|

Anac cobra investimentos em aeroportos brasileiros






BRASÍLIA - A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, disse sexta-feira que o Brasil precisa fazer investimentos na infraestrutura dos aeroportos para que possa suportar a expansão do setor aéreo. Segundo a diretora, o mercado deve registrar avanço de 17% em relação ao ano passado, mesma taxa de crescimento registrada em 2009.

– A perspectiva hoje é que o percentual fique equivalente ao do ano passado porque tem uma variável que a gente não tem controle que é o preço – disse a presidente da Anac durante evento no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Solange explicou que a perspectiva de passagens mais caras este ano, para recompor supostas perdas sofridas no ano da crise, seria um limitador para uma expansão mais forte do mercado em 2010. O movimento de passageiros nos aeroportos deve crescer 10%.

Solange destacou que o mercado brasileiro começou o ano bastante aquecido e que os números de fevereiro mostraram um crescimento de quase 43% na demanda doméstica ante o mesmo mês de 2009.

A presidente da Anac informou ainda que, até o final do ano, será feito um estudo nos principais aeroportos brasileiros para definir sua capacidade máxima. “Vamos tentar agir preventivamente, sinalizando quais aeroportos estão próximos do limite”, declarou Solange.

O presidente da Infraero, Murilo Barboza, anunciou que a autarquia pretende investir, até a Copa do Mundo de 2014, R$ 8 bilhões nos aeroportos nacionais, priorizando aqueles em que as cidades serão palcos de jogos.

Barboza anunciou que a instalação temporária de três módulos operacionais no aeroporto de Guarulhos (SP) aumentarão a capacidade em três milhões de passageiros ao ano. O primeiro módulo será instalado no ano que vem. “A estrutura vai dar uma folga importante em Guarulhos até que o terminal 3 seja concluído”, afirmou Barboza.

O executivo disse ainda que estruturas semelhantes estão previstas para os aeroportos do Rio de Janeiro e Brasília.

Com agências

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented