|

A Europa volta a voar






Apagão Aéreo

Reabertura gradual dos aeroportos traz alívio, e empresas se preparam para normalizar voos. Um raio de esperança brilhou ontem entre a espessa nuvem de cinzas que comprometeu 95 mil de viagens de avião ao redor do mundo desde a quinta-feira. Autoridades informaram que a reabertura gradual de aeroportos fez com que a liberação do espaço aéreo europeu chegasse a 75%, e que a situação continuaria melhorando a partir de hoje. Apesar das previsões otimistas, o processo de normalização das rotas aéreas deverá se estender por vários dias e desperta preocupação entre pilotos devido a questões de segurança.

A liberação inclui todos os aeroportos da Áustria, os Bálcãs, Bélgica, Bulgária, República Checa, Hungria, Itália, Grécia, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Romênia, Suíça, Turquia e Ucrânia. Devido à progressiva autorização de pousos e decolagens, a Eurocontrol, organização de controle do tráfego aéreo na Europa, estimou que cerca de metade dos 28 mil voos previstos seriam realizados ontem, mais do que na véspera. Ontem pela manhã, a organização previu que novos cancelamentos deverão ocorrer ao longo da semana, mas em número menor.

A impressão é que os voos normais serão retomados nos próximos dias disse Brian Flynn, porta-voz da Eurocontrol.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) informou que esperava normalizar o fluxo aéreo em um prazo de três a seis dias. Como o cancelamento de voos com destino à Europa ou conexão naquele continente provocou um efeito-dominó em vários países, deixando milhares de passageiros com o bilhete de embarque na mão, o Brasil também deverá passar por um período de alguma turbulência até a regularização definitiva do tráfego.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Brasil não há estimativa oficial para o prazo de recuperação de viagens atrasadas. A dimensão dos transtornos, porém, deverá fazer com que esse processo se prolongue por vários dias, segundo a entidade. O mecanismo pelo qual as viagens perdidas serão recuperadas ficará sob responsabilidade de cada companhia.

Como será feita a normalização

As empresas terão autonomia para remarcar voos ou encaixar passageiros em aeronaves com espaço disponível. O cliente prejudicado pelo caos aeroportuário dos últimos dias pode optar pela remarcação do voo ou, caso tenha desistido da viagem, pelo reembolso da passagem. Outro mecanismo que deverá ser utilizado pelas empresas é a oferta de voos extras.

A TAM, por exemplo, já informou em nota oficial que vai realizar voos extras a fim de atender todos os passageiros no menor prazo possível. Com isso, espera regularizar suas operações de ida e volta ao continente europeu em menos de uma semana. A TAM pediu aos passageiros de voos cancelados que remarcassem suas partidas, em um procedimento isento de taxa ou de diferença tarifária.

A possibilidade de que passageiros programados para viajar nos próximos dias percam o lugar a fim de acomodar viajantes de voos anteriores que não decolaram é considerada remota. No cenário internacional, as companhias ainda acenam com a possibilidade de aumentarem a frequência de voos ou substituirem os aviões originalmente previstos por aeronaves de maior porte, a fim de acomodar mais passageiros.

Fonte: ZERO HORA, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented