|

Esquadrões de Patrulha celebram data histórica no RJ





Sobrevoo de aeronaves P-95 Bandeirulha e homenagens à bravura e dedicação de militares do passado e do presente marcaram a solenidade de comemoração do Dia da Aviação de Patrulha, promovida no dia 22 de maio, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC).

Estavam presentes representantes dos quatro Esquadrões de Patrulha da Força Aérea Brasileira e “patrulheiros” da reserva. Durante a solenidade foram lembrados momentos que marcaram a história da Aviação.

Entre eles, o dia 22 de maio de 1942, quando dois Capitães Aviadores, partindo de Recife (PE), localizaram e atacaram um submarino que rondava a costa brasileira. Navios brasileiros já haviam sido afundados antes em ataques.


Pela bravura com que os militares conduziram o combate e afundaram o submarino, 22 de maio ficou instituído como o Dia da Aviação de Patrulha.

“A esses homens e mulheres de honra, de ontem e de sempre, que voam ou voaram pelos rincões oceânicos diuturnamente, garantindo a vigilância e segurança de nossos mares, outorgamos a memorável denominação de ‘Patrulheiros’ ”, afirmou o Comandante-Geral de Operações Aéreas da FAB, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antonio Saboia Burnier, na Ordem do Dia da Aviação de Patrulha.

Durante a solenidade, também foram prestadas homenagens a militares da ativa e da reserva. Os Comandantes dos quatro esquadrões de Patrulha foram condecorados com a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura. Houve, ainda, imposição de flores no busto Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro-do-Ar Dionysio Cerqueira de Taunay.

“Foi um dia à altura da Aviação de Patrulha, que está em franco progresso”, destacou o Comandante da Segunda Força Aérea, Brigadeiro-do-Ar Luís Antônio Pinto Machado, lembrando que o batismo de fogo da FAB veio com a Patrulha.

A cerimônia foi encerrada com desfile militar. Ao som das marchas Fibra de Herói e Aviação Embarcada, o destaque foi o grupamento de “Patrulheiros”, que foi composto por militares da ativa e da reserva.

Fonte: CECOMSAER




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented