|

Esquadrão Onça (1º/15º GAV) comemora 40 anos






Grupamento dos Ex-IntegrantesO 1º/15º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Onça, completou 40 anos de existência neste mês (17/9). Marcado por diversos eventos, a comemoração reavivou e cultuou os fatos e os homens que fizeram história na Aviação de Transporte na Região Central do nosso País.

O pátio de Aeronaves da Base Aérea de Campo Grande foi palco de solenidade militar, em que diversas autoridades, civis e militares, prestigiaram data. Foram homenageados os ex-Comandantes da unidade. Ao final da Solenidade foram incorporados à tropa todos ex-integrantes do esquadrão presentes à cerimônia, que, comandados pelo Brig Ar R1 Valdir de Souza, ONÇA 02, marcharam lado a lado e relembraram o tempo em que serviram no 1°/15° GAV.

Onça

Dos três Esquadrões sediados atualmente na BACG, o 1º/15º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Onça, é o mais antigo. Periodicamente, o esquadrão é deslocado para atender, na região Oeste, aos destacamentos de fronteira do Exército, a partir de Corumbá e Cáceres, lançar paraquedistas no Campo dos Afonsos (RJ) e atender várias unidades da Marinha e do Exército nas fronteiras do Norte do país.

Foto HistóricaSendo a única Unidade Aérea de transporte da região Oeste do país, o Esquadrão Onça desempenha importante papel social. Dentre as inúmeras missões executadas, destacam-se o auxílio na construção de três cidades na região Norte de Mato Grosso, na década de 70: Vera, Sinop e Aripuanã, transportando desde casas pré-fabricadas até gado nos aviões C-115 Buffalo. As condições de vôo na época colocavam à prova a habilidade das tripulações. Na cidade de Aripuanã, por exemplo, os pilotos identificavam o local devido à névoa de uma cachoeira alta, existente nas proximidades.

Criado pelo Dec. 22802 de 24 de março de 1947 e ativado pela Port. nº 64 GM 7 de 17 de setembro de 1970, foi inicialmente equipado com aviões C-115 Buffalo. Estas importantes aeronaves ficaram no esquadrão ONÇA até 1980, quando foram substituídas pelos C-95 Bandeirante, os quais operaram nas fileiras da Unidade até fevereiro deste ano. Atualmente, o Esquadrão está dotado das modernas aeronaves C-105 Amazonas e C-98A Grand Caravan.

Batismo do C-105 Amazonas

Em setembro de 2008, o primeiro C-105 chegou a “toca dos Onças”. Três meses depois, fortes chuvas atingiram o Estado de Santa Catarina, deixando milhares de desabrigados e matando mais de uma centena de pessoas. O Brasil inteiro se lançou numa grande campanha para ajudar. Milhares de toneladas de alimentos, roupas, água, remédios e até brinquedos foram arrecadados em todas as regiões. Somente em Mato Grosso do Sul os donativos passaram de 200 toneladas.

As águas que desabrigaram os catarinenses também destruíram estradas e isolaram diversos municípios. Fazer esses alimentos chegar ao seu destino tornou-se um desafio. Transportadoras, com seus caminhões e companhias aéreas se prontificaram a levar parte dessa preciosa carga. A Força Aérea também entrou na batalha e disponibilizou seus aviões. Um deles foi o C-105 Amazonas, do 1º/15º Grupo de Aviação. Esta missão foi o batismo da aeronave em sua nova Unidade. Foram transportadas, em poucos dias, mais de 80 toneladas para os municípios atingidos, provando a evolução da capacidade do esquadrão em sua missão de transporte.

Brig Ar Umile Rende Neto preside a Solenidade

Formatura Militar

Fonte: 1°/15° GAV



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented