|

Demanda de passageiros tem pequeno aumento em abril



Demanda de passageiros tem pequeno aumento em abril ...  


junho de 2018 (Sydney) - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) anunciou os resultados gerais do tráfego de passageiros de abril de 2018, mostrando que a demanda (medida em quilômetros por passageiro e receita, ou RPKs) subiu 6,2% em relação a abril de 2017, o menor aumento dos últimos 12 meses – no mês passado o aumento registrado foi de 9,7%. As comparações com o mesmo período do ano passado devem levar em conta algumas datas, incluindo o período maior até a Páscoa em 2017, o que elevou o tráfego de abril. A capacidade em abril (medida em quilômetros por assentos disponíveis, ou ASKs) aumentou 5,9% e o fator de carga aumentou 0.2 ponto percentual, atingindo 82,3%, que foi um recorde para o mês de abril, batendo a marca do ano passado de 82,1%.

"A demanda por transporte aéreo continua acima da tendência de longo prazo. Porém, os aumentos dos custos das companhias aéreas, principalmente dos preços dos combustíveis, indicam que é improvável vermos grande motivação para redução de tarifas em 2018, em comparação aos anos anteriores", disse Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA.

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros
A demanda internacional de passageiros em abril subiu 4,8% em relação a abril de 2017. Todas as regiões registraram aumento no tráfego na comparação ano a ano, mas o ritmo foi menor do que em março. A capacidade total subiu 4,9% e o fator de carga caiu 0,1 ponto percentual, atingindo 81,4%.
  • As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico registraram aumento de 8,5% no tráfego de abril, o maior entre as regiões, o que não ocorria desde dezembro de 2017. O tráfego de passageiros continua com tendência de alta até a taxa anual na região de 10% devido à expansão econômica regional robusta e ao crescimento contínuo no número de opções de voo, reduzindo o tempo em voos dos passageiros. A capacidade aumentou 7,6% e o fator de carga melhorou 0,6 ponto percentual, atingindo 81,0%.
  • As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram aumento da demanda de 4,1% em abril. A capacidade subiu 3,2% e o fator de carga aumentou 0,7 ponto percentual, atingindo 77,2%. A tendência de alta no ajuste sazonal do tráfego aumentou desde o início do ano, impulsionada pelo crescimento saudável das principais rotas da/para Ásia e Europa, além dos sinais contínuos de recuperação no segmento de mercado da/para América do Norte. As comparações anuais devem ficar mais favoráveis nos próximos meses, devido aos problemas causados pelas proibições de viagens para os Estados Unidos e pela proibição, já revogada, do transporte de dispositivos eletrônicos portáteis, como computadores, no ano passado.
  • As companhias aéreas da Europa apresentaram aumento no tráfego de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora seja uma queda em relação ao crescimento ano a ano de 9,8% registrado em março, a demanda apresentou ritmo maior em abril no ajuste sazonal. A capacidade cresceu 4,0%. Embora o fator de carga tenha apresentado queda de 0,5 ponto percentual, atingindo 84,6%, ainda assim foi o mais alto entre todas as regiões.
  • As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de demanda de 0,9% em relação a abril do ano passado, uma queda considerável se comparada ao crescimento de 9,5% registrado em março. As comparações com o mesmo período do ano passado ficaram distorcidas pela recuperação do tráfego em abril de 2017. Em maio, espera-se uma recuperação com o cenário econômico relativamente forte nos Estados Unidos. A capacidade subiu 2,4% e o fator de carga caiu 1,2 pontos percentuais, atingindo 80,7%.
  • As companhias aéreas da América Latina tiveram aumento de 6,4% na demanda de abril em comparação com o mesmo mês do ano passado. A capacidade aumentou 7,5% e o fator de carga caiu 0,8 ponto percentual, atingindo 81,4%. Mesmo com o aumento no tráfego ano a ano de abril correspondendo à metade da taxa registrada em março, o cenário geral continua positivo, com os volumes de tráfego de ajuste sazonal aumentando a taxas anuais de dois dígitos nos últimos seis meses.
  • As companhias aéreas da África apresentaram aumento do tráfego de 5,1% em abril. A capacidade subiu 4,6% e o fator de carga subiu 0,4 ponto percentual, atingindo 72,8%. A tendência de alta continua forte devido ao sinal de melhoria contínuo nas maiores economias da região: Nigéria e África do Sul. Esta é apenas a quarta vez nos últimos 41 meses que essas duas economias apresentam alta simultaneamente.
Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros
A demanda por viagens domésticas subiu 8,5% em abril em relação a abril de 2017, impulsionada pelo crescimento anual de dois dígitos na Índia e na China; a capacidade aumentou 7,6% e o fator de carga aumentou 0,7 ponto percentual, atingindo 84,0%. Todos os mercados relataram aumentos de demanda.
  • O tráfego doméstico da Austrália aumentou 3,4% na comparação ano a ano em abril, correspondendo a uma desaceleração em relação a março, mas ainda bem acima do ritmo médio de cinco anos de 1,6%.
  • As companhias aéreas da Índia registraram crescimento anual de dois dígitos (26,4%) pelo 44º mês consecutivo, com a demanda de passageiros ainda impulsionada pela forte expansão econômica e da rede de voos.
Assembleia Geral Anual da IATA: Por alguns dias, o setor da aviação se reuniu em Sydney, na Austrália, para a 74ª Assembleia Geral Anual da IATA e Cúpula Mundial do Transporte Aéreo (3 a 5 de junho de 2018).

Veja aqui a análise do tráfego de passageiros de abril.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented