|

Ordem do Dia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica






A criação do Ministério da Aeronáutica em 20 de janeiro de 1941 exigiu dos seus integrantes a capacidade de enfrentar grandes desafios nas áreas técnica e científica, cuja superação proporcionaria alterações irreversíveis nos rumos da aviação brasileira, particularmente da Força Aérea.


Desde aquela época, já se tinha a consciência de que as múltiplas e complexas atividades do novo ministério deveriam ser desenvolvidas por técnicos com elevados níveis de qualificação.

Assim sendo, em 4 de março de 1941, foram aprovadas as instruções para a formação dos sargentos especialistas para a Aeronáutica, cuja formação seria realizada, inicialmente, na sede da ex-Escola de Aviação Naval.

Com a extinção da Escola de Aviação Militar e da Escola de Aviação Naval, foi criada, em 25 de março de 1941, a Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada na Ponta do Galeão, Ilha do Governador, cidade do Rio de Janeiro.

Do ponto de vista histórico, a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica confunde-se com a criação do próprio Ministério da Aeronáutica, sendo, portanto, a primeira organização de ensino técnico daquela instituição.

A partir daquele 25 de março, a Escola de Especialistas de Aeronáutica vem formando, ao longo dos anos, homens e mulheres com altos níveis de especialização e que com disciplina, amor e coragem, espalhados pelos diversos rincões deste Brasil, dão suporte às complexas atividades da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira.

Desta forma, é com o mais elevado espírito que, neste dia, o Comando da Aeronáutica, em ato solene, rende um preito de reconhecimento àqueles que com seus valorosos trabalhos dignificam a Força Aérea e a própria Nação.

E neste mister, é imperioso, também, citar o legado daqueles especialistas do passado que participaram com o seu trabalho anônimo no apoio ao 1o Grupo de Aviação de Caça na Itália, do processo de integração da Amazônia, do marcante apoio às operações humanitárias relacionadas às catástrofes nacionais e internacionais e de tantos outros que, de alguma forma, contribuíram para engrandecimento da Força Aérea, alguns dos quais, com o sacrifício da própria vida.
Por outro lado, a Força está entrando em um cenário em que a rapidez da evolução tecnológica exige uma constante adequação dos perfis técnicos dos especialistas para continuarem atuando com efetividade no suporte às variadas atividades que concorrem para o cumprimento da missão constitucional, dentro do lema: APOIAR PARA REALIZAR.

Nesse ensejo, o COMANDO-GERAL DE APOIO manifesta o seu reconhecimento pelo resultado do trabalho consciente de homens e mulheres que, diuturnamente, vêm dedicando-se às suas atividades de aprestamento operacional, de manutenção, de guarda e segurança, de controle do espaço aéreo, de ciência e tecnologia, de ensino, de infraestrutura, de saúde, de apoio administrativo e de apoio ao homem.
Especialistas de Aeronáutica!

A Força Aérea Brasileira conclama a todos a estarem preparados para o porvir, pois, somente a fé na missão, a vivência dos imutáveis valores e princípios da vida militar, a coragem para enfrentar os grandes desafios e a dedicação individual permitirão continuar honrando o passado de glórias e a delinear com segurança os caminhos ainda a percorrer.

Parabéns aos Especialistas de Aeronáutica, aos agraciados que fizeram jus à distinção ora recebida e que Deus ilumine a todos nesse desafiante e maravilhoso futuro !

Rio de Janeiro, 25 de março de 2010.

Ten Brig do Ar ANTONIO GOMES LEITE FILHO
COMANDANTE GERAL DE APOIO

Fonte: COMGAP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented