|

CINDACTA III inicia atividades do Programa Forças no Esporte






Inclusão social, esse é o objetivo principal da implantação do Programa Forças no Esporte, inaugurado no dia 17 de setembro, no Terceiro Centro Integrado de Defesa e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA III), localizado em Recife (PE). Esta é a oitava organização da Força Aérea a implantar o programa. No total, a FAB atende hoje 1.500 jovens.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades do Ministério da Defesa, Exército, Marinha, Aeronáutica; dos parceiros do Programa, que são a Secretaria de Educação do Estado do Pernambuco e a Faculdade Mauricio de Nassau; além de familiares dos jovens que participam das atividades. As crianças estiveram na formatura e já iniciaram a prática dos princípios básicos de civismo, disciplina e ética, realizaram o canto do hino nacional, ações de ordem unida e, ao final da cerimônia, inauguraram o complexo esportivo.

Segundo o Comandante Interino do CINDACTA III, Coronel-Aviador João Batista Oliveira Xavier, a ideia de implantar o programa surgiu de um sonho de poder ajudar crianças carentes a praticarem esportes, por esta ser uma das principais ferramentas de inclusão social. “O nosso objetivo é tornar essas crianças melhores cidadãs para a sociedade, conhecedores da ética”, destacou comandante.

A Segundo-Sargento Karla Renata Cavalcanti de Santana, do efetivo do CINDACTA III e campeã mundial militar em 2009, e a MN Andréa dos Santos, do efetivo da Marinha e bicampeã mundial militar, medalha de ouro no PAN de 2003 e 2007 e medalha de prata nas olimpíadas de Atenas e Pequim, ambas do futebol feminino, participaram da cerimônia de inauguração do Programa. “Essas crianças tem uma oportunidade única na vida, que eu nunca tive, precisei me virar, aprender e treinar o futebol na rua” ressaltou a atleta Andréa, que acendeu a pira olímpica, símbolo dos jogos olímpicos.

O público alvo do projeto são 100 crianças e adolescentes, na faixa etária de 12 a 14 anos, matriculadas nas Escolas Robert Silveira e Maria Rita Lessa da rede pública do estado de Pernambuco, localizadas no bairro do Jordão em Recife (PE). O bairro fica nas circunvizinhanças do CINDACTA III e apresenta altos índices de violência e criminalidade, além de caracterizar-se como área que apresenta carências na sua infra-estrutura básica.

As crianças terão atividades as segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã, das 7h30min às 11h. Participarão de práticas esportivas nas modalidades de tênis, xadrez, vôlei, futebol, judô, ministradas por professores e estagiários de educação física. Serão desenvolvidas ações sócio-educativas-culturais através de palestras, filmes, passeios, atividades lúdicas, coordenadas por monitores e assistente social da unidade. O reforço escolar será ministrado por monitores. Os participantes também receberão reforço alimentar, duas refeições diárias (café da manhã e almoço), sob a responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado.

“Eu espero que participar do Programa Forças no Esporte vai me ajudar a ser um menino mais educado e quero aprender vários esportes. O meu sonho é ser um piloto de caça e quem sabe comandar esta unidade um dia”, afirmou Daniel Henrique de Moura Filho, de 13 anos, participante do projeto e que está cursando a 7º série.

Fonte: Agência Força Aérea



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented