|

Estudantes lançam foguetes em jornada científica




Cerca de 150 estudantes do ensino médio de diversas regiões do país vão participar da III Jornada de Foguetes, entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. A iniciativa é da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e contará com palestra do tecnólogo e presidente da Acrux Aerospace Technologies, Oswaldo Loureda, que falará sobre tecnologia de foguetes.

As equipes foram selecionadas a partir da V Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG), que contou com 15 mil alunos e professores. Além de material didático, os vencedores receberão um troféu em formato do VLS, projeto brasileiro de Veículo Lançador de Satélites.

Divididos em 30 grupos, os participantes da jornada terão de construir um foguete e lançá-lo o mais distante possível. Para tanto, utilizarão uma base de lançamento com um sistema de trava que permite liberá-lo com segurança. Mas, antes, precisarão passar pelo aval da Comissão de Segurança de Lançamento. O foguete será projetado numa área ampla de, pelo menos, 250 metros de extensão.

Para a execução da prova, o material é devidamente fixado na base, que deve ser presa ao chão com grampos. Numa inclinação de 45º, será apontado numa direção livre de pessoas, árvores altas, fios elétricos, móveis, estabelecimentos ou residências, mantendo todos afastados num diâmetro de 10 metros. Antes de lançar, o grupo deverá fazer uma contagem regressiva. Depois, o gatilho, que pode ser usado em forma de barbante, é puxado secamente. A partir desse momento, o foguete sai violentamente da base num movimento parabólico, atingindo cerca de 100 a 200 metros.

Para o combustível, usa-se a força de empuxo gerada a partir do gás produzido pela mistura química de vinagre e bicarbonato de sódio (fermento em pó). Os vencedores serão definidos a partir da combinação ideal entre o volume do material, a quantidade e o tamanho das aletas, o ângulo de lançamento, a direção do vento e o tamanho e peso do foguete.

O júri será composto pelos professores de todas as equipes presentes. A banca examinadora vai analisar os seguintes pontos: acabamento e originalidade do foguete; acabamento e originalidade da base; segurança e apresentação da equipe participante.

Ficou curioso para saber como elaborar um projeto como esse? Veja os vídeos com algumas dicas e participe da OBFOG e da Jornada de Foguetes:

Oficina de foguetes – parte 01:

http://www.youtube.com/watch?v=XUvaInLS0gU

Oficina de foguetes – parte 02:

http://www.youtube.com/watch?v=_kbyFhsjgy4&feature=email&tracker=False

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Site: http://www.oba.org.br








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented