Passageiros do Aeroporto Internacional de Miami são beneficiados com tecnologia da SITA
A SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, assinou um contrato de sete anos com o Aeroporto Internacional de Miami para implementação da tecnologia que transformará a experiência de cerca de 40 milhões de passageiros que passam pelo aeroporto. O acordo faz parte do programa de melhorias de US$ 6,4 bilhões e inclui a implantação de sofisticadas tecnologias de autoatendimento e virtualização da SITA.
Como parte do contrato, o Aeroporto Internacional de Miami será o primeiro da América do Norte a ter a plataforma de processamento de passageiros SITA AirportConnect Open, implantada em um ambiente virtual, por todo o aeroporto. A solução também atenderá aos padrões mais recentes do common-use passenger processing system (CUPPS).
A virtualização permite que o aeroporto utilize as mais recentes tecnologias e possa incluir atualizações em seus sistemas de forma eficiente e econômica, permitindo que as companhias aéreas operem perfeitamente em qualquer estação de trabalho ou portões de embarque. No total, esta avançada tecnologia da SITA funcionará em 750 estações de trabalho e 60 quiosques de common-use self-service (CUSS).
A SITA também realizará testes no aeroporto com o objetivo de investigar novos e melhores serviços para os passageiros. No projeto, estão incluídos portões de autoembarque e a exploração de novas tecnologias como o Near Field Communication (NFC), que permite aos passageiros que possuem smartphones percorrer os pontos de verificação do aeroporto com um simples toque do seu telefone. A SITA é líder da indústria nesta área. A equipe de pesquisa SITA Lab executou o world’s first , um teste ao vivo da tecnologia NFC com SIM-based em um aeroporto.
Maurice Jenkins, diretor dos sistemas de informação e telecomunicações do Aeroporto Internacional de Miami, diz: “Esta é uma mudança muito significativa para o Aeroporto de Miami. Fechamos esse contrato de sete anos com a SITA pela sua combinação única de tecnologias avançadas, serviços de apoio 24 horas por dia, suporte e total dedicação à indústria de transporte aéreo.
Como o Aeroporto de Miami é a maior porta de entrada dos Estados Unidos para a América Latina e Caribe e um dos principais aeroportos internacionais de passageiros e de carga em todo o mundo, é fundamental que tenhamos parceiros com tecnologia avançada. A SITA está trabalhando conosco para melhorar continuamente o serviço que prestamos às 88 companhias aéreas que utilizam o nosso aeroporto e aos quase 40 milhões de passageiros que atendemos.”
Paul Houghton, presidente da SITA para as Américas, diz: “O Aeroporto Internacional de Miami estabeleceu novos recordes para o tráfego de passageiros e de carga em 2012 e reconhece que a tecnologia da SITA pode apoiar o seu crescimento futuro. Este importante investimento a longo prazo irá proporcionar melhorias nos serviços de primeira linha oferecidos aos passageiros, incluindo check-in, manuseio de bagagens e embarque. As companhias aéreas também poderão desfrutar os benefícios de uma resiliência maior das operações e da flexibilidade da plataforma virtualizada e compatível com o AirportConnect Open CUPPS.”
Junto com o serviço de uso comum virtualizado, que permite a utilização eficiente da infraestrutura aeroportuária por todas as companhias aéreas, a SITA irá expandir seus serviços de BagMessage no aeroporto para melhorar o processamento de bagagens. Este serviço, que em 2012, entregou 1,5 bilhão de mensagens com informações de bagagens para mais de 500 companhias aéreas, usado por 200 aeroportos é uma prova da importância de disponibilizar os dados de bagagens disponíveis para o sistema certo, na hora certa. O aeroporto também está investindo em sistema de redundância para garantir altos níveis no tempo de funcionamento de suas operações.
Além disso, o Aeroporto Internacional de Miami irá trabalhar com a SITA para garantir que o Payment Card Industry (PCI) do aeroporto esteja dentro dos padrões de segurança desenvolvido pela indústria de pagamento de cartões internacionais e fornecer proteção contra fraudes para os titulares, conforme é exigido pela indústria de pagamento do cartão, mas também é prática comercial saudável. Ele protege os clientes, reduz a fraude de cartão e o risco de multas e taxas.
Em 2012, a SITA foi a primeira no mundo e continua sendo a única fornecedora do sistema de processamento de passageiros de uso comum e de gestão de serviços. Além disso, é listada como empresa capaz de atender as exigências de segurança global da indústria de cartão de pagamento. A SITA obteve a certificação de fornecedora da plataforma AirportConnect Open do Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS).
A implantação da tecnologia da SITA incluída neste acordo de sete anos com o Aeroporto Internacional de Miami vai começar em julho, com duas salas centrais redundantes, sendo que a primeira proporcionará ao aeroporto um tempo de atividade maior de todos os seus serviços de TI. Os testes com a equipe da SITA Lab para investigar tecnologias de ponta começam no final do ano.
Sobre a SITA:
A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.
O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.
A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.
A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1.57 bilhão, em 2012. Para mais informações, acesse: www.sita.aero
Leia também: