|

RIOgaleão passa por testes finais para abertura do Píer Sul



RIOgaleão passa por testes finais para abertura do Píer Sul ...

Faltam poucos dias para a inauguração do Píer Sul – extensão do terminal 2 com mais de 100 mil m², 26 novas pontes de embarque e uma nova alameda de lojas e restaurantes de 30 mil² – e para garantir que o funcionamento do novo espaço seja eficiente e seguro, o RIOgaleão realizou, na última semana, os testes finais de operação.

O primeiro deles foi o simulado para avaliação do espaço e do sistema operacional, que contou com a presença de voluntários que realizaram todo o fluxo de embarque e desembarque. O teste faz parte de uma série de simulados denominada ORAT (Operational Readiness, Activation and Transition), procedimento comum em aeroportos mundialmente. A ação foi iniciada no check-in com o despacho de bagagens, que durou cerca de dois minutos por passageiro, seguida da entrada dos passageiros no Boeing 747-8 da Lufthansa.

Também foi realizada a saída do avião e a simulação do fluxo de desembarque e da restituição das bagagens. Para este teste, foram utilizadas 80 malas e mobilizadas cerca de 100 pessoas, entre estudantes de engenharia, arquitetura, ciências aeronáuticas e turismo, além de órgãos públicos de segurança e fiscalização. Desde o início do ano, 40 testes do ORAT foram realizados e contaram com a participação de3 mil voluntários.

O último teste a ser aplicado foi o simulado de emergência, que mobilizou cerca de 70 voluntários, entre integrantes do RIOgaleão e Militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE), além das Equipes de Resposta à Emergência, ORAT, Bombeiros Estruturais, Fiscais de Terminal, Serviço Médico de Emergência e a Equipe Voluntária de Emergência do RIOgaleão.

Na ocasião, foram simulados atendimentos de emergências médicas, incêndio de grandes proporções, evacuação e blackout nos saguões de embarque do novo terminal. O exercício é fundamental para avaliar a infraestrutura do Aeroporto Internacional Tom Jobim em situações de emergência que requerem a integração de várias áreas com respostas rápidas e eficazes.

“Todos os testes que fizemos nos últimos meses nos garantem que o Píer Sul está em perfeitas condições para operar com o fluxo de passageiros que recebemos diariamente no aeroporto. O desafio de construí-lo em menos de dois anos foi superado com sucesso pela concessionária RIOgaleão e, agora, temos a certeza de que estamos prontos para inaugurá-lo e proporcionar uma nova experiência aos nossos passageiros”, afirma Herlichy Bastos, diretor de operações da concessionária.

Sobre o RIOgaleão
O RIOgaleão é formado pela Odebrecht TransPort, Changi Airports International e Infraero. A concessionária assumiu a administração e operação do aeroporto, em agosto de 2014, com contrato de concessão de 25 anos. Até o fim desse período, o RIOgaleão investirá R$ 5 bilhões no aeroporto – destes, cerca de R$ 2 bilhões serão investidos até o final deste ano. As melhorias e obras de infraestrutura englobarão os terminais de passageiros, pátio de aeronaves, estacionamentos e setor hoteleiro. Dentre as melhorias que já foram implementadas estão os serviços de atendimento bilíngue, abertura de novos estabelecimentos comerciais, criação de novas rotas, instalação de cancelas automáticas e câmeras de segurança nos estacionamentos, melhoria na limpeza dos terminais, dos banheiros e dos fraldários; além da disponibilização de wifi grátis e sistema de coleta seletiva de resíduos. Para mais informações, visite a página: www.riogaleao.com


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented