|

Estudantes apresentam proposta de nova tecnologia de blindagem para helicópteros da Helibras



Estudantes apresentam proposta de nova tecnologia  de blindagem para helicópteros da Helibras ...

Uma nova opção de material para blindagem que tende a oferecer uma proteção mais ampla e resistente, com menor peso adicionado à aeronave, foi o projeto vencedor de mais uma edição do Desafio Helibras, uma competição realizada pela empresa em parceria com a Unifei – Universidade Federal de Itajubá e com alunos intercambistas do CNAM – Conservatoire National des Arts et Métiers, da França.

A ação, baseada no conceito de Open Innovation, é organizada pelo setor de Inovação da Helibras, que escolhe temas relativos à produção ou engenharia da indústria aeronáutica para que os alunos proponham soluções tecnológicas. Em 2016, o assunto foi blindagem de helicópteros militares.

No escopo, uma série de requisitos tornava o trabalho ainda mais real, fazendo com que os estudantes buscassem implantar em um mercado real ideias inovadoras discutidas em sala de aula. Os alunos são apoiados por professores brasileiros de cursos de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá, que os recebe em intercâmbio.

Para a analista de Inovação da Helibras, Fernanda Salomon, o conceito de Open Innovation traz benefícios para toda a cadeia envolvida. “Por meio da competição, a Helibras fortalece sua relação com universidades parceiras e permite a formação dos estudantes com base em demandas da indústria, ao passo que a indústria tem acesso a conceitos e projetos além de suas fronteiras”, diz.

Apesar de discutido desde 2003, o conceito possui poucas referências no Brasil. A Helibras vem utilizando essa metodologia na competição desde 2014, quando realizou a primeira edição do Desafio Helibras.

Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2016, 38 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

Airbus Helicopters é uma divisão do Airbus Group. A empresa fornece as mais eficientes soluções em helicópteros civis e militares aos seus clientes para servir, proteger, salvar vidas e realizar o transporte seguro de passageiros em ambientes altamente exigentes. Voando mais de 3 milhões de horas por ano, a frota da empresa em serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em 154 países. A Airbus Helicopters emprega mais de 22.000 pessoas no mundo e, em 2015, gerou uma receita de 6,8 bilhões de euros. A empresa tem como aspiração passar da maior para a melhor fabricante de helicópteros, tornando-se referência nesse segmento da indústria.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented