de identificar metais, o mesmo modelo usado nas buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines foi deslocado para ajudar nas buscas. Nesta terça-feira a Marinha confirmou que reforçaria as buscas pela aeronave, mas a equipe de 12 homens só chegaria no município de Jacareacanga nesta quarta.
De acordo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida, de matrícula PR-LMN, estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.

'Não há sobreviventes', diz amiga de piloto do avião encontrado no PA


Militares avisaram à família do piloto que ninguém sobreviveu ao acidente. FAB só vai confirmar informações sobre vítimas na manhã desta quarta, 23.

Militares que participaram das buscas ao bimotor Beechcraf Baron, encontrado nesta terça-feira (22), relataram à esposa do piloto Luiz Feltrin, Marilia Esquerdo, que ninguém sobreviveu à queda da aeronave. Marilia acompanhava as buscas na cidade de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, e a informação foi confirmada por uma amiga da família do piloto, Nadja Larissa. "A família já foi avisada. Não há sobreviventes no local da queda" contou Nadja. A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que só vai confirmar informações a respeito das vítimas na manhã desta quarta-feira (23).
O piloto do bimotor, de 53 anos, tinha mais de 30 de experiência em voos na amazônia. De acordo com a FAB, o bimotor foi encontrado em um local de difícil acesso, próximo ao município de Jacareacanga. Devido às baixas condições de visibilidade, as equipes de busca da FAB só retornarão ao local na manhã desta quarta para concluir a operação de resgate.
Além do piloto, outras quatro pessoas estavam a bordo da aeronave: as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa e o motorista Ari Lima.
Entenda o caso
O bimotor decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Desde então, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizava buscas na região. Nesta terça-feira a Marinha confirmou que reforçaria as buscas pela aeronave, mas a equipe de 12 homens só chegaria no município de Jacareacanga nesta quarta. A passageira Rayline chegou a mandar mensagens de celular avisando que o avião passava por problemas.
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Avião desaparecido no Pará é encontrado após 36 dias


Força Aérea Brasileira confirmou que bimotor que sumiu no mês passado no sudoeste do Pará foi encontrado em região de mata fechadaGabriela Azevedo - especial para O Estado de S. Paulo

Após 36 dias desaparecido, equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) confirmaram que o bimotor que sumiu no mês passado no sudoeste do Pará foi encontrado em região de mata fechada, próximo ao município de Jacareacanga, no final da tarde desta terça-feira, 22.
A Salvaero, unidade da FAB que coordena as buscas da região Norte, informou que uma equipe terrestre localizou a aeronave, não informações de sobreviventes.
O bimotor desapareceu no dia 18 de março, após o último contato do piloto e a acusação dos radares, aproximadamente 29 quilômetros à nordeste de Jacareacanga. A aeronave levava as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, funcionários Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde e o piloto Luiz Feltrin de Itaituaba para Jacareacanga. Eles iriam substituir outro grupo que prestava serviço em uma aldeia Munduruku, na região.
Buscas. Em dois dias de buscas, a FAB já havia sobrevoado toda a aérea estimada em que o avião poderia ter caído. O trajeto foi estendido, mas nenhuma pista foi encontrada. As buscas foram prejudicadas pelas condições climáticas desfavoráveis de chuva e forte nevoeiro.

REVISTA EXAME


Azul deve encomendar aviões de corredor duplo da Airbus


Encomenda colocaria a companhia no mercado internacional, com jatos de longa distância que poderiam operar rotas mais lucrativas para os EUA e a Europa

A Azul Linhas Aéreas, a terceira maior companhia aérea do Brasil, deve anunciar a expansão de sua frota na quarta-feira, incluindo uma encomenda de sua primeira aeronave de corredor duplo da fabricante europeia Airbus, de acordo com duas fontes do setor.
A encomenda colocaria a Azul, que é controlada pelo fundador da JetBlue David Neeleman, no mercado internacional, com jatos que poderiam operar rotas de longa distância, desafiando o maior grupo de aviação da América Latina, Latam Airlines.
A Airbus e sua concorrente norte-americana Boeing disputam essas encomendas de forma intensa. A Airbus ofereceu recentemente grandes descontos para que companhias aéreas de baixo custo escolham suas aeronaves de corredor duplo A330, em vez do mais moderno 787 Dreamliner, da Boeing.
Funcionários da Airbus e da Boeing não quiseram comentar. A Azul fará uma entrevista coletiva na quarta-feira, mas não deu detalhes sobre o assunto.
Perder um grande negócio junto à companhia aérea brasileira que mais cresce seria o segundo grande golpe para a Boeing desde dezembro em um importante mercado emergente em que tem aumentando a sua presença.
A fabricante de aviões sueca Saab AB conseguiu um cobiçado contrato de 4,5 bilhões dólares para fornecer caças à Força Aérea Brasileira no fim do ano passado, depois que a notícia de que os EUA estavam espionando brasileiros ajudou a inviabilizar as chances da Boeing no negócio.
Texto atualizado com mais informações às 22h42min do mesmo dia.

JORNAL O GLOBO


Aeronáutica encerra prazo de concurso para cargos de nível superior


São 17 vagas para o exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP) do ano de 2015

RIO — A Aeronáutica encerra nesta terça-feira o prazo de inscrição do concurso com 17 vagas para o exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP) do ano de 2015. Todos os cargos são de nível superior. O salário não foi informado e os aprovados farão estágio no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte.
As vagas de nível superior são para as especialidades de administração, análise de sistemas, ciências contábeis, enfermagem, jornalismo, pedagogia, psicologia, serviços jurídicos e serviço social. Os candidatos devem ter entre 18 e 32 anos em 31 de dezembro do ano da matrícula no estágio e estar em dia com as obrigações eleitorais. No momento da matrícula, o candidato será declarado primeiro-tenente estagiário do EAOAP, designação que será mantida durante o estágio de adaptação. O estagiário que concluir com aproveitamento o EAOAP, estará em condições de ser nomeado primeiro-tenente do QOAP.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Força Aérea Brasileira. A taxa é de R$ 120. A seleção terá cinco etapas: provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação e condicionamento físico e validação documental. De acordo com o edital, as provas serão aplicadas no dia 25 de maio, nas cidades de Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas (RS), Brasília, Manaus, Campo Grande, Fortaleza, Parnamirim (RN), Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.
JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Aeroporto de Recife está pronto para a Copa do Mundo



Considerado por passageiros brasileiros e estrangeiros o melhor do Brasil, o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, em Recife (PE), está pronto para a Copa do Mundo. A modernização recente da estrutura e da prestação de serviços, além da capacitação dos funcionários para recepcionar turistas, convidados e autoridades durante o mundial de futebol é o resultado do investimento que o governo federal fez nos aeroportos brasileiros.
O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, destaca que este é apenas um exemplo de como os terminais estão preparados para receber a demanda da Copa. "Para a Copa não teremos nenhum problema de acolhimento, mobilidade e prestação de serviço. Pelo o que eu vi em várias visitas que fiz a todos os aeroportos para a Copa posso dizer que temos absoluta tranquilidade que os aeroportos estão preparados para oferecer segurança e conforto", disse.
As 8,7 milhões de pessoas previstas para desembarcar na capital pernambucana em 2014 vão se deparar com um novo sistema de climatização dos conectores de embarque e desembarque, funcionários capacitados em inglês, sistema de monitores e câmeras para acompanhar a restituição das bagagens e lanchonetes com opções de preços acessíveis. Além disso, foram instalados mais elevadores e a pista de pouso e decolagem passou por uma obra de revitalização.
Com 52 mil metros de área e com capacidade para receber, anualmente, 16 milhões de pessoas, o terminal conta com 21 vagas para aeronaves e 11 pontes de embarque. O local é controlado por um sistema de automação que controla os acessos restritos ao público, a detecção de riscos de incêndio e a otimização do consumo de energia - preocupações que resultaram na obtenção do certificado ISO 9001.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Copa no Rio terá equipes para combater hackers



O Exército brasileiro montará 12 equipes para atuar na defesa cibernética das cidades sede da Copa do Mundo, que começa em junho.
O objetivo é trabalhar no combate a ataques de hackers a sistemas e serviços que, se comprometidos, afetarão a segurança do Mundial.
A seleção vem sendo realizada desde dezembro entre militares das três forças (Marinha, Aeronáutica e Exército). As equipes funcionarão 24 h e se reportarão a um comando central, em Brasília.
A PF (Polícia Federal) e o Exército têm informações de que grupos ou hackers solitários de diferentes pontos do mundo aproveitarão a Copa para atacar. Além dos sites do evento, o esquema de vigilância engloba desde o sistema de telecomunicações do país até sinais de trânsito.
Imagem
"O desafio é ver tudo o que acontece nos estádios", afirma o coronel Eduardo Wallier Vianna, chefe da Divisão de Operações do Centro de Defesa Cibernética.
A preocupação tem motivo. Nos Jogos de Londres, em 2012, por exemplo, foram registrados 46 mil ataques ao sistema do Parque Olímpico durante os 17 dias de evento.
Durante a Rio+20, em 2012, apesar de toda a vigilância, hackers invadiram a página do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), a maior empresa pública do país de serviços de tecnologia da informação.
Na visita do papa Francisco ao Rio, em 2013, o site oficial da Arquidiocese do Rio foi hackeado, e uma página falsa da Jornada Mundial da Juventude foi criada para capturar dados dos usuários.
No Brasil, a PF informa registrar cerca de 3.000 ataques por dia ao seu sistema.

PORTAL BRASIL


Força Aérea Brasileira comemora Dia da Aviação de Caça


Grupo de Aviação de Caça comemora sessenta e nove anos da Missão de Guerra realizada na Itália

Nesta terça-feira (22), a Aviação de Caça Brasileira comemora os sessenta e nove anos da participação do 1º Grupo de Aviação de Caça (GAVCA) na Campanha da Itália. Nesta ocasião, o Grupo realizou quarenta e quatro missões de Guerra, tendo destruído mais de cem alvos como pontes, balsas, veículos motorizados, fortificações e outros.
Em termos de história, este dia sintetizou o esforço de pilotos brasileiros, liderados pelo Tenente Coronel Nero Moura, para a expulsão definitiva das forças inimigas do Vale do Rio Pó, localizado no norte da Itália.
A partir dessa experiência a Aviação de Caça Brasileira evoluiu em seus equipamentos, táticas e técnicas. Neste contexto, a aeronave GRIPEN, no Projeto FX-2, representa um avanço na capacitação técnica, bem como por parte de todo o sistema logístico.
O desenvolvimento de mísseis como o MAR (Míssil Anti-radiação) e o A-Darter (de Quinta Geração) demonstram a preocupação nacional com o seu Poder Militar.
Diante da responsabilidade da profissão militar, e no contexto em que a Força Aérea está inserida, a trajetória da Aviação de Caça Brasileira, busca a vanguarda da aviação de caça mundial, com vetores modernos, de avançada aviônica embarcada, sistemas de auto defesa de última geração e com a capacidade de integração a armamentos de ponta.

Teremos mais capacidade de defesa aérea e mais empregos, diz piloto que testou o caça Gripen


Em dezembro de 2013, o governo federal concluiu a licitação do Programa FX-2 para a aquisição de 36 caças Gripen NG para a FAB

Após testar o caça sueco Gripen NG, a nova aeronave de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), o tenente-coronel Carlos Afonso de Araújo afirmou que o país terá mais capacidade de defesa, além de gerar mais empregos a partir do momento em que os aviões forem desenvolvidos no Brasil.
No Dia da Aviação de Caça (22 de abril), o Blog do Planalto divulga entrevista em que Afonso fala sobre as vantagens do Gripen, tais como a facilidade de pilotagem e o fornecimento de informações de voo ao piloto para o cumprimento da missão com eficiência e eficácia.
“Entendo que, em tempo de paz, teremos prontidão por parte da Força Aérea e disponibilidade para a qualquer momento termos o cumprimento da missão com eficácia e eficiência. E para a sociedade brasileira, transmissão de conhecimento, de tecnologia e a possiblidade de geração de empregos de grande qualificação”, analisou Afonso.
Em dezembro de 2013, o governo federal concluiu a licitação do Programa FX-2 para a aquisição de 36 caças Gripen NG para a FAB. No valor de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023, o contrato prevê transferência de tecnologia e cooperação industrial. O Gripen NG venceu a disputa contra o Rafale, da francesa Dassault; e o Super Hornet F-18, da norte-americana Boeing.
 O Gripen NG permitirá ao Brasil enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas, além de contribuir para que a indústria nacional se capacite para a produção de caças de última geração em médio e longo prazo.
Para o teste, o Coronel Afonso conta que se envolveu em mais de um mês de preparação, além de quase seis horas de tempo de voo em simulador na Suécia até chegar ao momento de avaliar na prática a aeronave. Foram 10 horas no ar com o Gripen NG, com teste simulado de armamentos e missão de reabastecimento em voo. Com a experiência destes exercícios, ele avalia que o Brasil fez a melhor escolha ao optar pelos caças suecos.
“Estou bastante satisfeito por ter a oportunidade de voar numa aeronave desse porte, que a FAB vai em breve adotar como padrão, e de poder avaliar e participar do processo de avaliação para culminar com a avaliação exatamente do Gripen. Realmente foi bastante gratificante”, comentou.

Mulheres podem se inscrever voluntariamente nas Forças Armadas


Lei permite que militares do sexo feminino atuem como combatentes do Exército em áreas antes restritas aos homens. Hoje, 22.208 mulheres fazem parte do efetivo de todas as Forças Armadas

A presença feminina nas Forças Armadas do Brasil cresce a cada ano. Atualmente, elas já são 22.208, ou 6,34% do total do efetivo militar do País, que é composto por 350.304 integrantes. Esse número tende a aumentar em consequência de mudanças ocorridas no sistema de ingresso nas carreiras militares. A Lei nº 12.705, por exemplo, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012, permite que militares do sexo feminino atuem como combatentes do Exército Brasileiro em áreas antes restritas aos homens.
A Tenente Carla Borges, de 31 anos, foi a primeira aviadora a pilotar aeronave de caça a jato. Apaixonada por aviões desde pequena, ela se inscreveu, em 2003, no primeiro concurso da Força Aérea que abriu vagas para mulheres ingressarem no Curso de Formação de Pilotos.
"O curso é muito concorrido e foi necessário um preparo muito grande. Sempre recebi apoio da minha família e de meus amigos, o que foi de fundamental importância para meu sucesso", conta.
Após finalizar os quatro anos na Academia da Força Aérea (AFA), Carla foi indicada para o curso de Caça, em que estudou mais um ano. Hoje, ela pilota o caça A-1 e o C-98 Caravan, além de já ter pilotado outras aeronaves como o T-25, o T-27 Tucano, o TZ-13, o TZ-23, e o A-29 Super Tucano.
Segundo Carla, estar na Aeronáutica é um objetivo alcançado. "Quero continuar minha carreira na Força Aérea, e quem sabe até chegar a um alto cargo, oferecendo o melhor que eu puder", finaliza.
Atualmente, a Aeronáutica é a Força que possui o maior número de militares do sexo feminino – cerca de 10 mil. O ingresso delas no Quadro de Oficiais Intendentes foi autorizado em 1995 e, oito anos depois, em 2003, a instituição recebeu as primeiras mulheres para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Da Academia da Força Aérea (AFA), saíram as 36 aviadoras formadas no centro de ensino e que estão aptas a pilotar caças.
Já Marinha do Brasil foi a primeira das três Forças a aceitar o ingresso das mulheres, e é a única a ter uma oficial general, a Contra-Almirante médica Dalva Mendes. Em fevereiro de 2014, a Marinha recebeu a primeira turma de aspirantes mulheres na Escola Naval do Rio de Janeiro. As 12 novas alunas entraram na mais antiga instituição de nível superior do Brasil por meio de concurso e, ao longo de quatro anos, estudarão disciplinas competentes às áreas de Administração, Contabilidade Geral e de Custo, Orçamento, Finanças, Abastecimento, Logística e Auditoria, dentre outras.
Como ingressar na Força Aérea Brasileira
Na Força Aérea Brasileira, as mulheres podem participar de quase todos os concursos e desempenhar um grande número de funções, com exceção de: alistamento militar obrigatório; Curso de Formação de Taifeiros; Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); Curso de Formação de Oficiais de Infantaria; e, no Curso de Formação de Sargentos, as áreas de Material Bélico, Guarda e Segurança e Mecânica de Aeronaves.
As cerca de 10 mil militares da Aeronáutica ocupam postos de 3° Sargento até Tenente-Coronel, podendo chegar ao maior posto da instituição, de Tenente-Brigadeiro-do-Ar. As militares exercem diversas funções dentro da FAB, entre elas, atividades administrativas, de saúde, de apoio e operacionais, com destaque para as 36 aviadoras que hoje pilotam aeronaves da FAB, inclusive de caça.
Todas elas passam por um treinamento intenso que pode durar de 13 semanas, no caso das oficiais temporários, até quatro anos, no caso das formadas pela Academia da Força Aérea (AFA). As mulheres, ao lado dos homens, recebem instruções militares que incluem uso de armamento e preparação física, além da formação específica para as áreas onde atuarão, o que inclui unidades de combate.
Como ingressar na Marinha
Para ingressar na Marinha do Brasil, é necessário participar de Processos Seletivos (PS) com as mais variadas formações: Ensino Médio, Curso Técnico em uma das áreas de interesse ou Curso Superior, relativo à profissão a que deseja concorrer. O site da Diretoria de Ensino da Marinha disponibiliza os concursos oferecidos, de acordo com a escolaridade de cada candidata.
A participação das mulheres na Marinha do Brasil começou em 1980, quando a legislação permitiu o ingresso feminino na Força. À época, elas integravam um corpo auxiliar e sua participação era restrita a alguns cargos e ao serviço em terra.
Entre os anos de 1995 e 1996, o acesso das oficiais mulheres foi estendido aos corpos de saúde e engenharia. Já em 1997, com o advento da Lei nº 9.519, houve a reestruturação dos quadros de oficiais e praças com uma significativa ampliação da participação das mulheres nas atividades da Força Naval. As oficiais que integram as áreas de intendência, engenharia e saúde podem, segundo a legislação, alcançar até o posto de vice-almirante.
Atualmente, elas ocupam as seguintes áreas (como Praças ou Oficiais): medicina, enfermagem, apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social, psicologia, entre outras. Algumas, decorrentes de seus méritos, chegam a ocupar cargos de Direção e Vice-Direção.
Como ingressar no Exército
Para ser militar de carreira no Exército Brasileiro, a mulher precisa ingressar, após aprovação em concurso público, em um dos seguintes estabelecimentos de ensino:
Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), que forma militares do Quadro Complementar de Oficiais nas especialidades: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística,Pedagogia, Veterinária, Enfermagem, Comunicação Social, Odontologia e Farmácia. O curso tem a duração de aproximadamente um ano, e a perspectiva na carreira é de 1º Tenente a Coronel.
Escola de Saúde do Exército – EsSEx, responsável pela seleção e formação de oficiais do Quadro de Médicos do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. A perspectiva na carreira é de 1º Tenente a General-de-Divisão.
Instituto Militar de Engenharia (IME), que forma militares para o Quadro de Engenheiros Militares, nas seguintes especialidades: cartografia, comunicações, fortificação e construção, eletricidade, eletrônica, mecânica (armamento e automóvel), metalurgia, química e computação. A perspectiva na carreira é de 1º Tenente a General-de-Divisão, independente do tipo de curso de formação.
Escola de Sargentos de Logística (EsSlog): responsável pela formação das Sargentos de Saúde. A perspectiva na carreira é de 3º Sargento a Capitão.
A mulher que deseja ingressar no Exército como oficial ou sargento temporário deverá participar da seleção realizada pelas Regiões Militares. O militar temporário não faz carreira no Exército, e sua permanência máxima no serviço ativo é de oito anos.
O acesso ao Sistema do Serviço Militar é realizado pelas Regiões Militares sediadas no território nacional, onde a mulher concorre à seleção nas mesmas condições dos homens. Vale destacar que as funções de Sargentos auxiliares/técnicas de enfermagem são cargos temporários privativos das mulheres.
JORNAL ESTADO DE MINAS


Saúde terá novo concurso com 185 vagas


De acordo com a tabela de remuneração dos servidores, o salário inicial do posto é de R$ 5.206,16

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou, nesta terça-feira, a realização de novo concurso público para o Ministério da Saúde (MS). Serão abertas 185 vagas de nível superior, para a carreira de tecnologista. A lotação dos aprovados ser dará nas secretarias de Atenção à Saúde (80); de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (64); e de Vigilância em Saúde (41) - todas em Brasília/DF. O prazo para publicação do edital de abertura é de até seis meses, ou seja, até outubro deste ano.
 De acordo com a tabela de remuneração dos servidores, o salário inicial do posto é de R$ 5.206,16. O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação, bem como à substituição de trabalhadores terceirizados e consultores contratados por meio de organismos internacionais e à extinção de 185 postos de trabalho terceirizados. A publicação da portaria foi feita no Diário Oficial da União.
Nomeações
A pasta também autorizou o provimento de 44 cargos de controlador de tráfego aéreo para o Comando da Aeronáutica (Comaer). Os novos servidores foram aprovados no concurso público concluído em novembro do ano passado. De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial da União, o Comaer será responsável por verificar as condições para nomeação dos candidatos aprovados, as respectivas normas e outros atos administrativos. O provimento ocorrerá ainda em abril.

AGÊNCIA SENADO


Mozarildo critica possível paralisação de vôos para Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) considera preocupante a notícia de que os vôos para Roraima seriam reduzidos ou mesmo suspensos durante a realização da Copa do Mundo de Futebol. De acordo com informações que chegaram ao estado, seriam reduzidas as viagens para Roraima para que houvesse mais voos para as cidades-sedes dos jogos da Copa.

Para o senador, a medida seria uma falta de consideração com os roraimenses que, segundo afirmou, já enfrentam bastante dificuldade para se deslocar.

Mozarildo Cavalcanti contou que decidiu pedir informações oficiais sobre o assunto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apesar de a Secretaria de Aviação Civil já ter informado que essa notícia está errada. Ele também encaminhou ofício para os presidentes da TAM e da Gol, pois segundo ele "onde há fumaça há fogo".

— Porque realmente não é possível que a gente ouça esses boatos e depois não faça nada e eles se tornem realidade. E a população cobra de quem? Cobra de seus governantes e de seus representantes, principalmente os representantes no Senado, que são os representantes nos Estados, mas também dos Deputados Federais — disse.

Mozarildo Cavalcanti lembrou que é um defensor da aviação regional e reclamou que os pequenos estados da Região Norte são vítimas da falta de um modelo de aviação que atenda as necessidades da população local.

O senador ressaltou que é autor de um projeto de incentivo à aviação regional que está há mais de cinco anos na Câmara e comentou que recentemente o governo também tomou a iniciativa de fazer algo parecido para incentivar a aviação regional.
PORTAL R7


Bombas, mísseis e rasantes: FAB divulga vídeo de caças em ação. Assista


Aviação de Caça Brasileira comemora 69 anos da participação do País na 2ª Guerra Mundial

ImagemA FAB (Força Aérea Brasileira) comemora nesta terça-feira (22) os 69 anos da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Em 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça completou 44 missões de guerra na Itália contra as tropas alemãs. Para comemorar a data, a FAB publicou um vídeo de demonstração dos caças em ação (assista abaixo).

(http://noticias.r7.com/brasil/bombas-misseis-e-rasantes-fab-divulga-video-de-cacas-em-acao-assista-22042014)

A ofensiva destruiu mais de cem alvos como pontes, balsas, veículos motorizados, fortificações e outros. Naquele dia, os pilotos brasileiros chegaram a fazer três voos a bordo dos caças P-47, com motor de 18 cilindros e armados com oito metralhadoras calibre 12,7mm, bombas e foguetes.
Com a participação, a aviação de caça do Brasil ganhou reconhecimento, respeito e admiração dos outros povos que lutaram lado a lado. Hoje, pilotos de caça de todo o Brasil se reuniram na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia da Aviação de Caça.
 O dia 22 de abril, segundo a FAB, "sintetizou o hercúleo esforço de um punhado de bravos brasileiros, determinados a participar da Campanha, que viria a ser o derradeiro e decisivo empenho para a expulsão definitiva das forças inimigas do Vale do Rio Pó".

AGÊNCIA BRASIL


Primeiro-ministro dos Emirados visita Brasil para ampliar cooperação bilateral



Em missão pela América Latina, o vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, será recebido no fim da manhã de hoje (22) pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Antes, ele se reúne com o vice-presidente Michel Temer e os ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Defesa, Celso Amorim, no Palácio Itamaraty.

O chefe de Governo, que veio de visita ao México e de Brasília parte para Argentina e Chile, assinará acordo bilateral de cooperação na área de defesa. Assim como nos outros países latino-americanos visitados, a comitiva pretende examinar as oportunidades de negócios na região para intensificar o fluxo bilateral de bens, serviços e investimentos.

De acordo com o Itamaraty, nos últimos cinco anos foram realizadas 25 visitas ministeriais bilaterais, além de 14 missões chefiadas por governadores ou vice-governadores de estados brasileiros aos Emirados. O vice-presidente Michel Temer também visitou os Emirados em novembro de 2013.

Nos últimos dez anos, as trocas comerciais entre Brasil e o país árabe aumentaram mais de cinco vezes, passando de aproximadamente US$ 600 milhões para pouco mais de US$ 3 bilhões. Desse total, US$ 2,5 bilhões representam as exportações brasileiras para a região em 2013 e US$ 610 milhões, as importações. Cerca de 4,5 mil brasileiros vivem no país - a maior comunidade de nacionais na Península Arábica.
OUTRAS MÍDIAS


CORREIO (BA)



Coluna Esplanada: blecaute no Galeão tem suspeita de sabotagem

Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

O governo e a Infraero trabalham sigilosamente na investigação e veem suspeita de sabotagem no blecaute de 1h nos terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, na noite de Sexta da Paixão. Os aeroportuários estão insatisfeitos com as concessões e articulam cruzar os braços durante a Copa. Foram seis apagões em um ano. Os últimos dois grandes blecautes no Galeão foram causados por curto-circuito na subestação de energia, em novembro de 2013 e no Natal de 2012. Curiosamente o mesmo problema da última sexta.
Falha humana
Dia 27 de dezembro de 2012, um dia após um grande blecaute no Galeão, a presidente Dilma apontou falha humana como causa do apagão nos terminais.
Falta muito
Último aeroporto concedido, com contrato assinado dia 2 de Abril, o Galeão dá mostras de que o consórcio Odebrecht-Changi Airports terá muito trabalho pela frente.
Atrasos
O blecaute de sexta mostrou que o Galeão não tem gerador compatível. Atrasou 11 voos e prejudicou centenas, reforçando nos terminais o bordão ‘Imagina na Copa’.
Caos no chão..
Independentemente do blecaute, o Galeão provou que, às vésperas da Copa da FIFA, uma das principais portas de entrada de estrangeiros está um caos: nos dois terminais, corredores do desembarque em obras, com tapumes e sem ar condicionado fraco. Goteiras, teto com fiações expostas e escadas rolantes quebradas completam o cenário.
..e no comando
Outra prova de caos no Galeão é o bate-cabeça da administração. Poucos dias de concessão, ninguém sabe quem manda no aeroporto. A Odebrecht-Changi e a Infraero são sócias, mas os funcionários da estatal estavam mais perdidos que passageiros.
Precedente
O grande interesse da iniciativa privada pelo Galeão indica que o aeroporto é uma mina de dinheiro, mas mal preservada. Em 2007, o então vice-governador do Rio, Luiz Pezão, revelou que grupo mexicano queria pagar R$ 600 milhões pelos terminais.

A CIDADE (SP)



Paramotores batem no ar e piloto morre

Uma batida entre dois paramotores provocou a morte de um competidor e deixou o outro ferido durante o Campeonato Mundial de Paramotor Slalon e 4° Encontro de Paramotor, realizado em Araçatuba, no interior de São Paulo. O piloto brasileiro Edson Luís de Paulo, de 45 anos, chegou a ser atendido pelas equipes de socorro, mas não resistiu. O paraguaio Mário Benjamin sofreu fraturas nos braços, mas não corre risco de vida.
O acidente ocorreu por volta das 17h30 deste domingo, 20, quando um dos paramotores fazia a prova X-6, uma espécie de rali aéreo. A aeronave foi atingida por outro paramotor que sobrevoava a região a passeio.
Os dois aparelhos se chocaram a uma altura de 40 a 50 metros. As velas perderam a sustentação e os pilotos caíram. Não se sabe qual dos pilotos errou na manobra, mas segundo um dos organizadores, o paramotor a passeio não poderia estar no espaço de competição no momento do acidente.
A competição, que é organizada pelo Clube de Paramotores de Araçatuba, teve início na sexta-feira e tinha encerramento previsto para esta segunda-feira. Participam do evento cerca de 150 pilotos de diversos países,como França, Espanha, Portugal, Argentina e Paraguai, além de várias regiões do Brasil. Os organizadores disseram possuir todas as autorizações necessárias para realizar o evento, incluindo uma especial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Outro acidente
O acidente foi o segundo desde o início das competições. No sábado, o piloto Diego Elias Carlos, caiu de uma altura de 12 metros quando tentava finalizar uma prova de slalon, sofrendo fraturas. O rapaz continua internado e está fora de risco.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented