|

Solenidade marca Dia da Vitória e Jogos Rio 2011





O congraçamento entre as nações foi o mote da solenidade em comemoração ao Dia da Vitória, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem como objetivo rememorar os feitos das Forças Armadas brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. A cerimônia teve a participação de representantes militares de 133 nações e foi realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, no dia 12 de maio. Na ocasião foi realizada a entrega da Medalha da Vitória a civis e militares. Brasileiros e estrangeiros. No total, 323 personalidades foram agraciadas.

Durante a solenidade, foi realizada abertura da 65º Assembléia e Congresso Geral do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). Até o dia 15 de maio os participantes da 65º Assembléia e Congresso irão debater, entre outros assuntos, a preparação para os 5º Jogos Mundiais Militares (JMM) do CISM. A competição será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 24 de julho de 2011, terá como tema “Os Jogos da Paz”. Os Jogos Rio 2011 reunirão 20 modalidades esportivas, dentre as quais, 15 modalidades olímpicas.


O planejamento para os Jogos Militares começou no início de 2008, por parte do Ministério da Defesa. Alguns dos principais complexos esportivos da cidade do Rio de Janeiro utilizados no Panamericano de 2007 abrigarão competições dos Jogos Rio 2011, como o Parque Aquático Maria Lenk, Centro Nacional de Hipismo, Estádio João Havelange e Ginásio do Maracanãzinho. Para abrigar as delegações estrangeiras estão sendo construídas três Vilas de Atletas Militares: a Vila Branca, em Campo Grande; a Vila Verde, em Deodoro; e a Vila Azul, no Campo dos Afonsos.

Na avaliação do Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, Chefe da Delegação do Brasil, o esporte militar é uma importante ferramenta de promoção da paz. “Quando o soldado sai do campo de batalha e vai para a praça de esportes, e quando nações antagônicas se congraçam e criam amizade através do esporte, nós estamos promovendo a paz”, afirmou o Vice-Almirante.

O CISM foi criado após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, com o propósito de integrar as nações. Atualmente, conta com 133 países e mais de um milhão de atletas em todo o mundo. A primeira edição dos JMM foi realizada em Roma, em 1995, como uma celebração aos 50 anos do fim da Segunda Guerra. Nos anos seguintes, os Jogos foram realizados na Croácia, Itália e Índia.

Os 5º JMM serão a primeira edição realizada nas Américas. O presidente do CISM, General Gianni Gola, da Itália, comentou a escolha do Rio de Janeiro como cidade sede dos jogos. “Dedicamos o tema dos 5º Jogos Mundiais Militares à paz e acreditamos que a América do Sul, especificamente o Rio de Janeiro, seja o lugar ideal para a realização do nosso mais importante evento”, afirmou o presidente do CISM. Durante a solenidade, foi feita a obliteração do selo alusivo aos Jogos Rio 2011.

Fonte: III COMAR



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented