|

Programa de Eficiência Logística do RIOgaleão Cargo auxilia importadores a ganharem agilidade nas operações



Programa de Eficiência Logística do RIOgaleão Cargo auxilia importadores a ganharem agilidade nas operações ...  



Dublin, Irlanda, Setembro de 2017 - Após a implantação do Programa de Eficiência Logística do RIOgaleão Cargo, mais de 100 importadoras diminuíram o tempo de retirada de suas cargas para uma média geral de três dias. Outro resultado significativo foi a redução do tempo de permanência no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim – das 141 empresas que participam do programa, quase 40 delas conseguiram reduzir pela metade o tempo em que a mercadoria aguarda liberação.

A primeira edição do Programa de Eficiência Logística ocorreu entre novembro de 2015 e outubro de 2016. Os indicadores positivos alcançados foram fruto do trabalho da equipe cujo foco principal é a assessoria personalizada a cada um dos participantes do programa. “O objetivo é mostrar aos participantes quais são os gargalos nos processos e buscar juntos – importador e exportador junto com a concessionária – soluções para melhoria na performance”, explica Patrick Fehring, diretor do RIOgaleão Cargo. “Essa melhoria envolve também a assessoria junto aos órgãos públicos para melhoria da performance do tempo de liberação das cargas.”

Os principais setores beneficiados foram o de óleo e gás e farmacêutico, já que importantes empresas desses ramos foram as que apresentaram melhores resultados no processo de importação e se tornaram ainda mais eficientes nas transações entre elas, o RIOgaleão Cargo e os órgãos públicos.

A segunda etapa do Programa de Eficiência Logística está em curso para aprimorar ainda mais a performance do aeroporto. Os importadores com os melhores resultados são premiados com um selo conferido pelo RIOgaleão Cargo.

O índice utilizado para premiar os destaques do ano é medido pelo RIOgaleão por meio do monitoramento de tempo médio do processo logístico, desde a chegada da carga ao terminal até a entrega ao representante. A quantidade de processos, o resultado do engajamento e a melhoria dos procedimentos da cadeia logística e do importador também são levados em conta.  O importador com maior pontuação total por segmento, somados os rankings de cada mês, será o vencedor. No entanto, para essa classificação mensal, duas novidades foram apresentadas recentemente: os critérios de pontuação e o número mínimo de embarques por segmento.


TABELA DE PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO/MÊS
CLASSIFICAÇÃO
2016
2017
1º lugar
05 pontos
09 pontos
2º lugar
04 pontos
07 pontos
3º lugar
03 pontos
05 pontos
4º lugar
02 pontos
03 pontos
5º lugar
01 ponto
01 ponto

NÚMERO MÍNIMO DE EMBARQUES/SEGMENTO
SEGMENTO
2016
2017
Automotivo/Transporte terrestre; Têxtil/Moda; Tecnologia; Linha Azul
05
05
Químicos e Metal Mecânico
10
05
Farmacêutico; Instrumentos e Equipamentos médicos; Transporte aéreo; Petróleo e gás/Transporte Naval; Diversos
15
10


A premiação das empresas mais eficientes de 2017 ocorrerá em janeiro do ano que vem. Além de importadores, o Programa de Eficiência Logística também destaca seus respectivos agentes de cargas, despachantes aduaneiros e transportadores rodoviários. Há, ainda, prêmios para Melhor Planta Importadora; Prêmio Destaque Exportador; Prêmio Destaque Importador; Prêmio Melhores Prestadores de Serviços; e Empresa Aérea mais Eficiente.

Em 2016, o RIOgaleão Cargo movimentou 69,5 mil toneladas de cargas, sendo 32,4 mil toneladas para importação e 37,1 mil toneladas para exportação. Os principais setores atendidos foram Petróleo e Gás, Transporte/Indústria Naval, Farmacêuticos e Equipamentos Médicos, Indústria Aeronáutica e Metal Mecânico.

Sobre o RIOgaleão Cargo
O RIOgaleão Cargo, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, recebeu investimentos da ordem de R$ 30 milhões para obras de modernização, a partir de agosto de 2014. Foram realizadas reformas nos terminais, galpões e escritórios, além da aquisição de novos equipamentos e adoção de novos processos e procedimentos na armazenagem e movimentação das cargas. O RIOgaleão Cargo é uma plataforma logística multimodal, de localização estratégica, certificada pelo CEIV Pharma, da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O terminal de cargas está situado a 17 km do Porto do Rio de Janeiro e conectado às principais rodovias do Brasil. Ele conta com uma pista de 4 mil metros – a mais longa do Brasil – e nove posições dedicadas a cargueiros, que podem operar 24 horas por dia, sem restrições de capacidade ou de horário para pousos.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented