|

Forças Armadas discutem programa social para alcançar jovens carentes






Esporte, educação e solidariedade estes foram os principais temas abordados na Primeira Reunião Regional do Programa Forças no Esporte, coordenada pelo Ministério da Defesa. A reunião aconteceu no último dia 16, no Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado em Recife (PE). Estiveram presentes representantes de 11 organizações militares, que já realizam o programa, entre Exército, Marinha e Força Aérea.

O objetivo principal do evento foi promover a troca de experiências e o acompanhamento das atividades desenvolvidas no Programa pelas diversas organizações. “A questão principal é a inclusão social e traz alencado uma série de outros objetivos sociais, esportivos, ações de alimentação e cidadania. E não existe ninguém melhor do que as Forças Armadas, com sua estrutura física e de pessoal, para realizar essas ações“, enfatizou o Comandante José Ferreira de Barros, Chefe da Secretaria de Organização Institucional da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), do Ministério da Defesa.

Representando a Força Aérea estavam presentes o Coronel-Intendente Lidércio Januzzi, do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), o Coronel-Aviador Alcides Teixeira Barbacovi, comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN), o Major-Aviador Márcio Luiz Bahia Altomar da Base Aérea de Natal (BANT) e a professora Patrícia do Socorro Chaves de Araújo, do Batalhão de Infantaria de Belém (BINFAE-BE), os quais realizaram palestras sobre o desenvolvimento do projeto nas respectivas unidades.

“O que nos motiva? Vontade de ajudar! Este programa não deve ser visto como mais um trabalho para o Comando, devemos pensar que estamos cumprindo nossa missão social. Se todos pensarmos assim o trabalho se tornará mais leve, mais fácil”, esse foi o ponto principal destacado pelo Coronel Barbacovi, comandante da BAAN. O programa da base, considerado como modelo, foi iniciado em 2006 e hoje atende 400 crianças.

O Programa Forças no Esporte

O projeto é oriundo do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, que visa melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes do Brasil. O MD disponibiliza a infra-estrutura; serviço médico; odontológico e assistência social; coordenadores; transporte e monitores das organizações militares; o Ministério do Esporte oferece as ações de material esportivo, pagamento de professores e estagiários; o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entra com a alimentação e o Ministério da Educação realiza o fornecimento de material educacional.

O objetivo geral é promover, por meio da prática esportiva, a integração social, a prevenção de doenças, o reforço escolar, a promoção a saúde, a prevenção a marginalidade e à violência das crianças e jovens por meio de mecanismos que possibilitem a inclusão social, a valorização da cidadania, a inserção no trabalho e a permanência destas pessoas nas atividades físicas e de lazer, como um processo social de desenvolvimento e fator de preservação da soberania.

Em 2003, o programa começou com 4 organizações militares que atendiam cerca de 460 crianças. Em 2007 mais de 40 unidades estavam participando com o atendimento a mais 5 mil jovens. Em 2010 o programa já conta com a participação de 76 organizações militares e atende mais de 10.300 crianças.

Fonte: Agência Força Aérea



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented