|

Instituto Tecnológico de Aeronáutica forma 61ª turma de engenheiros






Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann; entre outras autoridades, foi realizada, na sexta-feira (10), no DCTA, em São José dos Campos (SP), a cerimônia de colação de grau das Turmas de 2010 de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A 61ª Turma de Engenheiros do ITA teve como paraninfo o engenheiro Joseph Kovacs, projetista das aeronaves T-25 e T-27. A Doutora Zilda Arns Neumann, falecida durante o terremoto deste ano no Haiti, foi escolhida a patronesse da turma, sendo representada pela coordenadora da Pastoral da Criança de São José dos Campos, Elisa Fernandes Fileno Matias.

Na ocasião, foram diplomados 120 engenheiros em cinco modalidades: Engenharia Aeronáutica (31), Engenharia Eletrônica (17), Engenharia Mecânica-Aeronáutica (24), Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (11) e Engenharia de Computação (37).

Antecedendo a cerimônia de colação de grau, 28 aspirantes (alunos que fizeram a opção pela carreira militar) foram nomeados Primeiro-Tenentes Engenheiros e ingressaram no Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica.

Durante a entrega dos certificados foram conferidas menções honrosas a alunos que registraram apenas notas iguais ou superiores a 8,5 (em uma escala de zero a dez). São concedidas três tipos de honrarias (Cum Laude, Magna cum Laude e Summa cum Laude), definidas de acordo com as notas obtidas durante o curso profissional (três últimos anos) em todas as matérias.

“A qualidade de nossos engenheiros é reconhecida nacional e internacionalmente. O desenvolvimento de várias áreas de tecnologia contou com a contribuição de nossos alunos”, disse o Reitor Reginaldo dos Santos.

Este ano, os formandos 1º Tenente-Engenheiro André Fernando de Castro da Silva, 1º Tenente-Engenheiro Alexandre Natan Vicente, 1º Tenente-Engenheiro Caio Barbosa Amorim, 1º Tenente-Engenheiro Matheus Mineli de Carvalho e o Engenheiro Jorge Augusto Gonçalves receberam a Magna cum Laude, concedida a alunos que tenham obtido média geral MB, acima de 8,5, com no mínimo 50% de notas-de-matéria L (Louvor), ou seja, acima de 9,5. Ao longo dos 60 anos de história do ITA, apenas 21 formandos conseguiram marca equivalente.

No encerramento da cerimônia, o Comandante da Aeronáutica entregou uma medalha ao Reitor do ITA, em homenagem aos 60 anos da Instituição, completados em 2010. Em suas palavras, o Comandante lembrou que o Reitor possui a maior média de toda história do ITA. “O Dr. Reginaldo dos Santos merece mais do que ninguém esta medalha, ele é um orgulho para todos nós”, concluiu.

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented