|

Quinto Comando Aéreo Regional celebra 70 anos de criação

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) realizou, na segunda-feira (07/11), a solenidade militar alusiva aos seus 70 anos de criação com diversas homenagens a militares e civis que se destacaram no apoio ao cumprimento da missão de representar a Força Aérea Brasileira na Região Sul.

Em seu discurso, o Comandante do V COMAR falou sobre passado, relembrando a criação e um pouco da história da Unidade, e propôs uma reflexão sobre o futuro. “Aniversários são datas importantes, nas quais devemos realizar um balanço de nossas atividades, para realinhar atitudes e perspectivas, visando sempre atingir objetivos cada vez mais elevados”, ressaltou.

Na cerimônia, presidida pelo Comandante Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, mais de 50 militares receberam medalhas militares por terem completado 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados à FAB. O Comandante do V COMAR, Major Brigadeiro do Ar Flávio dos Santos Chaves, foi um dos agraciados, recebendo a medalha de ouro com passador de platina (40 anos), assim como o Comandante de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), Major Brigadeiro do Ar Marcelo Mario de Holanda Coutinho.

Os militares e civil da unidade, escolhidos pelos oficiais como destaques funcionais do ano de 2011, Sargento Adair Paulo Ramos, Cabo Adriano Rossetti de Souza e Civil Eslen dos Santos Carvalho, foram homenageados com placas. Na sexta-feira (04/11), já havia sido realizado o descerramento de suas fotografias na galeria de Destaques Funcionais.

Também foram homenageados, com a concessão do título honorífico de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”, civis que prestaram relevantes serviços à unidade. Os agraciados foram o assessor especial da reitoria do Centro Universitário La Salle, Eugênio Fossá, os técnicos judiciários Sérgio Caon e Sidnei Moura, o presidente do Banco de Alimentos de Canoas, André Henrich, o inspetor de aviação civil Alexandre Brandão Marques e o policial rodoviário federal Marcelo Lopes Remião.

O desfile militar, além dos grupamentos do V COMAR, da Prefeitura de Aeronáutica de Canoas e do Batalhão de Infantaria Especial de Canoas, contou com a participação do Pelotão Santos-Dumont, formado por meninos que fazem parte do Programa Criança Ideal, criado pelo V COMAR em 2000, para promover cidadania e responsabilidade social.

Histórico

A história do Quinto Comando Aéreo Regional teve início em 1935, ainda como 3º Regimento de Aviação do Exército.

Em 1941, a história do V COMAR foi unida à da Força Aérea Brasileira (FAB), com a criação do Ministério da Aeronáutica e a ativação, em 25 de outubro do mesmo ano, das Zonas Aéreas. A partir daí, ocorreram mudanças de sede e denominação até a atual localização, em Canoas, e a designação de Comando Aéreo. Mas a missão permaneceu a mesma até hoje e, por isso, 25 de outubro é considerado o dia do aniversário da criação do V COMAR.


Fonte: V COMAR








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented