|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 30/04/2014

Buscas aéreas por avião da Malaysia Airlines são encerradas ...


Submarino continuará realizando buscas no leito marinho. Avião com 239 pessoas a bordo desapareceu em 8 de março ...

Imagem



As autoridades australianas que coordenam as buscas pelo avião malaio desaparecido deram por concluídas nesta quarta-feira (30), de maneira oficial, as missões aéreas no Oceano Índico para encontrar os destroços da aeronave ...



Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Buscas aéreas por avião da Malaysia Airlines são encerradas


Submarino continuará realizando buscas no leito marinho. Avião com 239 pessoas a bordo desapareceu em 8 de março.

ImagemAs autoridades australianas que coordenam as buscas pelo avião malaio desaparecido deram por concluídas nesta quarta-feira (30), de maneira oficial, as missões aéreas no Oceano Índico para encontrar os destroços da aeronave.
"Os navios e aviões que trabalharam rastreando a superfície marinha retornarão a suas respectivas tarefas nacionais nos próximos dias", diz o comunicado do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas.
 Aviões de Austrália, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Malásia, Nova Zelândia e Reino Unido, fizeram uma varredura desde o dia 18 de março em uma grande região do Oceano Índico onde se acredita que foi o destino final do avião da Malaysia Airlines.
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou na segunda-feira que as buscas pelo avião entram em "uma nova fase" na qual serão intensificadas as buscas submarinas, já que é "altamente improvável" encontrar destroços na superfície do oceano após quase dois meses do desaparecimento da aeronave.
O submarino não tripulado Bluefin-21, que é transportado pelo navio australiano Ocean Vessel, continuará com suas buscas no leito marinho "nas próximas semanas" após completar 17 missões e rastrear cerca de 314 quilômetros quadrados ao redor do local onde foi captado um sinal acústico que supostamente teria vindo da caixa-preta da aeronave.
As autoridades que coordenam as buscas disseram que foram iniciados contatos com empresas privadas especializadas em buscas submarinas para ampliar a categoria das missões.
O voo MH370 da Malaysia Airlines saiu de Kuala Lumpur na madrugada do dia 8 de março (tarde do dia 7 no Brasil) com 239 pessoas e deveria chegar a Pequim seis horas mais tarde.
O avião desapareceu dos radares cerca de 40 minutos após a decolagem e mudou de rumo em uma "ação deliberada", segundo as autoridades malaias, atravessando o Estreito de Malaca e seguindo na direção contrária a de seu trajeto inicial.
Estavam a bordo da aeronave 153 chineses, 50 malaios, sete indonésios, seis australianos, cinco indianos, quatro franceses, três americanos, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadenses, um russo, um holandês, um taiwanês e dois iranianos que utilizaram os passaportes roubados de um italiano e um austríaco.

JORNAL BRASIL ECONÔMICO


4G vai reforçar segurança do Rio durante a Copa do Mundo


Cidade será a primeira a testar nova tecnologia, que ajudará o Exército no controle da área da Maré

O Rio de Janeiro será a primeira cidade brasileira a utilizar uma nova tecnologia de comunicação 4G, exclusivamente voltada para a Segurança Pública, que vai permitir a transmissão de dados por vídeo, em tempo real, de dentro das viaturas do Exército. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo general Carlos Roberto Pinto de Souza, do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), em Brasília (DF). O Exército vai pedir à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a liberação da faixa de 700 MHz, dentro desta rede LTE / 4G, para a cidade, durante a Copa do Mundo.

A princípio, será instalada uma antena no Palácio Duque de Caxias, onde fica o Comando Militar do Leste, no Centro da Cidade, de onde será gerenciada a operação. Uma resolução da Anatel, de novembro, reservou parte da faixa para ser usada pela segurança pública. Agora, as normas serão publicadas em edital. Os estudos devem ser concluídos na primeira quinzena de maio. Durante os jogos, a frequência será testada na comunicação das forças de segurança pública dentro do Maracanã e nos seus arredores, na Avenida Presidente Vargas e Candelária, região central da cidade, locais onde foram concentrados os maiores números de pessoas nas manifestações de junho.

Mas a maior utilização será pela Força de Pacificação, que faz a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Complexo da Maré. "A escolha do Rio é pela importância dos eventos e porque é fruto da missão de Garantia da Lei e da Ordem que o Exército recebeu. Há uma necessidade da tecnologia pelo grande contingente de Militares empregado lá e pela demanda alta do uso de imagens em tempo real.Não dispomos dessa capacidade na Maré. Por outro lado, a organização criminosa utiliza de subterfúgios para dissuadir a missão e o uso de imagens em tempo real será a maior proteção ao Militar", afirmou o general Carlos Roberto de Souza, do CCOMGEX.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Homem 'pesca' pedaço de veículo espacial no interior do Pará


Placa tem escritos em inglês e é carimbada pela UK Space Agency

Um objeto ainda não identificado foi encontrado na Vila de Macapazinho, no município de Salinópolis, nordeste do Pará. Tudo indica que o material é um lixo espacial. A placa parece ser parte de um artefato maior com escritos em inglês e carimbada pela UK Space Agency (Agência Espacial Britânica). Um pescador encontrou o objeto na última sexta-feira, 25, e, na tarde desta segunda, 28, o Corpo de Bombeiros foi até o local e isolou a área. 
O material foi encontrado em um sítio distante mais de 100 km do centro da cidade. O pescador engatou o anzol na estrutura e, quando percebeu a proporção da presa - aproximadamente do tamanho de um carro popular - pediu reforço. Foram necessários sete homens para tirar o material de dentro do rio e arrastá-lo para a margem.
O objeto está identificado como propriedade da "Arianespace", uma empresa francesa que produz, opera e comercializa foguetes espaciais. Também há números que se referem a operação, construção, conjunto e controle do modelo.
De acordo com o Major Edgar Góes do Corpo de Bombeiros Militar de Salinópolis, ninguém deve mexer na peça até que as visitas técnicas sejam realizadas.
"Avisamos a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Aeronáutica. Enquanto eles não vierem, o local permanece isolado porque não sabemos se há risco de radiação", afirma. A Força Aérea Brasileira (FAB) disse que ainda está apurando a informação.

Dilma garante que seleções vão ter segurança total na Copa do Mundo


Cerco às delegações, como aconteceu com a seleção da Itália na Copa das Confederações, não vai se repetir, afirma presidente

BRASÍLIA - O jantar da presidente Dilma Rousseff com editores de esportes dos principais jornais e redes de tevê do País estava previsto para 19h30 da segunda-feira, no Palácio Alvorada, em Brasília. Com meia hora de atraso, Dilma chegou sorridente e com muita disposição para falar da Copa do Mundo no encontro com a imprensa que estava previsto para se encerrar às 21h30. Sem tomar fôlego, a presidente conversou com os repórteres até por volta da 1h da madrugada de terça-feira. E foi enérgica ao falar de segurança no Mundial: "Ninguém vai encostar a mão nas delegações das seleções como fizeram com o ônibus da Itália na Copa das Confederações. A segurança vai ser total".
A preocupação de Dilma é com a imagem externa do Brasil com a possível falta de segurança para as seleções, chefes de Estado e torcedores em geral durante o Mundial. A presidente disse que não vai tolerar nenhuma falha e eventuais excessos contra as delegações.
"Eu não temo as manifestações, mas posso garantir a vocês que ninguém vai chegar perto das seleções, vai encostar a mão nos desembarques e a caminho dos estádios como fizeram na Copa das Confederações cercando o ônibus da Itália. Isso é inadmissível. Vamos usar as bases aéreas para as delegações subir e descer nos aviões. Todos vão estar protegidos, desde as delegações aos chefes de Estado, torcedores. Fora dos estádios, eu garanto. Dentro dos estádios, a responsabilidade é da Fifa."
A reunião com a imprensa foi uma iniciativa da presidente para defender a Copa no Brasil e marcar a posição do governo contra o racismo. Antes de entrar em temas árduos envolvendo a Copa, Dilma perguntou aos jornalistas se estavam colecionando as figurinhas do Mundial. Diante de uma resposta quase unânime, ela disse que também tinha o seu álbum.
"Aliás, o álbum não é meu, é do meu neto Gabriel. Ele tem três anos e não sabe colar as figurinhas, então eu colo. É bom, serve como um transe para aliviar a tensão do dia a dia da presidência", disse, sem deixar de fazer uma reclamação: "O pacotinho deveria ter mais figurinhas. Cinco é pouco."
Do álbum, Dilma passou falar da organização da Copa. Questionada sobre o número de estádios e o atraso nas obras, ela disse que em 2007 o governo queria apenas seis estádios e não 12 como ficou acertado depois.
"Em princípio nós, do governo, queríamos apenas seis. Eu sei disso porque participei das negociações. Mas os governadores foram pedindo para entrar na Copa e aí chegamos nas 12 sedes. Hoje, é até bom termos as 12 sedes pelo investimento que foi feito. Sem ser sede, as cidades não receberiam o investimento que estão recebendo."
As obras, avalia a presidente, não são para o Mundial em si, mas para as cidades. "Nenhum país do mundo investiria o que estamos investindo só para a Copa. Veja o caso do VLT (veículos leve sobre trilhos) em Cuiabá. Nós e o governo do Mato Grosso e parceiros estamos construindo para a cidade, mas se não tivesse a Copa, talvez não teria esse investimento."

AEROPORTOS PRONTOS
É a mesma situação dos aeroportos. A presidente garante que todos os equipamentos das cidades-sede estão prontos e capacitados para as exigências da Copa do Mundo.
"Os aeroportos estão prontos e vão dar conta da demanda, não tenho a menor dúvida. Esse modelo que adotamos de concessões já está dando resultado. As obras estão em fase final. Tivemos um problema com o de Fortaleza porque a empresa responsável pela construção faliu. Faliu, fazer o quê. Ali vamos improvisar. Os aeroportos estão sendo ampliados não em função da Copa e sim do aumento do número de pessoas que estão viajando de avião, um aumento de 30%."
Gastos exorbitantes na construção e modernização dos estádios também foram questionados no encontro com a presidente. Ela disse que o governo colocou à disposição uma linha de crédito, via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de R$ 400 milhões para cada um e os outros investimentos foram de responsabilidade dos governos locais. "No início disseram que os gastos com os estádios seriam privados. Depois viram que não era bem assim, que não dava pé. Tivemos de abrir uma linha de crédito no BNDES e os governos locais entraram com as isenções fiscais. E depois disso tudo, os estádios que mais preocupam são os três particulares (Itaquerão, Beira-Rio e Arena da Baixada)."
Dinheiro público foi investido nas arenas da Amazônia e do Pantanal, estádios que podem ficar ociosos depois da Copa. Dilma diz que tem informações de que os equipamentos serão bem utilizados.
"Pelo que os governadores do Amazonas e do Mato Grosso me disseram os dois estádios vão ter vida útil, além do futebol. Em Manaus, vão fazer cinema, pontos de consumo e lazer. O de Cuiabá também vai ser bem aproveitado, pelo o que me disse o governador. Vai ser um polo cultural."
A presidente espera ainda que a Copa se transforme em uma grande festa, um acontecimento no País. E manifestou desejo de acompanhar de perto a seleção brasileira. "Gostaria muito de ir a todos os jogos do Brasil, pelo menos na primeira fase, mas não sei se vai ser possível."

VAIAS
Dilma confirmou que não vai discursar na abertura da Copa do Mundo, dia 13 de junho, no Itaquerão, e não teme ser vaiada.
"Se eu falar que não ligo para vaias, não é verdade. Que presidente da república gosta de vaias? Na abertura da Copa, de acordo com o que o Blatter (Joseph, presidente da Fifa) não vai ter discurso. Vou apenas dizer que ‘estão abertos os jogos da Copa’. E, se eu for vaiada, paciência. É da vida. As pessoas que vão aos estádios querem ver o jogo e não ouvir discursos."
No jogo de abertura, Dilma confirmou a presença de chefes de Estado da maioria dos países da América Latina, da África, pelo menos cinco da Europa, todos os do Brics (grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) e alguns dos países asiáticos.
PAPA PÉ-QUENTE
O papa Francisco também foi convidado para a cerimônia de abertura do Mundial no Itaquerão, mas o pontífice não vem ao Brasil.
"Eu conversei com ele, fiz o convite, mas ele disse que não era possível. Foi até engraçado porque ele me disse assim: ‘eu gosto de futebol mas não vou ver a Copa no Brasil porque dou sorte ao meu time (San Lorenzo) que foi campeão argentino. Se eu for ao Brasil acompanhar a Copa, a Argentina vai ser campeã e estragar a festa de vocês (brasileiros)’. Então, é melhor que o Papa não venha mesmo (risos)."
A presidente disse que gostaria muito de visitar a seleção brasileira nos preparativos para a Copa na Granja Comary, em Teresópolis, mas adiantou que não vai ser possível porque podem confundir a sua visita com campanha eleitoral.
"Queria muito ir até lá só para ver o Felipão comandar o treino da seleção, ver seus métodos de trabalho. Eu gosto muito do Felipão, pela sua dignidade, retidão, aquele jeito assim, um turrão daquela parte do País (Sul)dos gaúchos na mistura de italianos e alemães. Ele é ótimo, faz um bem para o Brasil."
A visita à concentração da seleção seria uma oportunidade também para acompanhar Neymar de perto. "Ele é diferente dos outros, anima os torcedores. Se fosse para escolher um jogador da seleção para destacar, eu escolheria o Neymar."
A conversa com os jornalistas avançava até meia-noite quando Dilma se levantou da mesa de jantar no Palácio Alvorada. "Bom, nosso bate-papo foi longo. Espero que a Copa seja uma grande festa para todos nós."
Antes de agradecer aos convidados, a presidente fez um pedido especial. "Por favor, defendam a Copa. Ela é importante para o País. Eu acho que vai ser uma festa para o povo brasileiro."
E, neste momento, ela viajou pelo tempo para falar da alegria que os brasileiros sentem em época de Copa do Mundo.
"Na Copa de 70, eu estava na cadeia, dentro da Oban (Operação Bandeirante). Naquela época, por sermos de esquerda, diziam que não podíamos torcer para a seleção brasileira. Mas, nos dias de jogos do Brasil todo mundo parava para ver a seleção jogar, inclusive a tortura."

PORTAL R7


Aeronáutica e outros 17 órgãos públicos oferecem mais de 10 mil vagas


Confira vagas na FAB, Polícia Rodoviária Federal, Cefet, Cobra Tecnologia e outras instituições

Força Aérea Brasileira realiza processo seletivo para matrícula nos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes ou de infantaria da aeronáutica com início em 2015. Serão oferecidas 80 vagas, sendo 60 para ambos os sexos e 20 somente para o sexo masculino. Interessados precisam ter idade entre 17 e 23 anos e ensino médio completo. A inscrição custa R$ 70 e pode ser feita através do site da EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) entre os dias 23 de abril e 15 de maio. O salário inicial não foi divulgado.
PRF - A Polícia Rodoviária Federal abriu concurso para o provimento de 216 vagas no cargo de agente administrativo, que exige apenas o nível intermediário. A remuneração inicial para cargo de agente é de R$ 2.043, porém, com o acréscimo de algumas gratificações (que variam de R$ 1.521 a R$ 1.902) o salário pode chegar a R$ 3.945 mensais. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em regime estatutário. Para participar, o candidato deverá acessar o Funcab até 30 de abril e pagar taxa no valor de R$ 60.
Cefet — O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais pretende contratar 130 pessoas para ocupar cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.640 a R$ 3.392. As inscrições começam hoje (28) e vão até 5 de junho no site do órgão. Para participar é preciso pagar taxa de R$ 70 a R$ 100
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - O órgão divulgou três editais com 842 vagas no Hospital Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, com oportunidades para cargos de nível médio e superior. As inscrições começam nesta segunda-feira (28) e terminam no dia 5 de junho. Para participar é preciso acessar o site da banca organizadora e pagar taxa de R$ 75 e R$ 50, conforme o cargo pretendido. Os salários variam de R$ 1.630 a R$ 7.774.
UFMS - A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul abriu inscrições para dois editais com 46 vagas dos cargos de professor-adjunto, assistente e auxiliar. As inscrições deverão ser feitas entre 9h de hoje (28) até o dia 8 de abril no site da Copeve. Os salários variam de R$ 1.966 a R$ 8.344. Saiba mais detalhes acessando o site do Concursos no Brasil.
Unilab — A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira liberou o edital de concurso público para o provimento de cargos da carreira de técnico-administrativo em educação. No total, são ofertadas 194 vagas, 78 delas para o nível superior, por remuneração inicial de R$ 3.392, e 116 vagas para o nível médio, com remuneração inicial de R$ 2.039. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de abril, no site da Unilab. A taxa de inscrição é de R$ 80 para o nível médio e de R$ 100 para o nível superior.
Prefeitura de Senhora dos Remédios (MG) — O governo municipal inicia nesta segunda-feira (28) inscrição em edital de processo seletivo para 32 vagas e formação de cadastro de reserva de todos os níveis. As inscrições devem ser feitas no site da banca organizadora até o dia 16 de maio, segundo dados publicados pelo Concursos no Brasil.
Cobra Tecnologia — A empresa, que é ligada ao Banco do Brasil, publicou edital para provimento de 150 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio, técnico e superior. De nível médio, existem oportunidades para os cargos de técnico de operações e de técnico administrativo. De nível superior, foram abertas vagas para o cargo de analista de operações nas áreas de programador e negócios. Os aprovados serão contratados em regime CLT, com jornada de 44 horas semanais. Os salários variam de R$ 1.377 e R$ 3.581. A taxa de inscrição é de R$ 26, R$ 28 e R$ 38, conforme o cargo pretendido. Mais informações podem ser obtidas no site do Banco de Concursos.

PORTAL BRASIL


4ª Jornada de Fatores Humanos abre inscrições de trabalhos


Evento do centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos acontecerá em abril de 2015

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) convida a comunidade aeronáutica a submeter seus trabalhos na quarta Jornada Latino-Americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional. O evento acontecerá em abril de 2015 e aguarda interessados, em especial os estudiosos da área de fatores humanos e segurança operacional, para participar com suas propostas de trabalho científico nos workshops.

A iniciativa deve se inserir num dos cinco eixos temáticos: saúde e qualidade de vida na atividade aérea, implementação dos sistemas de Gerenciamento da segurança operacional (SMS- sigla em Inglês), acidente sistêmico - da concepção à prevenção, formação e capacitação em aviação e gerenciamento de crise e suporte psicológico no pós-acidente aeronáutico.

De acordo com as regras da organização do evento, o resumo dos trabalhos deverá ter no mínimo, 300 e no máximo, 500 palavras. A data limite de entrega é 20 de julho pelo email: jornadafh2015@gmail.com. As propostas devem seguir a padronização com título, eixo temático, autor ou coautores do trabalho, dados pessoais, além do nome da instituição a que o autor está vinculado. Serão selecionados três trabalhos por eixo temático.

Os resumos aprovados deverão ser desenvolvidos em artigos científicos para publicação na revista Conexão Sipaer.

Veja instruções, em Língua Portuguesa e Espanhola, sobre o processo completo de seleção de artigos para apresentação na Quarta Jornada Latino-americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Brasileiros são mortos nas fileiras da Al-Qaeda


Segundo o governo do Iêmen, mortes ocorreram em uma ação militar contra os insurgentes no sul do país. O Itamaraty averigua a veracidade da informação

O presidente do Iêmen afirmou que há brasileiros entre os insurgentes mortos durante uma ofensiva do Exército do país contra a rede terrorista Al-Qaeda. “Quem estiver com dúvidas sobre isso deve ir aos necrotérios dos hospitais e ver os corpos cujos países se recusaram a aceitá-los. Eles são do Brasil, da Holanda, da Austrália, da França e de vários países”, disse Abd Rabbo Mansur Hadi, segundo agências internacionais.

Procurado pelo Correio, o Ministério de Relações Exteriores brasileiro afirmou, ontem à noite, por e-mail, que havia tomado conhecimento da notícia recentemente e que buscaria averiguar a veracidade das alegações. A operação militar na qual os brasileiros foram supostamente mortos aconteceu no sul do país, nas províncias de Shabwa e Abyan, onde a Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP, na sigla em inglês) mantém forte presença. Ao menos 15 soldados e 12 membros da organização extremista estão entre as vítimas. A ofensiva aconteceu poucos dias após um ataque da Força Aérea imenita, conduzido com a ajuda de aviões não tripulados norte-americanos, bombardear campos de treinamento do grupo. Cerca de 60 insurgentes morreram na ocasião.

As Forças de segurança contam com o reforço de centenas de cidadãos que se voluntariaram para integrar os Comitês Populares — milícias de autodefesa que participam de operações na região. “Heróis das Forças Armadas e de segurança, com a cooperação dos Comitês Populares, estão determinados a destruir o que restou dos elementos terroristas na área de al-Mahfad”, declarou o governador de Abyan, Jamal al-Aqel, citado pelo Ministro da Defesa, Mohammed Nasser Ahmed, que está no sul do país para supervisionar a ação contra a Al-Qaeda.

As recentes baixas afetaram a estrutura local do grupo. No entanto, os Estados Unidos continuam considerando o braço iemenita da organização o mais perigoso e ativo. Desde a saída do presidente Ali Abdullah Saleh do poder, em 2011, jihadistas aproveitam o enfraquecimento do poder central para reForçar sua presença no país. Saleh deixou o governo após protestos populares a favor da democracia eclodirem no país.

Diplomata ferido

Um porta-voz do Ministério alemão das Relações Exteriores confirmou que “homens armados atiraram contra um veículo da embaixada” na segunda-feira. Ao menos um diplomata ficou ferido. De acordo com o governo alemão, todos “os ocupantes do veículo estão em segurança”. Sequestros de trabalhadores ocidentais são frequentes no Iêmen. Em janeiro e fevereiro deste ano, dois britânicos e um alemão foram vítimas do crime. Na semana passada, um cidadão estrangeiro, identificado como russo, matou dois homens armados que tentaram raptá-lo em Sana. No fim do ano passado, um funcionário da representação alemã na capital foi assassinado ao resistir ao ataque de homens armados que tentaram raptá-lo.

Sob investigação

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) anunciou ontem a formação de uma “missão de averiguação” para verificar as recentes denúncias de uso de cloro no conflito na Síria. As acusações foram feitas recentemente pela França e pelos Estados Unidos. O regime de Bashar Al-Assad e os rebeldes se responsabilizam mutuamente por esses supostos ataques. “A partida da equipe acontecerá em breve”, disse o diretor-geral da Opaq, Ahmet Üzümcü. Ontem, aproximadamente 60 pessoas morreram em ataques registrados em Damasco e em Homs. Apesar da violência, as candidaturas se multiplicam para a eleição presidencial de junho, com 11 postulantes ao cargo, apesar da vitória certa de Al-Assad.

JORNAL O DIA


Empregado de Paulo Malhães confessa ter planejado com irmãos assalto a sítio


Além dos irmãos Teles, há um quarto homem, que estava de capuz e luvas, que participou do assalto, mas ainda não foi identificado pela polícia

Rio - Os delegados da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense prenderam ontem um dos acusados na morte do coronel reformado do Exército Paulo Malhães na quinta-feira. O caseiro do sítio, Rogério Pires Teles, 28 anos, confessou ter participado do assalto com dois irmãos: Anderson Pires Teles e Rodrigo Pires. Os dois estão foragidos.

Em Brasília, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um requerimento que criou uma comissão para acompanhar as investigações do caso. Farão parte do grupo os senadores Randolfe Rodrigues (Psol-AP), João Capiberibe (PSB-AP) e Ana Rita (PT-ES). Os três não acreditam na tese de crime de latrocínio.

O senador Randolfe Rodrigues defende também que é necessário investigar mais a informação publicada na edição do DIA ontem que mostra que o site do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra publicou a notícia da morte do coronel 31 minutos antes da primeira notícia sobre a morte na imprensa. “Isso só reforça a necessidade de que essa investigação seja mais rigorosa” disse Rodrigues.

De acordo com o titular da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, Pedro Medina, e um dos responsáveis pelo inquérito, William Pena Júnior, o caseiro caiu em contradição durante os três depoimentos prestados desde a última sexta-feira. “A casa tem muitos cômodos. Uma hora no depoimento ele dizia que estava no quarto, no outro momento dizia que estava na sala”, afirmou, Pena Júnior.

Ele foi preso na manhã de ontem após ter a prisão preventiva decretada. Teles foi funcionário de Paulo Malhães durante sete anos, mas foi demitido de maneira consensual seis meses atrás. Há cerca de um mês voltou a trabalhar no sítio já pensando no crime. As investigações mostram que o papel do caseiro foi fornecer as informações sobre a rotina do casal e sobre a existência das armas na casa.

Os delegados disseram também que ainda continuam apurando a motivação do crime, mas a linha de latrocínio é a mais concreta. “A cena do crime já mostrava um crime patrimonial”, afirmou Pena Júnior.

Além dos irmãos Teles, há um quarto homem, que estava de capuz e luvas, que participou do assalto, mas ainda não foi identificado pela polícia. Até a noite de ontem os três permaneciam foragidos.

A polícia informou que eles não tinham perfil de criminosos profissionais e apenas um tinha antecedentes criminais, com passagem na polícia por estupro. Os delegados disseram que, ao confessar a participação, o caseiro alegou que não havia intenção de matar.

Em março, o coronel Paulo Malhães confessou ao DIA que participara de uma missão para ocultar o ossada do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 1973.

Para a CNV foi um atentado

A Comissão Nacional da Verdade divulgou ontem o relatório preliminar sobre o caso do Riocentro, em que um militar morreu e outro ficou ferido em 30 de abril de 1981 na explosão de uma bomba num carro no estacionamento durante um show. Segundo o coordenador da CNV, Pedro Dallari, as investigações concluíram que militares recorreram a atentados como política de Estado, e o do Riocentro foi uma “ação articulada” do Estado.

Dallari afirmou que documentos recolhidos pela Comissão demonstram que o atentado [DO RIOCENTRO] foi uma ação articulada. “A mesma estrutura que nos anos 1970 usou como política de Estado a tortura e o extermínio de pessoas, nos anos 1980 patrocinou atentados a bomba. Foram pelo menos 40”, disse ele.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Pescadores acham pedaço de foguete da agência britânica em rio do Pará



Moradores da pequena vila de pescadores Macapazinho, no Pará, localizaram parte da fuselagem de um foguete espacial. A estrutura foi encontrada na segunda-feira (28) no rio Ariandeua, em Salinópolis (a 220 km de Belém).

A estrutura contém os logotipos da Agência Espacial Britânica e da empresa francesa de lançamento de satélites comerciais Arianespace.
Ontem, a agência britânica confirmou pelo Twitter que o objeto encontrado fazia parte da carenagem do foguete Ariane 5, que lançou o satélite Alphasat em junho de 2013, na Guiana Francesa.

A estrutura foi retirada do rio com o auxílio de 11 homens após a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros e está em um local isolado nas margens do rio.
O lixo espacial pode ter caído no oceano Atlântico e depois ter sido arrastado até o rio Ariandeua.

A Arianespace mantém uma intensa operação de lançamento de foguetes na Guiana Francesa. Desde 1980, a empresa realizou 215 lançamentos de foguetes da série Ariane para levar ao espaço satélites comerciais.

Segundo a Agência Espacial Brasileira, quando um lixo espacial é encontrado, o primeiro procedimento é submetê-lo à perícia para saber se há resquício de radiação. Em seguida, o material é encaminhado para o detentor da missão espacial.

Os procedimentos envolvem órgãos como a FAB (Força Aérea Brasileira) e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

OUTRAS MÍDIAS


PANROTAS (SP)



Avião movido a energia solar fará volta ao mundo

Imagem
O Solar Impulse-2 será o primeiro avião totalmente movido a energia solar a dar uma volta ao mundo sem a utilização de outro tipo de combustível. A aeronave, desenvolvida pela Bayer Material Science, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, é um ultraleve de 72 metros e 2,3 toneladas, que recebe a energia solar por cerca de 17,2 mil células.

O primeiro protótipo ficou conhecido por ter atravessado o Atlântico e os Estados Unidos de costa a costa somente com energia solar. O objetivo dos criadores, os suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de economizar os recursos energéticos do planeta e contribuir para a eficiência energética, uso de combustíveis renováveis e novas soluções de transporte.

A viagem de volta ao mundo terá início em março de 2015, saindo do Golfo Pérsico, seguindo posteriormente para a Índia e o Oceânico Pacífico.



NOTÍCIAS DO DIA (SC)



Depredação de cancela pode atrasar homologação do ILS no aeroporto de Joinville

Dispositivo instalado na rua que passa atrás de uma das cabeceiras da pista do terminal é uma das exigências da Anac para autorizar funcionamento do aparelho que facilita pousos e decolagens

Isabella Mayer de Moura

ImagemA depredação de uma das cancelas da Estrada João de Souza Mello e Alvim, que ocorreu neste fim de semana, pode atrasar a homologação do ILS (Instrument Landing System) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no aeroporto de Joinville. O aparelho auxilia as operações de pouso e decolagem. A informação é do secretário de Desenvolvimento de Joinville, Jalmei Duarte.

Uma das condições para que o equipamento seja homologado é que as duas cancelas estejam em operação para poder conter os veículos durante períodos de decolagem e pouso de aeronaves. “Já estamos trabalhando para consertar a cancela que foi alvo de vândalos e vamos montar um esquema de segurança, inclusive com câmeras, para que isto não venha a ocorrer novamente”, disse Duarte.

Nesta segunda houve uma reunião entre as secretarias de Desenvolvimento e de de Proteção Civil e o Ittran (Instituto de Trânsito e Transporte) para discutir o assunto. Nesta terça um novo encontro está marcado para definir o que será feito em relação à segurança das cancelas. “Estamos nos antecipando a um possível pedido da Anac sobre a efetividade de operação das cancelas”, afirmou Duarte.

Na semana passada, o processo de homologação do ILS deu um passo adiante, quando os gerentes da área de engenharia da Anac vieram ao Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola para fazer uma vistoria final no sistema instalado. A partir desta inspeção, um relatório será enviado à diretoria da agência reguladora para que possa deliberar sobre a homologação do ILS.

Em entrevista ao Notícias do Dia na quinta (24), Duarte afirmou acreditar que a homologação do sistema saia ainda em maio. “Agora, com este fato lamentável que ocorreu, talvez tenhamos que dar à Anac uma garantia de efetividade das cancelas e isto pode atrasar um pouco mais a homologação do ILS”, disse ele.

JORNAL DIÁRIO DO SUDOESTE (PR)



Pescadores acham pedaço de foguete francês em rio do Pará

Dhiego Maia
SÃO PAULO, SP, 29 de abril (Folhapress) - Moradores da pequena vila de pescadores Macapazinho, no Pará, localizaram parte da fuselagem de um foguete espacial. A estrutura foi encontrada ontem, boiando no rio Ariandeua, em Salinópolis (a 220 km de Belém).  A estrutura contém os logotipos da Agência Espacial Britânica e da empresa francesa de lançamento de satélites comerciais Arianespace, que lança seus foguetes da base de espacial de Kourou, na Guiana Francesa. A fuselagem traz, inclusive, a inscrição do número do contrato firmado entre a agência e a empresa.
Hoje, a agência britânica confirmou pelo twitter que "o objeto encontrado fazia parte da carenagem do foguete Ariane 5, que lançou o satélite Alphasat."
No entanto, a agência não esclareceu no comunicado quais medidas serão tomadas para retirar a fuselagem do local.  A estrutura foi retirada do rio com o auxílio de 11 homens após a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros e está em um local isolado nas margens do rio.
"Ela vai ficar lá até a chegada de um especialista que dê um destino adequado, até porque não sabemos o risco do contato com essa estrutura", afirmou o major do Corpo de Bombeiros, Edgar Góes. Devido à grande dimensão da fuselagem, os moradores acharam, a princípio, que se tratava de uma baleia, disse Góes.
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou, por meio da assessoria de imprensa, que tem conhecimento do achado e que o CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial), em São José dos Campos (97 km de São Paulo), vai decidir qual será a medida adotada para acionar a agência britânica --a responsável pela estrutura.  Para o Corpo de Bombeiros, o lixo espacial pode ter caído, primeiramente, no oceano Atlântico e depois acabou sendo arrastado pelas correntes marítimas até o rio Ariandeua, que faz conexão com o oceano.
Empresa que tem como acionistas dez países europeus, a Arianespace mantém uma intensa operação de lançamento de foguetes na Guiana Francesa. Desde 1980, a empresa realizou 215 lançamentos de foguetes da série Ariane para levar ao espaço satélites comerciais


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented