|

Botelho pede apoio para projeto das primeiras turbinas brasileiras para jatos








O senador Augusto Botelho (PT-RR) pediu o apoio do governo para o projeto de desenvolvimento das primeiras turbinas brasileiras para jatos ou para geração de eletricidade. O protótipo da primeira turbina já ficou pronto e, agora, são necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014 para outros protótipos, com outras potências - a primeira tem potência de 1.300 HP.

Botelho saudou os engenheiros da pequena empresa brasileira Polaris Engenharia, que desenvolveram a turbina com engenheiros do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), de São José dos Campos (ASP). A Polaris trabalhou com uma verba de apenas R$ 3 milhões. O senador lembrou que apenas quatro países (Canadá, Estados Unidos, França e Inglaterra) têm capacidade de fabricar e certificar turbinas aeronáuticas. Entrar nesse clube, frisou, abre novas perspectivas no mercado da aviação, no qual o país já está bem posicionado com a Embraer.

Um dos méritos do projeto da turbina brasileira, conforme Augusto Botelho, foi descobrir as competências do país para fabricar partes e componentes da turbina em seu território. A constatação foi feita à imprensa pelo diretor de Empreendimento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes.

O senador explicou a importância de se dominar a tecnologia e fabricar turbinas aeronáuticas - elas são consideradas o coração de uma aeronave e chegam a custar 30% de todo o avião. Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cumprimentou os engenheiros que trabalham nas turbinas, mas opinou que o governo faz muito estardalhaço, mas investe pouco em ciência, tecnologia e inovação. Disse que faltam pesquisadores no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e muitos que lá estão trabalham apenas como bolsistas.

Fonte: Agência Senado, via NOTIMP (foto: Pratt Whitney)




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented