|

Presidente da Infraero participa de cerimônia do TCU de lançamento do modelo de fiscalização da Copa de 2014







O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, participou nesta terça-feira (11/5), na sede do Tribunal de Contas, em Brasília, da cerimônia de apresentação do modelo de fiscalização das ações e obras relativas à realização da Copa de 2014. Na solenidade, foi firmada parceria entre o TCU e os tribunais de contas estaduais e municipais para a fiscalização preventiva e troca de metodologia de controle entre os órgãos.

Participaram da solenidade, além de ministros do TCU, o presidente do órgão, Ubiratan Aguiar, o relator-geral da Copa 2014, Valmir Campelo, e os ministros de Estado: do Esporte, Orlando Silva; do Planejamento, Paulo Bernardo; e da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage. Governadores e prefeitos das cidades-sede da competição também marcaram presença, além de parlamentares e representantes do Ministério Público Federal.

O TCU vai publicar na internet os dados sobre auditorias e acompanhamento das obras. Cada tribunal – estadual e municipal - será responsável por publicar documentos e informações sobre os percentuais de execução física e financeira das obras que fiscalizar.

Segundo o presidente do TCU, a fiscalização será concentrada em um único relator. “Esta fiscalização demonstra a preocupação do TCU de levar a cabo ações preventivas de controle. Independentemente do gestor, a conta será paga pelo povo”, alertou Ubiratan Aguiar. O ministro relator Valmir Campelo disse que não se pode perder tempo e que esta data é simbólica por estar a um mês do início da Copa da África do Sul e a quatro anos do evento no Brasil. “Somos um time, todos temos papel fundamental a desempenhar. Qualquer um que falhe é um desfalque imenso”, afirmou. Para Campelo, uma ação conjunta e coordenada com outros órgãos vai evitar empecilhos e irregularidades que possam comprometer os eventos.

Já para o ministro do Esporte, o anúncio do TCU é mais um sinal de que o País está unido em prol da Copa. “Este incentivo se soma a outros que visam à transparência no gasto do dinheiro público", destacou Orlando Silva.

Aeroportos e a Copa
A Infraero possui investimentos da ordem de R$ 4,7 bilhões nos aeroportos relacionados com os jogos da Copa. Para o presidente Murilo Barboza, a iniciativa do TCU é essencial e soma-se aos esforços que a Infraero tem feito para a execução do seu cronograma de obras. “O trabalho de acompanhamento do TCU, além do Ministério Público Federal (MPF) CGU, é mais uma parceria. Temos a grata satisfação de poder contar com estes mecanismos preventivos que podem aprimorar o trabalho de todos”, afirmou Murilo.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented