|

TCC de funcionário da Helibras é reconhecido pela ANAC



TCC de funcionário da Helibras é reconhecido pela ANAC ...

O funcionário de manutenção da Helibras teve o Trabalho de Conclusão de Curso solicitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para divulgação e implantação no setor de aeronavegabilidade da Agência. David Tolentino, mecânico do MRO e formando de Ciências Aeronáuticas na Unisul Virtual, elaborou como projeto final da faculdade um trabalho sobre o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) e a NBR 31010/2012.

“Escolhi esse tema porque ainda buscamos no meio aeronáutico amadurecer e estruturar raízes para que o novo sistema de gerenciamento da segurança operacional possa ser completamente efetivo e aplicado de forma eficaz. Acredito que todos os envolvidos no setor da aeronáutica contribuem para o bem comum e a segurança de voo.”, disse Tolentino.

Durante seu estudo, David abordou o Gerenciamento de Risco à Segurança Operacional, com base em estudos da ICAO. Entendendo que o meio aeronáutico possui a capacidade de gerar novas tecnologias e, ao mesmo tempo, transformar ambientes e situações em grande velocidade, Tolentino escolheu duas ferramentas que a NBR fornecia para desenvolver o projeto: a análise da confiabilidade humana (ACH) e a manutenção centrada em confiabilidade (MCC).

“A ACH possui a capacidade de avaliar as influências do erro humano no sistema, como também trata do impacto de pessoas sobre o desempenho do sistema. E a MCC é uma ferramenta que identifica as políticas a serem implantadas para o gerenciamento de falhas, desenvolvendo a segurança, a disponibilidade e a economia para os serviços realizados pelas empresas ou órgãos de aviação” disse Tolentino. Considerado de grande valia, o TCC está agora em estudo na ANAC.

Na Helibras, a gerência de segurança operacional já implantou o SGSO no Centro de Treinamento e agora está em fase de implantação do sistema na área de manutenção da empresa, na qual será utilizado o trabalho do Tolentino e as iniciativas de apoio e melhoria da segurança, como ações e pesquisas voltadas ao tema, são muito valorizadas pela empresa. 

Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2016, 38 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2015, a empresa registrou faturamento total de R$ 620 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters
Airbus Helicopters é uma divisão do Airbus Group. A empresa fornece as mais eficientes soluções em helicópteros civis e militares aos seus clientes para servir, proteger, salvar vidas e realizar o transporte seguro de passageiros em ambientes altamente exigentes. Voando mais de 3 milhões de horas por ano, a frota da empresa em serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em 154 países. A Airbus Helicopters emprega mais de 22.000 pessoas no mundo e, em 2015, gerou uma receita de 6,8 bilhões de euros. A empresa tem como aspiração passar da maior para a melhor fabricante de helicópteros, tornando-se referência nesse segmento da indústria.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share



Eventos






Publicidade






Recently Added

Recently Commented