|

SDU: Órgãos receberão ofício na próxima semana





A Defensoria Pública da União enviará na próxima segunda-feira ofícios para três órgãos – Infraero, Polícia Militar e Polícia Civil – cobrando melhorias na segurança do Aeroporto SANTOS DUMONT, no Centro do Rio. O anúncio foi feito quinta-feira pelo defensor federal André Ordacgy, que já está formulando os documentos.

Especificamente para a Infraero, o ofício pedirá o deslocamento dos caixas eletrônicos – localizados atualmente na entrada do terminal de desembarque – para um ponto mais seguro dentro do próprio aeroporto. Além disso, a Defensoria Pública também vai solicitar que o processo de licitação – para aumentar o número de vigilantes privados – seja acelerado e que câmeras de monitoramento sejam instaladas para flagrar possíveis ações criminosas, como a ocorrida no último dia 23, quando uma funcionária de uma companhia aérea foi assaltada e o bandido na fuga fez um disparo que apavorou os passageiros.

– O fato de o terminal antigo ser tombado, prejudica a instalação de portas automáticas. Isso facilita ainda mais para os meliantes, uma vez que a localização do SANTOS DUMONT oferece uma série de rotas de fuga para os assaltantes – avaliou Ordacgy.

A expectativa da Infraero é de aumentar de 65 para 145 agentes no interior do aeroporto, o que deve ocorrer em até dois meses. Quanto às câmeras, são 74 equipamentos, porém, nenhuma delas está instalada no antigo terminal.

– A Infraero alega que uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), investigando obras de expansão do aeroporto, está atrapalhando a sequência da modernização desde 2007. No entanto, nada impede que eles realizem uma nova licitação emergencial para solucionar o problema das câmeras. Segurança é prioridade – cobrou André.

Procurado pela reportagem do Jornal do Brasil, o superintendente da Infraero, Emmanueth Sá, não comentou o caso. Através da assessoria de imprensa, ele informou que esteve em reunião durante todo o dia de quinta-feira.

A Polícia Militar destacou que já realiza patrulhamento na parte externa do SANTOS DUMONT com o 13º BPM (Praça Tiradentes) e o BP Tur (Batalhão de Polícia de Turismo). A corporação lembrou que há baseamento de viaturas e não prometeu reforço na área.

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented