|

Aeroportos de Curitiba e Porto Alegre realizam simulação de salvamento



Os aeroportos internacionais de Curitiba/Afonso Pena (PR) e de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) realizaram na sexta-feira (18/5) o Exercício de Emergência Aeronáutico Completo (Exeac). O treinamento visa testar e avaliar as ações previstas no Plano de Emergência do aeroporto (Plem), assim como medir a eficiência dos meios envolvidos no atendimento às ocorrências aeronáuticas.

Na simulação de Curitiba, o cenário da simulação envolveu uma aeronave com 40 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, que se chocou com um pássaro durante a decolagem, iniciando um incêndio. Ao pousar, houve derrapagem na pista e colisão. No aeroporto da capital gaúcha, uma aeronave também com 40 pessoas a bordo saiu da pista e pegou fogo durante o pouso.

Imediatamente o Centro de Operações de Emergência (COE) dos aeroportos acionaram o Plem. As vítimas feridas durante na simulação receberam os primeiros atendimentos e em seguida foram encaminhadas para hospitais. Em Porto Alegre, os familiares das vítimas também foram atendidos no terminal de passageiros.

Durante os exercícios de atendimento às vítimas, 166 participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos no Curso de Formação do Corpo Voluntário de Emergência (CVE).

A profissional da Coordenação de Segurança Operacional do aeroporto de Curitiba, Flavia Nunes Polidoro, destacou a importância de participar das ações. “Em uma emergência aeronáutica, estaremos preparados para atuar e salvar vidas, além da possibilidade de utilizar o treinamento passado pelo SAMU para situações do cotidiano, dando em ambos os casos suporte ao atendimento primário até a chegada da equipe de salvamento”, disse.

Além de empregados da Infraero, as atividades envolveram Polícia Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, SAMU, Aeronáutica, Exército e companhias aéreas.

Fonte:


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented