|

RIOgaleão e Polícia Federal realizam simulados de Apoderamento Ilícito de Aeronave (ESAIA) e Ameaça de Bomba (ESAB)



RIOgaleão e Polícia Federal realizam simulados de Apoderamento Ilícito  de Aeronave (ESAIA) e Ameaça de Bomba (ESAB) ...  


Ações simularam situações de risco para avaliar procedimentos e infraestrutura do Aeroporto Internacional Tom Jobim e atuação dos órgãos de segurança envolvidos ...  


Dublin, Irlanda, Setembro de 2017 - O RIOgaleão, em conjunto com a Polícia Federal, realizou no Aeroporto Internacional Tom Jobim o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave (ESAIA) e o Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB), testes obrigatórios previstos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em aeroportos com movimento superior a 10 milhões de passageiros por ano.

A ação tem o objetivo de organizar a aplicação de medidas de segurança destinadas a garantir a integridade de todos que trabalham ou transitam no ambiente aeroportuário, bem como das instalações do aeroporto, a fim de proteger as operações da aviação civil contra atos de interferência ilícita, cometidos no solo ou em voo.

Mais de 100 pessoas participaram do exercício, que simulou o enfrentamento ao terrorismo em dois diferentes cenários: o primeiro, com ameaça de explosivos em uma mala abandonada, em uma das áreas próximas ao pátio de aeronaves e à pista de pousos e decolagens; e o segundo, com a invasão de um grupo armado em área restrita de segurança aeroportuária e apoderamento de uma aeronave de transporte de valores.

Os simulados tiveram a duração de cerca de quatro horas e envolveram as equipes de Resposta a Emergências e Segurança da operação da concessionária, profissionais das Polícias Federal (Delegacia Especial de Assuntos Internacionais, Grupamento de Bombas e Explosivos e o Comando de Operações Táticas), Civil e Militar, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Centro de Operações da Prefeitura do Rio, Centro Integrado de Comando e Controle Regional, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO), ANAC, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Companhias Aéreas e as Empresas de Serviço Auxiliares de Transporte Aéreo.

Sobre o RIOgaleão
O RIOgaleão assumiu a administração e a operação do aeroporto em agosto de 2014, com contrato de concessão de 25 anos. Até o fim desse período, o RIOgaleão investirá R$ 5,2 bilhões no aeroporto – destes, investimentos de cerca de R$ 2 bilhões já foram concluídos. O objetivo é transformar o Aeroporto Internacional Tom Jobim na porta de entrada para a América Latina. Para mais informações, visite: www.riogaleao.com.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented