|

Demanda doméstica tem nova redução em janeiro



Demanda doméstica tem nova redução em janeiro ...

Brasília, março de 2016 - A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 3,8% em janeiro de 2016, comparada com o mesmo mês de 2015, enquanto a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) registrou redução de 2,2% no mesmo período. Com o resultado de janeiro de 2016, a demanda doméstica apresentou o sexto mês consecutivo de retração após período de 22 meses de crescimento. Já a oferta doméstica apresentou a quinta redução após encerramento da sequência de 12 altas sucessivas do indicador.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Avianca e Azul apresentaram crescimento na demanda doméstica em janeiro de 2016, quando comparada com o mesmo mês de 2015, da ordem de 15,4% e 0,8%, respectivamente. Gol e Tam registram retração de 3,6% e 10,9%, respectivamente. A Avianca aumentou a oferta doméstica (em termos de ASK) em 12,4% e a Azul em 2,1%. Gol e Tam reduziram a oferta em 1,7% e 8,7%, respectivamente.

Gol e Tam lideraram o mercado doméstico em janeiro de 2016, com participações (em RPK) de 38,3% e 34,1%, respectivamente. A Tam registrou queda de 7,4% em sua participação de mercado, enquanto a Gol teve elevação de 0,2% neste indicador em relação ao mesmo mês de 2015. A participação somada das demais empresas avançou 10,6%, alcançando 27,6% do mercado doméstico em RPK.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) em janeiro de 2016 foi da ordem de 83,1%, que representou queda de 1,7% em relação ao mesmo mês de 2015. Trata-se do quarto mês consecutivo de baixa deste indicador.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em janeiro de 2016 atingiu 8,9 milhões, caindo 4,7% em relação a janeiro de 2015. Trata-se do sexto mês consecutivo de redução. A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em janeiro de 2016, com 3,40 milhões, seguida pela Tam, com 2,76 milhões, e pela Azul, com 1,81 milhões.

No período de janeiro a setembro de 2015, o transporte aéreo ampliou em 3,3% a sua participação no mercado de transporte interestadual de passageiros de longa distância em comparação com o mesmo período de 2014, tendo sido responsável por 64,7% dos passageiros transportados em viagens interestaduais com distância superior a 75 km, enquanto o modal rodoviário foi responsável por 35,3%. Transporte Internacional

Em janeiro de 2016, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou crescimento pelo 23º mês consecutivo, com aumento de 6,6% quando comparada com o mesmo mês de 2015. Já a oferta internacional (em ASK) registrou o 18º mês consecutivo de crescimento, com alta de 6,2% em comparação ao mês de janeiro de 2015. Tanto a demanda quanto a oferta internacional foram recorde para um único mês nos últimos dez anos.

Tam, Gol e Azul representaram praticamente a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em janeiro de 2016, com participações de mercado (em RPK) de 73,7%, 13,2% e 13,0%, respectivamente.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi de 84,9% em janeiro de 2016, contra 84,6% no mesmo mês de 2015, representando uma variação positiva de 0,4% e alcançando o maior patamar para o mês de janeiro nos últimos dez anos.

O número de passageiros pagos transportados por empresas brasileiras no mercado internacional em janeiro de 2016 atingiu 743,2 mil, com aumento de 8,2% em relação a janeiro de 2015. Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para um único mês nos últimos dez anos. Com o resultado de janeiro de 2016, o indicador completou 22 meses consecutivos de crescimento.

Os dados mencionados acima estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também contempla informações sobre carga transportada, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações. O relatório pode ser acessado na seção Dados e Estatísticas do portal da ANAC na internet ou por meio do link a seguir:  http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/

O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

*Principais empresas aéreas brasileiras: foram consideradas aquelas que registraram participação de mercado superior a 1%, em termos de RPK.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented