|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 28/04/2015

Exportar aviões da Embraer e carne bovina, prioridades brasileiras no comércio com a China ...




Adicionar produtos de maior valor agregado à pauta exportadora é o grande desafio do Brasill no intercâmbio comercial com a China e por isso mesmo o tema merecerá especial atenção das autoridades brasileiras nas conversações a serem mantidas durante a visita a Brasília do primeiro-ministro Li Keqiang, no dia 19 de maio ...



Além de reiterar o interesse em que a China concretize a importação de 60 aviões fabricados pela Embraer, acordada durante a visita do presidente Xi Jinping em julho de 2014 e da abertura do mercado chinês para a carne bovina brasileira, ao Brasil interessa que a China venha a importar outros bens industrializados produzidos pela indústria brasileira ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


              
PORTAL G-1

Itamaraty continua buscas por brasileiros desaparecidos no Nepal

No Brasil, ainda há famílias que sofrem porque não conseguem contato com os parentes. Itamaraty já localizou 60 dos 79 brasileiros.

O Itamaraty já localizou 60 dos 79 brasileiros que estavam no Nepal na hora dos tremores. É um alívio para as famílias receber notícias, mas a situação ainda é dramática. No Brasil, ainda há famílias que sofrem porque não conseguem contato com os parentes que estavam lá no Nepal. A angústia aumenta a cada minuto que passa sem notícia deles.
“Foi a pior sensação da minha vida. A gente estava tudo lá dentro e saiu tudo correndo para fora, isso aqui é muito alto. A gente achou que ia cair tudo e eu comecei a chorar, foi horrível”, conta a empresária Adriana Faina.
O relato emocionado é de uma mineira de Uberlândia. Adriana foi ao Nepal para fazer uma escalada que duraria nove dias. O grupo estava no primeiro acampamento quando houve o terremoto.
Os brasileiros que já fizeram contato com as famílias estão enfrentando dificuldade para sair do Nepal. A situação do país é precária. Os voos estão atrasados e a comunicação é difícil.
Giancarlo, dono de uma agencia de turismo, conseguiu falar com o sócio dele no sábado. João Ricardo lidera um grupo de sete turistas. Eles estão nas montanhas e tentam agora voltar a Katmandu para retornar ao Brasil. “Contato é uma vez por dia só que a gente está conseguindo com eles. Então a minha maior preocupação é leva-los para Katmandu e retirá-los o mais rápido possível de Katmandu. Não tem hotel para todo mundo e as pessoas estão evitando ficar dentro dos prédios”, afirma.
O produtor cultural maranhense disse que estava no hotel quando aconteceu o terremoto. Ele conseguiu pegar um voo para a Tailândia. “Fomos na internet, conseguimos comprar um voo para Bangok e esse voo que foi a nossa salvação”, conta Nelson Piquet.
Aurélio Magalhães é de Marília, interior de São Paulo. Ele mandou notícias dizendo que não se feriu. Aurélio contou que os tremores continuam constantes: “Todo mundo fora de casa, difícil obter energia, difícil obter internet. A cidade está em estado de calamidade”, conta.
Em Sorocaba, também no interior paulista, a família de Daniel Ribeiro, de 31 anos, tenta localizar o rapaz, que trabalhava como voluntário no Nepal. A última vez que ele fez contato foi na quinta-feira, quando disse que estava indo de Katmandu para o Himalaia.
“Agora estamos na expectativa de notícias positivas, porque temos muita fé nisso. E que esteja tudo bem com ele e que retorne logo para o Brasil e nos dê notícia, o mais importante”, afirma o pai, Julio César Ribeiro.
Na Bahia, parentes também estão preocupados porque não conseguem localizar Manoel Azevedo Júnior, de 52 anos. O analista do Tribunal de Justiça foi para o Nepal com o amigo Sérgio, um empresário apaixonado pelo oriente, mas acabou ficando sozinho porque na Índia, Sérgio ficou doente e teve que voltar para o Brasil. “Informações do guia é que ele está em Katmandu”, conta Sérgio Sepúlveda.
A Cruz Vermelha criou um site para ajudar quem busca informações. O ministro das Relações Exteriores disse que está reforçando a embaixada do Brasil no Nepal. “Vamos criar um posto de atendimento no aeroporto identificadas com cartazes e bandeiras brasileiras. E a embaixada em Katmandu tem procurado localizar os brasileiros que lá se encontram”, afirma Mauro Vieira.
O Itamaraty divulgou dois números de emergência para onde é possível ligar.
Ligações no Brasil: 61 8197-2284
Ligações para o Nepal: + 9771 472 1378

Falha em peça pode ter causado queda de helicóptero em Carapicuíba

Thomaz Alckmin, filho do governador de SP, foi uma das cinco vítimas. Investigação dos destroços pela Aeronáutica vai até quinta-feira.

Investigadores da Aeronáutica começaram nesta segunda-feira (27) a analisar as peças do helicóptero que caiu em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e matou cinco pessoas, incluindo o filho caçula do governador Geraldo Alckimin. Eles descobriram indícios de que duas das pás do rotor da aeronave se soltaram no voo por causa de uma falha em uma peça.
O acidente aconteceu na tarde de 2 de abril. Além de Thomaz Alckmin, que tinha 31 anos e era piloto de helicóptero, morreram o também piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, de 53 anos, e os mecânicos Paulo Henrique Moraes, de 42 anos, Erick Martinho, de 36 anos, e Leandro Souza, de 34 anos.
As investigações apontam que o problema na aeronave foi causado após falha na peça de transmissão que leva a força do motor para o rotor. Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) querem saber agora se essa peça passou por manutenção para determinar se houve erro na montagem ou se a falha foi no material.
Ao assistir às imagens das câmeras de segurança do Helipark (heliporto em Carapicuíba de onde o helicóptero decolou), os técnicos notaram ainda que o helicóptero fez uma decolagem estranha, fora dos padrões para um voo de teste.
Cerca de 20 pessoas participam da análise dos destroços, que deve durar até quinta-feira (30). Um inquérito policial também apura as causas do acidente.
O filho caçula do governador trabalhava como piloto e acompanhava um voo de teste após manutenção da aeronave. Ele era casado desde 2011 com a arquiteta Thais Fantato e deixa duas filhas, uma de 10 anos e outra com um mês.

Tropas que vão ao Haiti realizam simulação de operações em Natal

Treinamento envolve socorro médico aéreo e catástrofes naturais. Dentre os 142 militares, 24 potiguares participam do treinamento.

O Exército Brasileiro (EB) realiza entre os dias 26 e 30 de agosto, em Natal, a fase final de treinamento dos militares que integrarão o pelotão brasileiro na missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Nesta etapa do treinamento, os militares simularão situações que potencialmente pode ocorrer durante a missão.
Segundo o coronel Vendramin, comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o objetivo das simulações é submeter os militares a testes práticos de planejamento e execução. "Vamos simular trabalhos próprios de engenharia como perfuração de poços, terraplanagem, destruição de artefatos explosivos e também atividades que a engenharia vai fazer lá, como apoio a eleições, distribuição de água para população e uma série de outras atividades humanitárias", disse o coronel à reportagem do Bom Dia RN .
De acordo com a divisão de comunicação social do CCOPAB, estão previstos treinamentos de socorro médico aéreo, simulações de catastrofes naturais, manifestações e acidentes. Como as atividades envolvem fogo, figurantes e o uso de máquinas pesadas, a organização do treinamento vem realizando panfletagens nas ruas e localidades que recebem os treinamentos.
Dos 142 militares que participam das simulações, apenas 120 embarcarão para o Haiti. Destes, 24 são potiguares, 14 de Natal e 10 de Caicó, cidade localizada na região do Seridó do RN. Os militares embarcam a partir de 11 de maio e a estimativa é de que todo o contingente brasileiro desembarque no Haiti em junho.
O Brasil participa das missões de paz no Haiti desde 2004. Mais de três mil militares de aeronáutica, marinha e exército já passaram pelo país da América Central.

Governo oferece ajuda federal para vítimas das chuvas em Salvador

Dilma colocou à disposição Integração Nacional, Defesa Civil e militares. Até o final da tarde desta segunda, chuvas tinham provocado 12 mortes.

A presidente Dilma Rousseff informou por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (27) que colocou Ministério da Integração Nacional, Defesa Civil e Forças Armadas à disposição das autoridades da Bahia para dar apoio às vítimas das chuvas que, até o final da tarde, já tinham provocado 12 mortes em Salvador.
Na nota, a presidente manifesta "grande pesar" e diz que conversou com o governador Rui Costa (PT) e com o prefeito Antônio Carlos Magalhães (DEM).
"Coloquei o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil, juntamente com os demais ministérios e as Forças Armadas à disposição para tomar todas as medidas de apoio ao povo baiano", afirmou Dilma no texto da nota.
Procurada pelo G1, a assessoria do ministério da Integração Nacional informou que a pasta está à disposição e aguarda as solicitações do governo da Bahia. De acordo com a assessoria, caso a situação se agrave ainda mais, a Defesa Civil poderá reconhecer sumariamente a situação de emergência ou estado de calamidade pública, mesmo antes que a solicitação do estado seja oficializada.
Leia abaixo a íntegra da nota:
Nota à Imprensa
É com grande pesar que soube dos deslizamentos que atingiram a cidade de Salvador, na Bahia, nesta segunda-feira, causando perda de vidas, deixando feridos e desabrigando diversas famílias.
Conversei, nesta tarde, com o governador Rui Costa e com o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto para prestar solidariedade aos familiares das vítimas.
Coloquei o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil, juntamente com os demais ministérios e as Forças Armadas à disposição para tomar todas as medidas de apoio ao povo baiano.
Presidenta da República
Dilma Rousseff

JORNAL ZERO HORA


Cinzas do vulcão chileno são encontradas em aeronave da Azul

Voo entre Porto Alegre e Santa Maria foi cancelado

Clientes da Azul entraram em contato com a reportagem para reclamar do cancelamento do voo da Azul que partiria de Porto Alegre com destino a Santa Maria às 14h55min desta segunda-feira.
Segundo um funcionário da Azul, a aeronave que pousou na Aeroporto Salgado Filho passou por uma inspeção de rotina antes partir para Santa Maria, quando foi constatada a presença de cinzas do vulcão nas turbinas e motor.
A companhia decidiu, então, cancelar o voo por medida de segurança. A decisão também afetou o voo que partiria de Santa Maria para Porto Alegre às 16h20min.
Alguns passageiros de Porto Alegre foram acomodados em ônibus, enquanto outros preferiram aguardar pelo próximo voo, que sai da capital gaúcha às 23h38min.
Segundo a assessoria de imprensa da companhia aerea, este é um caso isolado e não há previsão de novos cancelamentos.

Azul reduz voos durante o inverno em Porto Alegre


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras terá uma malha temporária em Porto Alegre durante o inverno com redução de voos. Segundo a companhia aérea, é com base no histórico de fechamento do aeroporto.
Os voos com destino a Pelotas, Santa Maria e Foz do Iguaçu terão reduções de frequências. A malha temporária ficará em vigor de dez de maio a 30 de agosto. Após esse período, a Azul promete retomar a malha regular de voos.
Além de Porto Alegre, outras cidades também receberão ajustes na malha. São elas: Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Maringá, Campinas, Foz do Iguaçu, Chapecó, Passo Fundo, Cascavel, Londrina, Dourados, Belo Horizonte – Confins, Ipatinga, Vitória da Conquista, Cuiabá, Criciúma, Presidente Prudente e Campo Grande.
Há clientes já com bilhetes comprados. Eles serão reacomodados em outros horários ou terão a opção de receber o valor integral pago pelo bilhete.

Porto Alegre – Pelotas (2 voos para 1 voo)
Porto Alegre – Santa Maria (2 voos para 1 voo)
Porto Alegre – Foz do Iguaçu (2 voos para 1 voo

JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ


Depressão nas alturas

Acidente com aeronave na França promove discussão sobre os limites do trabalhador da aviação. Apesar do incidente, profissionais da área afirmam que a profissão de piloto é segura e não causa estresse

A queda de um avião Airbus 320 nos Alpes Franceses na terça-feira (24) tem ganhado destaque na imprensa internacional devido a possibilidade de ter sido motivada pela depressão do copiloto, Andreas Lubtiz. A estafa e exaustiva jornada dos trabalhadores da aviação como pilotos, copilotos e controladores de voo foi, por diversas vezes, causa de manifestações e greves por todo o Brasil.
Em 2013, os aeronautas de diversas cidades brasileiras promoveram uma greve reivindicando aumento salarial. Além disso, eles também realizaram protestos no Aeroporto de Congonhas.
A paralisação ocasionou atrasos e cancelamentos de voos em todo o País. Em dezembro do ano passado, outro protesto foi realizado pelos trabalhadores que solicitavam aumento de salário e alteração do número de folgas.
No mês de fevereiro, deste ano, os aeronautas e aeroviários novamente cessaram as atividades com o intuito de que suas solicitações fossem atendidas. “Em muitos casos, acontece de voarmos seis madrugadas consecutivas. Pedimos uma restrição disso, uma parametrização de nossas escalas. A fadiga não é gerenciada hoje em dia e isso afeta diretamente a qualidade do nosso trabalho e saúde. Número de folgas e segurança do voo são outras cláusulas sociais que pedimos e que seguem legislação em todo o mundo”, disse o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Rodrigo Spader, durante as manifestações de 2015.
Seriedade
O diretor de segurança de voo do SNA, piloto Mateus Ghisleni, afirma que na reivindicação do início deste ano foram solicitadas alterações em vários aspectos como jornada de trabalho, escalada de voos e reivindicações econômicas. Ele cita um projeto de lei que já passou pelo Senado Federal e que, atualmente, está na Câmara dos Deputados e regulamenta as mudanças propostas.
Quem pretende seguir a carreira de piloto é obrigado a realizar um curso. Mateus explica que cada pessoa faz as aulas na escola de formação que considerar mais adequada e que esse é um curso técnico de pilotagem, em que se aprende sobre o avião.
Ele afirma que a profissão exige seriedade e todos os profissionais são avaliados frequentemente. “Todos os pilotos são treinados e avaliados a cada seis meses, com provas orais, escritas e práticas. Passamos por exames médicos, anualmente. Para quem possui mais de 40 anos, esse exame é semestral”, explica.
ACIDENTE
O avião Airbus 320 saiu de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha. A queda teve duração de oito minutos e os destroços da aeronave foram encontrados a 2 mil metros de altitude. O voo estava com 150 pessoas a bordo, sendo 144 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes. Entre as vítimas estavam 72 alemães, 35 espanhóis, 2 australianos, 2 argentinos, 2 iranianos, 2 venezuelanos, 3 americanos, 1 marroquino, 1 britânico, 1 holandês, 1 colombiano, 1 mexicano, 1 dinamarquês, 1 belga e 1 israelense.
 Lei do Aeronauta aumenta tempo de repouso
O Projeto de Lei (PL) 8255/14, conhecido como a nova Lei do Aeronauta, foi aprovado em dois turnos no Senado federal e agora irá ser tramitado na Comissão de Viação e Transportes, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Ele propõe mudanças em itens como o período de sobreaviso, folgas e limites de tempo de voo.
O documento prevê aumento de 8 para 12 dias de repouso remunerado por mês, sendo que, nos meses de alta temporada (janeiro, fevereiro, julho e dezembro), esse número irá cair para 10.
Além disso, o projeto de lei determina que as empresas de aviação planejem as escalas de voos dos tripulantes com base em Programa de Gerenciamento de Risco da Fadiga Humana (PGRF), de acordo com conceitos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional. Esse programa deverá ser aprovado pela autoridade de aviação civil brasileira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Também foi proposto pela área, o máximo de 100 horas de voo em 30 dias, em aeronaves turboélice e no máximo 90 horas mensais, no caso de aeronaves a jato. Também são reivindicados alteração na divulgação das jornada, na abrangência da lei e na remuneração dos profissionais.
Ex-piloto afirma que profissão é normal
O coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC, comandante Raul Francé Monteiro, afirma que a profissão de piloto ocasiona um estresse como o de qualquer outro trabalho. Segundo ele, o profissional pode ficar estressado devido as mesmas razões do que qualquer outra pessoa, como dinheiro ou perda familiar.
Raul atuou como piloto por mais de 28 anos e diz que uma profissão realmente estressante da aviação é a de controlador de voo. Ele afirma que, durante atuação como profissional da área, nunca teve problema. “Eu vivo mais estressado como professor do que como piloto”, diz.
Para o coordenador, a pessoa que pretende seguir a carreira de piloto deve ter controle. “O piloto tem que ter perfil de pessoa controlada. Tem que ser equilibrado”, afirma.
Todos que seguem a área da aviação primeiramente realizam um curso, que possui orientação da Organização da Aviação Civil Internacional (Ical). No Brasil, essa orientação é realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Raul explica que durante o curso, “o tempo todo” eles realizam atividades relacionadas com o estresse, incluindo simulação de voo e aulas de Psicologia.
Em relação ao acidente com o avião francês, o coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-GO, comandante Raul Francé Monteiro, diz que o copiloto desceu trinta mil pés em oito minutos, o que não é considerado normal. Ele afirma que não é porque o profissional é da área da aviação que ele é estressado e considera que ele pode ter suicidado, porém, lembra que ainda não há nada confirmado.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Justiça na Praça recebe público de 58 mil pessoas na Zona Norte de Natal


Os moradores da Zona Norte de Natal tiveram a oportunidade de receber neste sábado (25), diversos tipos de serviços gratuitos colocados à disposição pelo Tribunal de Justiça do RN, Prefeitura de Natal e mais de 40 instituições, órgãos públicos e da iniciativa privada parceiros da 39ª edição do Programa Justiça na Praça. Após sete anos, a capital potiguar voltou a sediar o programa e recebeu público de 58.285 pessoas. Desde as 8h, a população da área mais populosa da capital começou a ser atendida no Campus da Faculdade Estácio Zona Norte, em Igapó.

Na abertura do evento, a coordenadora do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do TJRN, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, falou da felicidade pela parceria firmada com a Prefeitura de Natal, relembrando que o prefeito Carlos Eduardo Alves havia firmado essa parceria por ocasião da primeira edição do Justiça na Praça, ainda no ano de 2007, quando também era o chefe do Executivo. Zeneide Bezerra representou o presidente do TJRN no evento, desembargador Claudio Santos, e fez uma homenagem a Força Aérea Brasileira (FAB), pela passagem do seu dia (celebrado em 22 de abril), nas pessoas dos coronéis Braga, Santoro e Alcântara, todos pilotos da Aeronáutica.

O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância da parceria firmada com o TJRN, ainda em 2007, quando a Prefeitura de Natal passou a apoiar o Justiça na Praça para potencializar os importantes serviços postos à disposição da população de Natal. Parabenizou a quem nunca deixou de acreditar no sucesso do Justiça na Praça e com isso já se chegou a sua 39ª edição. “Apesar de ser um final de semana, o nosso compromisso é estar aqui para dizer que o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte está de parabéns pela iniciativa. Saiba que a Prefeitura sempre será parceira porque entendemos que é desta forma que podemos melhorar a vida das pessoas e o grau de cidadania da nossa cidade do Natal”, comentou.

O corregedor geral de Justiça, desembargador Saraiva Sobrinho, deu as boas vindas a todos e considerou o momento como ímpar para o Poder Judiciário porque o Justiça na Praça, com seu viés social, tira juízes e servidores dos seus gabinetes e leva-os para as ruas, para atender a população mais carente de Natal. “O que está acontecendo aqui hoje é muito bom, porque nós já não estamos numa época em que o Judiciário se preocupa apenas em julgar, mas sim com o social”, afirmou Saraiva Sobrinho. Ele enalteceu a iniciativa e parabenizou a Prefeitura de Natal e a Faculdade Estácio Zona Norte pela parceria.

“Essa é a nossa missão e nós estaremos sempre de braços abertos a todos que aqui venham com a boa vontade de transformar nossa sociedade”, afirmou o diretor geral da Faculdade Estácio Zona Norte, Erick Augusto Pereira Caldas. Ele falou que é com gratidão que a faculdade teve a satisfação de receber o programa em suas instalações.

Serviços

Com uma ampla programação, o evento ofereceu diversos serviços ao público, como o Plantão Jurídico, que teve 43 audiências realizadas por três juízes plantonistas, sob a coordenação do juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho. O Plantão Judiciário contou com duas bancas de advogados e estudantes de direito de três faculdades de Natal para atender as demandas em que havia possibilidade de conciliação.

Nos estandes localizados na entrada da Faculdade Estácio Zona Norte, os visitantes encontravam servidores do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais, Ouvidoria, Novos Rumos, Noade, Plantão Jurídico, além de diversos órgãos e secretarias do Município. No interior do prédio, a população encontrava inúmeras palestras sobre os mais diversos temas, como saúde, educação, esporte, cultura, educação fiscal, trânsito, violência doméstica, direitos humanos, direitos do consumidor e programas assistenciais.

Casamento

Grávida de oito meses, tímida e com um sorriso estampado no semblante. Motivo: após três anos de união estável, Alcione Lourenço da Silva Aquino, 21 anos, finalmente estava oficializando o enlace matrimonial com aquele que escolheu para formar sua família e passar o resto da vida juntos.

Um “sim” forte e cheio de convicção foi pronunciado por Samuel Fernandes de Aquino, 24, quando perguntado pela juíza Fátima Soares, que presidia a cerimônia que selou a união de 150 casais na tenda principal armada na entrada do Campus da Faculdade Estácio Zona Norte, em Igapó.

Com o nascimento previsto para meados do próximo mês de maio, o casal está cheio de expectativa para a chegada do primeiro filho do casal. “A nossa expectativa está a mil por hora. Deus nos abençoou com um menino, que era o meu sonho e o sonho da Alcione”, revelou com orgulho nos olhos o aspirante a papai.

A timidez da esposa fez de Samuel o porta voz do casal. Mesmo reconhecendo que relacionamento de ambos passou por alguns altos e baixos, como o próprio Samuel admite que acontece em todo casamento, principalmente no início, fato considerado muito comum em qualquer casamento, o noivo afirma está feliz com sua decisão.

“Em uma escala de zero a dez, a nota que eu dou para o meu casamento é dez. Não tenho do que reclamar”, comentou. Com a oficialização da união, ele acredita que a relação vá melhorar ainda mais. “Vai melhorar porque é bom que esteja legalizado perante a Justiça, não só de Deus, mas também na Justiça dos homens. Eu acho bom estar tudo regularizado perante a sociedade”, externou.

Por fim, avaliou o casamento comunitário como positivo para os nubentes: “Casar em praça pública é uma boa iniciativa e a Justiça está de parabéns”. Sobre a tradicional lua de mel, Samuel disse que vai ser tranquila: “Como a gravidez já está entrando para o nono mês, e para não correr nenhum risco dela sentir dores e termos que correr para o hospital, a nossa lua de mel vai ser em Natal mesmo”, afirmou.

AGÊNCIA SENADO


Comissão de Relações Exteriores ouve ministro da Defesa na quinta-feira


Sergio Vieira

Está marcada para quinta-feira (30) audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com o ministro da Defesa, Jaques Wagner. A reunião cumpre requerimento do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que lembra que o próprio Regimento do Senado prevê a realização de reuniões anuais tanto com o ministro da Defesa quanto com o ministro das Relações Exteriores.
Ferraço questiona como o país está se preparando para as Olimpíadas. Nenhum país que sedie tal evento pode pensar na hipótese de “baixar a guarda” e reduzir os contingentes policial e militar. Quais são as ações que estão sendo tomadas para garantir o mais alto nível de segurança? — pergunta.
O senador também se preocupa com a crescente parceria no campo militar que a China vem estabelecendo com importantes parceiros brasileiros no Mercosul, como Venezuela e Argentina.
— A Argentina deve adquirir este ano centenas de blindados chineses. Recentemente, a Infantaria naval da Venezuela também adquiriu o mesmo blindado. Como o ministro da Defesa vê tais acordos? — questiona o senador.
Segundo Ferraço, a modernização das Forças Armadas brasileiras continua sendo um grande desafio para o país, agravado neste momento de crise econômica. Por isso, afirma ele, é importante o ministro esclarecer a população sobre quais projetos na área de defesa deverão ser contingenciados — ou seja, ter a sua execução orçamentária suspensa.
O debate envolverá ainda a instalação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), que estava prevista para o início deste ano, mas que foi adiada. O Sisfron tem o objetivo de combater em toda a área fronteiriça a ação do crime organizado, como o tráfico de drogas, armas e outros delitos.
Jaques Wagner, 64 anos, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Iniciou-se na vida pública como presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica da Bahia. Deputado federal por três mandatos, foi ministro do Trabalho e das Relações Institucionais durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Governador da Bahia entre 2007 e 2014, assumiu o Ministério da Defesa em 1ºde janeiro de 2015.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CONVERGÊNCIA DIGITAL


Governo nomeia time de especialistas para "Comunicações Seguras"

Luís Osvaldo Grossmann

O governo criou um grupo de “especialistas em comunicação segura” para normatizar a troca de informações na administração federal com “integridade e confidencialidade”. Com pelo menos 12 integrantes, esse grupo será formado pelos ministérios da Justiça, Comunicações, Planejamento e Relações Exteriores, além de Exército, Marinha, Aeronáutica, Abin e a Secretaria Geral da Presidência. A coordenação será do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC).
Os nomes de 12 titulares e 16 suplentes já foram definidos e estão na Portaria 13/2015, publicada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República nesta segunda, 27/4.
Expressamente, o grupo “terá por objetivo a elaboração da proposta de um normativo com vistas a promover a disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade das informações, nas comunicações de governo”.
Não custa lembrar, no entanto, que já existe um esforço em andamento para dar segurança às comunicações de governo. Trata-se da implantação da suíte de comunicação Expresso, a cargo principalmente do Serpro. Nas contas da estatal, até aqui já são 50 mil contas ativas – com meta de chegar a 1 milhão até o fim de 2016.

PORTAL COMEX DO BRASIL


Exportar aviões da Embraer e carne bovina, prioridades brasileiras no comércio com a China

Adicionar produtos de maior valor agregado à pauta exportadora é o grande desafio do Brasill no intercâmbio comercial com a China e por isso mesmo o tema merecerá especial atenção das autoridades brasileiras nas conversações a serem mantidas durante a visita a Brasília do primeiro-ministro Li Keqiang, no dia 19 de maio.
Além de reiterar o interesse em que a China concretize a importação de 60 aviões fabricados pela Embraer, acordada durante a visita do presidente Xi Jinping em julho de 2014 e da abertura do mercado chinês para a carne bovina brasileira, ao Brasil interessa que a China venha a importar outros bens industrializados produzidos pela indústria brasileira.
Outra grande preocupação constante na alta esfera do Palácio do Planalto e nos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e das Relações Exteriores é o crescente deficit acumlado pelo Brasil nas trocas comerciais com o gigante asiático. Este ano, apesar de as exportações brasileiras terem crescido respectivamente +13,98% e 116,17% nos meses de fevereiro e março, a balança bilateral está negativa em US$ 3,474 bilhões.
O deficit é resultado de exportações no valor de US$ 6,190 bilhões e importações no total de US$ 9,664 bilhões. Em igual período de 2014, a China obteve um saldo de apenas US$ 166 milhões nas trocas com o Brasil.
Para se ter uma ideia da dimensão desse resultado, em todo o ano de 2014 o superávit chinês foi de US$ 1,827 bilhão, devendo-se registrar ainda que esse foi o primeiro deficit brasileiro no intercâmbio com a China desde o ano de 2008. 
Analistas do MDIC apostam na tese de que assim que forem contabilizados os dados relativos às exportações do mês de abril esse panorama começará a se modificar. Para tanto deve contribuir a aceleração dos embarques de soja, iniciados no mês de março. No primeiro trimestre de 2014, a receita gerada pela soja somou US$ 3,762 bilhões. Este ano, em igual período, despencou para US$ 1,994 bilhão.
A disparidade entre esses números é justificada pela forte queda nos preços internacionais da soja, o que fez com que mesmo exportando um volume maior do produto o valor auferido tenha sido significativamente inferior. Esse cenário marcado pela retração nos preços persiste, o que deixa antever que dificilmente a soja por si só ajudará o Brasil equilibrar a balança comercial com os chineses.
Outro motivo de preocupação reside no fato de que a pauta exportadora brasileira persiste concentrada em commodities, e, mais precisamente, em apenas três itens: soja, minério de ferro e petróleo. Juntos, os três produtos correspondem a 69,88% de todo o volume exportado para a China. A soja contribui com o maior percentual (32,22%), seguida pelo minério de ferro (23,26%) e pelo petróleo (14,40%).
 Na opinião do embaixador Sérgio França Danese (Secretário-geral das Relações Exteriores do Itamaraty), a concretização do acordo feito durante a visita do presidente Xi Jinping, fazendo com que a China importe 60 aeronaves fabricadas pela Embraer e finalmente decida abrir seu mercado para a carne bovina brasileira, é de crucial importância para que não apenas a balança comercial bilateral se torne mais equilibrada mas que a China finalmente passe a importar produtos brasileiros de maior valor agregado.
 Segundo o diplomata, “a concretização desses dois compromissos em areas vitais do comércio exterior brasileiro sinalizará, de forma patente e inquestionável, relevância política que a China reiteradamente tem apontado na sua relação com o Brasil”.

PORTAL SEGS.COM


Engenheira alerta para as falhas humanas em acidentes aéreos

A engenharia é uma ciência exata e, como tal, todos os riscos são evitáveis
Organização americana diz que 95% das ocorrências são causadas pelo homem.
Aumento de casos na aviação preocupa o setor.
No último dia 24 de março, o mundo ficou perplexo com a notícia do acidente aéreo da empresa Germanwing, ocorrido nos Alpes franceses, que culminou com a morte de 150 pessoas. O choque foi ainda maior quando a imprensa divulgou que a queda havia sido causada intencionalmente pelo copiloto da aeronave. O motivo? A depressão.
Segundo a OSHA (Organization Safety and Health Administration), 95% dos acidentes são provenientes de atos inseguros, ou falha humana, e esse foi mais um que passou a fazer parte dessa triste estatística. “A manutenção das aeronaves é prioridade para as empresas. As companhias aéreas possuem uma série de procedimentos e testes que são adotados antes da decolagem. A engenharia é uma ciência exata e, como tal, todos os riscos são evitáveis”, diz a engenheira do trabalho e diretora da Ramazzini Engenharia, Marcia Ramazzini, especialista em gestão de risco. 
O setor de aviação civil no Brasil é regulado por normas expedidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), através de resoluções e portarias. Os documentos estabelecem conceitos, práticas e procedimentos relacionados a diversas áreas da aviação civil e são elaborados com os padrões internacionalmente estabelecidos para o setor. Na busca pela melhoria contínua e pela excelência no desempenho de suas atividades, a ANAC tem atualizado periodicamente regulamentos e normas. 
Além das preocupações mecânicas, existe, ainda, o cuidado com a saúde dos pilotos e de toda a equipe de trabalho. “Talvez um gerenciamento rigoroso da segurança do trabalho poderia ter evitado este acidente. Se houvesse uma gestão efetiva, principalmente na saúde mental, essa fatalidade não teria ocorrido”, afirmou Marcia.
No caso do acidente envolvendo a empresa Germanwing, a depressão, uma doença que ocasiona mudanças invisíveis no psicológico, porém visíveis no comportamento do doente, foi o motivo que levou o copiloto a tomar a terrível decisão de derrubar o avião.
Presenteísmo
O profissional brasileiro também passa por uma mudança social de hábitos. As pessoas estão cada vez mais sozinhas, enfrentam longas jornadas de trabalho, ficam muito tempo fora de casa, estão cansadas e cada vez mais estagnadas na profissão. A concorrência, a insegurança, e diversos outros fatores afetam o comportamento. Assim, acabam não prestando atenção em quem está ao seu lado.
O presenteísmo, de acordo com Marcia, é um dos problemas atuais que mais tem afetado a segurança das empresas. “Os funcionários vão trabalhar, mas suas mentes e seus pensamentos estão em outro lugar. Em consequência, acabam se acidentando e o resultado é mais um problema para a Segurança do Trabalho”, revela. 
Segundo a engenheira, um exemplo desse problema está em uma pesquisa divulgada recentemente, que mostra que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) gasta quase R$ 1 milhão por mês com o pagamento de benefícios a pessoas que possuem depressão. Esse número representa cerca de 2% do total de auxílios-doença mantidos no Estado. “Os dados dessa pesquisa foram levantados no Piauí, porém é uma situação que acontece em todo nosso país”, explica Marcia.
Acidente
Atualmente, a segurança do trabalho é formada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos do trabalho, engenheiros, técnicos, enfermeiras, psicólogas, fisioterapeutas, entre outros especialistas. A missão é manter a integridade física e mental que reflete no aspecto comportamental dos funcionários. 
“Acidente é resultado de comportamento e, como tal, possui pode ser evitado por treinamentos específicos. Também existem técnicas estruturadas para identificação de mudanças no perfil de subordinados e colegas de trabalho, independentemente do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional da empresa. Portanto, não é responsabilidade do médico do trabalho”. 
Para especialista também houve falhas na segurança do voo, uma vez que nos Estados Unidos não é permitido somente uma pessoa ficar na cabine de comando. “O case Germanwing deixou clara a importância de uma gestão efetiva sobre riscos, que é de responsabilidade da Segurança do Trabalho”, destaca a engenheira.
Os dados e as informações necessários para uma análise e diagnóstico da situação são obtidos por meio de um monitoramento constante do transporte aéreo e têm como objetivo subsidiar decisões regulatórias e supervisionar os serviços oferecidos aos usuários, de modo a garantir a segurança e a eficiência na aviação civil. “Será que era a primeira vez que o piloto e copiloto voavam juntos? Provavelmente não. Enfim, falhas ocorreram e levaram à morte 150 pessoas. Que isso sirva para evitar que outros acidentes aéreos aconteçam tendo a mesma causa raiz, ou seja, um copiloto que deveria estar afastado em tratamento contra depressão”.
10 maiores acidentes históricos
 - Tenerife: Aconteceu em 1977, na Espanha - 583 passageiros morreram
- Japan Airlines Voo 123: Aconteceu em 1985, no Japão – 520 pessoas morreram
- Charkhi Dadri: Aconteceu em 1996, na Índia – 349 pessoas morreram a bordo
- Ermenonville: aconteceu em 1974, na França – 346 pessoas foram vítimas 
- Air Índia Voo 182: aconteceu no Oceano Atlântico em 1985 – 329 pessoas morreram
- Saudia Voo 163: Aconteceu em 1980, na Arábia Saudita. 301 pessoas morreram a bordo.
- Iran Air Voo 655: 1988, no Oceano Índico. 290 pessoas morreram
- Guarda Revolucionária do Irã: Aconteceu em 2003. 275 pessoas morreram
- Chicago: em 1979, nos Estados Unidos – 271 vítimas fatais
- Korean Air Lines voo 007: Aconteceu no Oceano Pacífico, em 1983 – 269 pessoas morreram.

PORTAL CBN


MPF vai mediar acordo de regularização fundiária no entorno do aeroporto de Barcelos

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) vai mediar discussões para buscar acordo referente a regularização fundiária de famílias instaladas no entorno do aeródromo do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).
A União Federal – proprietária da área – sinalizou em audiência judicial com proposta de acordo para regularizar a maior parte das famílias que já vivem no local há décadas, exceto as casas situadas na cabeceira da pista de pouso, considerada de alto risco pela aviação civil.
A tentativa de acordo faz parte de processo judicial envolvendo a área. Em fevereiro deste ano, uma decisão da Justiça Federal determinou a retirada das famílias do terreno de propriedade da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR). Em audiência realizada no último dia 23 de abril, a proposta de acordo foi lançada pelo coordenador-geral de Convênio da SAC/PR e bem recebida pelos representantes das diversas partes envolvidas no caso, inclusive das famílias.
O procurador da República Alexandre Jabur, representante do MPF/AM que atua no caso e vai coordenar as negociações em torno do acordo, disse que a ordem de retirada das famílias do local deverá ficar automaticamente suspensa enquanto a proposta estiver em discussão. Ele adiantou ainda que as reuniões para discussão do acordo ocorrerão mensalmente, durante cerca de seis meses, sendo a primeira delas já no próximo dia 25 de maio.
Pela proposta inicialmente apresentada, é possível que a maioria das quase 500 famílias atingidas pela decisão poderão permanecer na área e terão a situação fundiária de suas residências regularizada. Os estudos preliminares indicaram que um grupo aproximado de 80 casas situadas na área de cabeceira da pista de pousos de decolagens do aeródromo de Barcelos, local considerado de alto risco, precisariam ser realocadas. O estudo ainda deverá ser aprofundado pelos órgãos de aviação civil competentes.
Participaram da audiência conduzida pela juíza federal Marília Gurgel Sales alguns vereadores do Município de Barcelos, representantes das famílias que vivem na área, da Prefeitura de Barcelos, da Advocacia Geral da União, da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas, da Aeronáutica e da Fundação Nacional do Índio (Funai), bem como servidores da Secretaria de Aviação Civil e da Secretaria de Patrimônio da União. Para o procurador da República, o cenário é favorável à construção de um acordo consensual que solucione o impasse de maneira justa. “O empenho de todos os órgãos envolvidos é fundamental para construir uma solução real e efetiva para regularizar a situação”, lembrou Jabur.

PORTAL A CRÍTICA.NET (MS)


Museu recebe aeronave C-130 Hércules operada pela FAB

O Museu Aeroespacial sediado no Rio de Janeiro anunciou a incorporação ao acervo histórico no último dia 16 de abril, de uma aeronave Lockheed C-130 Hércules anteriormente operada pela Força Aérea Brasileira, com a identificação FAB 2453. A cerimônia contou com a presença de uma comitiva norte-americana e na ocasião, foram homenageados os tripulantes do ultimo voo da aeronave com destino ao Campo dos Afonsos e a Força Aérea Norte-Americana (USAF), principal operadora do modelo, com maquetes da aeronave. A oportunidade também marcou o lançamento do novo catálogo do museu, com a presença dos irmãos Mauro e Flávio Lins de Barros, autores do valioso legado para divulgação da história do acervo.


PORTAL PORTOGENTE.COM.BR


Embraer lança novo avião agrícola na Agrishow

O novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer – o Ipanema 203 – será o destaque da Empresa na 22ª edição da Agrishow (www.agrishow.com.br), feira dedicada ao agronegócio realizada na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, de 27 de abril a 1 de maio. A unidade pré-série do novo Ipanema 203 realizou seu primeiro voo no último dia 16 de abril, na Unidade da Embraer em Botucatu (SP), onde a linha de montagem do avião está localizada. Durante a Agrishow, o público terá a primeira oportunidade de tomar contato com a nova aeronave no estande da empresa (E22D, na Avenida 22).
O novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer – o Ipanema 203 – será o destaque da Empresa na 22ª edição da Agrishow (www.agrishow.com.br), feira dedicada ao agronegócio realizada na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, de 27 de abril a 1 de maio. A unidade pré-série do novo Ipanema 203 realizou seu primeiro voo no último dia 16 de abril, na Unidade da Embraer em Botucatu (SP), onde a linha de montagem do avião está localizada. Durante a Agrishow, o público terá a primeira oportunidade de tomar contato com a nova aeronave no estande da empresa (E22D, na Avenida 22).
Evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% do market share no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas, o Ipanema 203 possui dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao modelo anterior e hopper com capacidade 16% maior em volume (ver tabela abaixo). A nova envergadura da asa permite uma faixa de deposição 20% maior, o que aumenta ainda mais a sua produtividade.
Depois de pesquisas em conjunto com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), os winglets (pontas das asas) foram reprojetados. O resultado foi a diminuição da área lateral da aeronave, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização. Outra importante parceria, esta com a Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – (FCA/UNESP), da cidade de Botucatu, deu suporte aos testes de pulverização do novo modelo, atestando sua eficiência e produtividade.
O avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com air bag e cabine mais alta, com novo conceito ergonômico. O assento, por exemplo, foi reformulado e revestido por material natural perfurado, que permite fácil limpeza, transpiração e possui maior durabilidade. As alavancas de comando e os pedais foram reprojetados, com ângulos mais suaves, que permitem controles ainda mais precisos. Tudo isso para facilitar o dia a dia do operador, permitindo que ele desempenhe seu trabalho com maior conforto e eficiência.
É a primeira reformulação do produto desde 2005, quando o Ipanema 202 se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis. A fonte alternativa de energia renovável, derivada da cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental e os custos de operação e manutenção e ainda melhorou o desempenho geral da aeronave, tornando-a mais atrativa para o mercado. Hoje, cerca de 40% da frota em operação é movida a etanol e aproximadamente 80% dos novos aviões são vendidos com essa configuração.
Produto mais longevo da Embraer, com 43 anos de produção ininterrupta, o Ipanema já teve mais de 1.360 unidades entregues. “O sucesso da aeronave se deve, também, à sua capacidade de adaptação: ao longo do tempo, foram incorporadas melhorias no Ipanema de acordo com as necessidades dos clientes, o que tem garantido a confiança e a sua liderança no mercado”, disse Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para o programa. “Estamos trazendo para o mercado uma aeronave mais avançada, com ganhos na produtividade, conforto e que seguirá tendo o melhor custo-beneficio do mercado, sendo a única do mundo produzida em série para voar com etanol.”
Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. As principais culturas que têm demandado o avião são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, citrus, eucalipto, milho, soja e café. Ele também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented