|

A arte contemporânea urbana invade o RIOgaleão



#Aeroportos - A arte contemporânea urbana invade o RIOgaleão ...  


Rio de Janeiro, julho de 2018 A porta de entrada do Brasil para turistas de todo o mundo passou a recepcionar viajantes que desembarcam de fora do país com um grande corredor de manifestação cultural brasileira, projeto inédito entre aeroportos brasileiros. Desde o início do mês, quem passa pelo desembarque internacional do RIOgaleão já pode conferir as obras finalizadas de cinco artistas de diferentes estados nacionais, que colorem a chegada ao Rio de Janeiro com o mesmo tema: o “Tropical Natural”.

Além da arte já deixada pelo grafiteiro Zéh Palito (SP), legado do período olímpico (2016), os corredores do desembarque ganharam novas pinturas pelas mãos de Thiago Mazza (BH), Mateu Velasco (RJ) e do Acidum Project (CE) – formado pelo casal Tereza Dequinta e Robézio Marqs. No painel de Thiago Mazza, a pintura traz um casal de ararajuba e um macaco bugio, animais que são encontrados na mata atlântica do Rio de Janeiro, e as plantas bromélias, muito usadas por Burle Marx em seus jardins. Já Mateu Velasco pintou em seu mural uma homenagem ao tropical natural carioca. Por fim, o Acidum Projetct completa a arte com o tropical natural nordestino e o universo onírico dos artistas que se inspiram no surrealismo.

“O projeto alia a ideia de promover o encontro entre os passageiros e a arte ao desejo do RIOgaleão de criar uma coleção de manifestação cultural contemporânea que celebre o que o Brasil tem de melhor, para que o turista, ainda nas boas-vindas, tenha um pequeno gostinho do que ele vai desfrutar no nosso país. Somos a porta de entrada turística do país e queremos levar essa experiência aos nossos passageiros”, explica Gabriel França, diretor comercial e corporativo da concessionária que administra o aeroporto. Atualmente, aeroportos do mundo todo estão abrindo suas portas para a arte urbana, uma estética que vive seu auge. Recentemente, o aeroporto de Viena, na Áustria, ganhou um grande painel do lado de fora do Terminal 1. O aeroporto de Berlim, na Alemanha, também apresenta um grande mural de street art.

A curadora responsável pelo projeto é Juliana Mont’Alverne Flores, idealizadora do CURA – Circuito Urbano de Arte. “Selecionei artistas que já tivessem, em sua trajetória, afinidade com o tema ‘Tropical Natural’ e que viessem de diferentes estados do Brasil. Assim, o passageiro que desembarca no Rio pode apreciar a diversidade da arte urbana nacional, que vive seu auge com os nossos artistas sendo requisitados nos principais festivais de arte de rua do mundo, bem como por grandes galerias de arte contemporânea”, ressalta Juliana. Além da relevância de cada artista na cena e a elaboração estética de cada um, outro critério usado para a seleção foi profissionais que usam técnica de pintura clássica, utilizando apenas pincel, rolinho e tinta acrílica.



Sobre o RIOgaleão
Desde agosto de 2014, o RIOgaleão é responsável pela administração e operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Com contrato de concessão de 25 anos, a Changi Airports International é a sua principal acionista e subsidiária da Changi Airports Group (CAG), que opera o premiado Aeroporto Changi, em Cingapura, o sexto mais movimentado do mundo e reconhecido como o melhor do planeta. Até o fim da concessão, o RIOgaleão investirá R$ 5,2 bilhões no aeroporto carioca, dos quais R$ 2 bilhões já foram investidos, em melhorias constantes de infraestrutura. O objetivo é trazer novas linhas aéreas, rotas, destinos e estabelecimentos comerciais, para transformá-lo na principal porta de entrada de viajantes para a América Latina. Para mais informações, visite: www.riogaleao.com.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented