|

Infraero completa 43 anos como terceira maior operadora aeroportuária do mundo

Fiscal-de-Patio-Manaus-Aniversario


Infraero completa 43 anos como terceira maior operadora aeroportuária do mundo ...

A Infraero completou em 31 de maio, 43 anos de existência à frente da administração de alguns dos principais aeroportos brasileiros. Criada em 1973, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é atualmente responsável pela administração de 60 aeroportos, 25 terminais de logística de carga (Teca) e 68 Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA).

No último ano, os aeroportos administrados pela estatal registraram mais de 100 milhões de embarques e desembarques, consolidando a Infraero como a terceira maior operadora aeroportuária do mundo.

      “Estamos cientes dos desafios que precisamos enfrentar, principalmente num cenário em que não somos mais o único operador aeroportuário do país, mas somos capazes de superá-los. Temos a experiência e o conhecimento acumulados em mais de quatro décadas”, destacou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

      Nesse cenário, a empresa também está empenhada na criação da Infraero Aeroportos, da Infraero Navegação Aérea e das subsidiárias Asas Soluções Aeroportuárias, em parceria com a alemã Fraport, e Infraero Participações.

      A primeira deterá a atribuição de aeroportos de maior porte, mediante instrumento de delegação que irá propiciar um modelo de gestão mais arrojado, com a participação da iniciativa privada, mas com controle público, voltado à ampliação da geração de recursos, que deverão ser utilizados para investimentos nos próprios aeroportos.

      A segunda é uma parceria entre a Infraero e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para criação de uma empresa especializada em serviços de navegação aérea que irá absorver todos os empregados da Infraero que hoje trabalham nessa área.

      Já a subsidiária Asas será uma prestadora de serviços que atuará nos segmentos de treinamento e capacitação, consultoria e assessoria, gestão e operação de aeroportos, além da prestação de serviços técnicos especializados nas áreas comercial e de engenharia, manutenção e meio ambiente.

      A Infraero Participações tem como meta melhorar o processo administrativo de nossas participações acionárias, permitindo a entrada de recursos previstos de dividendos, por meio da abertura do capital da Infraero Aeroportos.

   Investimentos e melhorias
      No último ano, a Infraero investiu R$ 1,5 bilhão em obras e melhorias nos diversos aeroportos sob sua administração. Entre os empreendimentos entregues, podem ser destacadas as conclusões do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO), das ampliações dos terminais de Curitiba-São José dos Pinhais/Afonso Pena (PR), Santarém/Maestro Wilson Fonseca (PA), Tabatinga e Tefé (AM).

“Todas essas obras beneficiaram a população dessas regiões, que passaram a contar com terminais mais amplos e modernos”, disse Gustavo do Vale.

      Além das melhorias em terminais de passageiros, foram realizados investimentos em outras áreas de atuação da empresa, como Logística de Carga e Navegação Aérea. No terminal de carga do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM), por exemplo, a Infraero entregou dois novos transelevadores, que otimizaram o processo de armazenagem do Teca manauara. No último ano, nos 25 terminais de logística de carga da Rede Infraero, foi contabilizada a movimentação de cerca de 180 mil toneladas.

      Na área de Navegação Aérea, a empresa entregou no último ano duas novas torres de controle: no Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) e no Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (MG). A nova torre de Vitória já está em pleno funcionamento, enquanto a torre da Pampulha está em processo final de homologação, com início das operações previsto para setembro deste ano.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented