|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 25/01/2016 / EUA desenvolvem chip para transformar soldados em ciborgues





Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL SPUTNIK BRASIL


EUA desenvolvem chip para transformar soldados em ciborgues ...

Cenas de filme podem se tornar realidade, já que as forças armadas dos Estados Unidos estão trabalhando no desenvolvimento de um chip implantável que pode ser conectado aos cérebros de soldados e transformá-los em ciborgues, noticia o Tech Times.

A nova interface está sendo desenvolvida pela Agência de Projetos Avançados de Pesquisa de Defesa (DARPA, na sigla em inglês). O projeto planeja conectar o cérebro humano a aparelhos eletrônicos modernos.

Um chip biocompatível não teria mais do que um centímetro cúbico e atuaria como tradutor para converter a linguagem eletroquímica usada por neurônios no cérebro em zeros e uns que constituem a linguagem da tecnologia de informação”, relata o ScienceAlert.

Se o desenvolvimento for adiante, a nova interface permitiria que os militares americanos tivessem soldados-ciborgues com capacidade de batalha melhoradas por meio de um sistema digital.

Embora as forças armadas sejam provavelmente o primeiro setor a aproveitar a novidade, seus usos em potencial vão além do campo de batalha. O aparelho pode revolucionar a neurociência e a biologia sintética, segundo o ScienceAlert.

As forças armadas dos EUA esperam que as grandes empresas do setor de Defesa façam parcerias com a DARPA para que a agência leve a pesquisa adiante.

PORTAL FATO ONLINE


Programa Calha Norte será estendido para o Centro-Oeste

Com a inclusão do Centro-Oeste no projeto, que existe há três décadas, o governo abrange uma região de fronteira mais extensa e vulnerável do país.

Edson Luiz

Considerado um dos principais e mais duradouros programas do governo na área militar, o Calha Norte não deverá ser exclusivamente para a Amazônia, como acontece há 30 anos. Em dois anos, ele será desenvolvido no Centro-Oeste, inicialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Até agora, o programa – que tinha como intenção principal a vigilância das fronteiras Norte do país – está sendo desenvolvido em seis estados.
Uma exposição de motivos foi encaminhada no final do ano passado para a presidente Dilma Rousseff, mostrando a necessidade de expandir o programa, considerado um dos mais bem sucedidos da Amazônia.
No anúncio de sua expansão, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, afirmou que o governo estava reafirmando o compromisso de que o projeto terá continuidade. Com a inclusão do Centro-Oeste no projeto, uma região de fronteira mais extensa e vulnerável do país será alcançada. Segundo o Ministério da Defesa, a exposição de motivos foi encaminhada ao Palácio do Planalto e a previsão é de que, em dois anos, sejam definidas as questões de planejamento e orçamento para que o programa seja instalado em definitivo.
Áreas de fronteiras
O Calha Norte hoje abrange 32% do território nacional, atingindo 8,8 milhões de pessoas, principalmente as populações de áreas de fronteiras. Sua implantação aconteceu exatamente há três décadas, quando o então presidente José Sarney criou o projeto como mecanismo de vigilância, mas sua abrangência cresceu mais do que o esperado.
Com o passar dos anos, o Programa Calha Norte se tornou um mecanismo para evitar o êxodo da população do interior da Amazônia. Para isso, em conjunto com estados e municípios, são desenvolvidas outras ações de infraestrutura, além da construção de escolas, hospitais, portos, pontes, entre outras obras. Segundo o Ministério da Defesa, a quem o programa está vinculado, o objetivo principal é desenvolver as comunidades, principalmente as ribeirinhas, do Norte do país, e promover a proteção das fronteiras.
O Ministério da Defesa não informou quando será a instalação definitiva do Programa Calha Norte nos dois estados do Centro-Oeste nem quantas cidades serão beneficiadas. Atualmente, ele é desenvolvido em 194 municípios em uma área de quase 11 mil quilômetros, nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Roraima, Pará e Rondônia. A última extensão do programa foi para a Ilha do Marajó, no Pará. O Acre é a unidade da federação que tem todos seus 22 municípios incluídos no programa.
As três Forças Armadas tem papel definido dentro do Programa Calha Norte. A atuação maior é do Exército, responsável pela instalação de infraestrutura nos municípios da Amazônia, além de manter unidades militares em quase todos eles. Além disso, tem por atribuição cuidar da conservação das estradas, por meio de seus Batalhões de Engenharia e Construção, e da manutenção de centrais elétricas, entre outros. A FAB (Força Aérea Brasileira) dá apoio no transporte aéreo, mantém os aeroportos da região e ajuda na evacuação, por meio de seus aviões, de pessoas doentes. A Marinha faz o controle da navegação naval e apóia as comunidades da região com assistência cívico-social.

PORTAL G-1


Serrana, SP, usa drone para mapear focos de Aedes em imóveis fechados

Objetivo é vistoriar casas cujos proprietários impedem a entrada de agentes. Após uso do dispositivo móvel, Prefeitura aplicou 10 multas por reincidência.

Do G1 Ribeirão E Franca

A Vigilância Sanitária de Serrana (SP) começou a usar um drone para realizar o mapeamento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. O objetivo é facilitar a fiscalização em imóveis fechados e também naqueles em que os moradores impedem a entrada de agentes.
O diretor da pasta, Guilherme Montanari, afirma que está aplicado multas aos donos de locais flagrados com potenciais criadouros ou reincidentes. Entre eles está uma unidade desativada dos Correios, que possui focos de Aedes. A empresa foi multada em R$ 23 mil, mas ainda pode recorrer.
Em 2016, Serrana já confirmou 15 casos de dengue. A proximidade com cidades em estado de epidemia, como Ribeirão Preto (SP), forçou as autoridades tomarem medidas mais drásticas do que campanhas de conscientização, explica Montanari.
"Toda a cidade será mapeada até março por minha determinação. Ampliaremos o trabalho na questão do combate ao mosquito, primeiramente os casos mais graves, depois a cidade toda", afirma o diretor.
Dez imóveis foram multados em janeiro e, até o fim do mês, outros 100 serão vistoriados com uso do dispositivo remoto, de residências a repartições públicas. Montanari afirma que, além de ser uma solução em caso de imóveis fechados, o drone facilita o encontro de focos escondidos em telhados quebrados, calhas e caixas d água.
A Vigilância Sanitária trabalhou mais de uma década com orientações. Agora, estamos partindo para ações ostensivas, com multas."
"Aliada às novas tecnologias e à legislação, que nos dá amparo às autuações, a Vigilância Sanitária trabalhou mais de uma década com orientações. Agora, estamos partindo para ações ostensivas, com multas", diz.
Entre os locais autuados graças ao uso do drone estão um antigo prédio dos Correios e a Fundação Hemocentro, casos que serão encaminhados ao Ministério Público pelo diretor da Vigilância Sanitária, por considerá-los reincidentes.
"As naturezas de infração são as mesmas, então vou levar em consideração na análise de recurso toda essa situação", afirma Montanari.
Os Correios informaram terem sido notificados e analisam as ações necessárias. Já a Fundação Hemocentro comunicou ter iniciado a limpeza no prédio autuado pela Vigilância Sanitária em Serrana.

Uso de drone faz casos de dengue reduzirem em Campo Belo, MG

Equipamento sobrevoa e localiza locais com água parada. Imóveis desocupados também passam por vistoria.

Do G1 Sul De Minas

Recentemente, a cidade de Campo Belo (MG) viveu uma epidemia de dengue. Em 2014, foram 3.368 casos notificados, sendo que 2.200 foram confirmados. Já no ano passado, houve 101 notificações, com confirmação de 27 casos.
Para que fosse possível uma redução tão significativa nesses números, além da conscientização dos moradores, o município tem contado com a ajuda de um drone para evitar a proliferação do Aedes aegypti. 
Com o aparelho, é possível vistoriar locais que antes eram inacessíveis. O drone sobrevoa e até se aproxima de lugares que estejam acumulando água e que possam virar criadouros do mosquito.
Nestas situações, a prefeitura tenta entrar em contato com o morador e caso ele não seja localizado, "é passado o endereço da residência para tentar com o jurídico acionar o morador", diz o coordenador de epidemiologia, Everton Ribeiro.
Por meio das imagens aéreas é possível também verificar as residências fechadas, onde os agentes de saúde não têm acesso porque seus proprietários estão no trabalho ou em viagem. Até os imóveis desocupados são verificados.
Mesmo com esse auxílio, a rotina de vistoria nas casas não para na cidade. Para o supervisor de área, Emiliano Oliveira Bastos, este é o trabalho principal do combate à dengue, pois os agentes seguem "orientando todos os moradores a como evitar possíveis depósitos em sua própria residência”, afirma.
E os moradores de campo Belo, para evitar uma nova epidemia, também contribuem com a limpeza das casas evitando, assim, a proliferação do mosquito. "A dengue a gente tem que evitar, porque depois que ela se instala o transtorno é bem maior", diz o produtor rural, Marcos Roberto Alves.

Soldado do Exército é preso no Rio por receptação de carro roubado

Lucas Souza Pereira de Paula, de 19 anos, pagou fiança na 34ª DP (Bangu). Prisão ocorreu na altura de Deodoro, na Avenida Brasil neste domingo (24).

O soldado do Exército Lucas Souza Pereira de Paula, de 19 anos, foi preso na manhã deste domingo (24) por receptação de carro roubado. A prisão ocorreu na Avenida Brasil, na altura de Deodoro. De acordo com a Polícia Civil, o soldado pagou fiança e vai responder em liberdade.
Pela manhã, a informação dada pelo Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE) era de que Lucas e outros dois homens, um deles também soldado do Exército, haviam sido presos por estarem dirigindo um carro com o chassi de um outro carro roubado. A polícia informou que o nome das testemunhas não será divulgado.
Os policiais encaminharam os três para a 39ª DP (Pavuna) e em seguida o caso foi encaminhado para a 34ª DP, em Bangu, na Zona Oeste.

JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO


Exército volta a Jaboatão para combater o Aedes

Militares reforçam as ações contra o mosquito nesta segunda

As ruas do município de Jaboatão estarão tomadas por 57 soldados do Exército, a partir desta segunda-feira, até esta sexta-feira. O grupo retorna à cidade para participar das ações de combate ao mosquito transmissor das endemias dengue, chikungunya e zika. A equipe de soldados volta às áreas com maior índice de possíveis e prováveis criadouros do mosquito para ajudar os agentes de endemia, os voluntários e todas as equipes da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes no combate, prevenção e proliferação do inseto.
O primeiro Levantamento Rápido de Infestação de 2016, o LIRAa, identificou as localidades com grandes chances de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Locais como Socorro, Dois Carneiros, Curado I, Curado IV e Vista Alegre, foram bairros apontados. Além desse fator, a notificação dos casos de dengue, chikungunya e zika no primeiro levantamento de 2016, levaram a volta do exército às ruas. Ao todo foram anunciados neste ano, 29 casos de Dengue, dois de Chikungunya e dois do Zika, de acordo com o relatório emitido pela vigilância sanitária do município.
Dentre as ações que serão desenvolvidas no combate estão a remoção de entulhos. Após todo o Estado de Pernambuco ter sido acometido por um aumento nos casos das três endemias, o Governo Municipal tem mantido seu foco ações de combate. Além disto, outra ação direta de prevenção é a visita e inspeção nos domicílios do município. Aproximadamente 20 mil imóveis já foram visitados. Quando as ações de prevenção começaram a ser intensificadas, desde o dia 7 de dezembro, 40 toneladas de entulhos já foram retiradas das ruas de Jaboatão. Outra precaução foram as visitas e inspeção nos domicílios do município. Aproximadamente 20 mil imóveis já foram visitados.
A presença dos soldados do Exército reforça a importância de permanecer atento aos cuidados que precisam ser tomados tanto para reduzir ou erradicar os criadouros quanto para cuidar de pessoas que já tenham sido infectadas pelo mosquito. A nova missão da equipe terá início na rua 21 de Abril, em Socorro, próximo ao Centro de Referência da Assistência Social. Confira as outras datas e locais.
26/01 - Avenida Manoel Carneiro Leão, em Dois Carneiros (Regional Cavaleiro), na Unidade de Saúde da Família 3 de Dois Carneiros Baixo
27/01 - Rua 15, no Curado I, em frente à Unidade de Saúde da Família do local
28/01 - Rua 14, no Curado IV, em frente à Padaria Prima Pão
29/01 - Rua Frei Jaboatão, em Vista Alegre (Jaboatão Centro). O ponto de encontro será a Escola Frei Jaboatão
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE), lança, hoje, uma campanha com o objetivo de ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O evento acontece, às 9h, no auditório do 2º andar no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, com a presença do presidente do Judiciário, desembargador Frederico Neves. A ação consiste na conscientização sobre as medidas para prevenir o aparecimento de focos do mosquito e ajudar na prevenção de casos de dengue, zika vírus e chikungunya.

REVISTA ISTO É DINHEIRO


Perigo no ar

O relatório da Forca Aérea concluiu que um erro do piloto causou o acidente que matou Eduardo Campos e outras seis pessoas. Mas as famílias das vítimas insistem que houve falha no jatinho da americana Cessna

Fabrícia Peixoto

Acidentes aéreos dificilmente ocorrem por um motivo isolado. Com a queda do Cessna que matou o governador de Pernambuco e então candidato à presidência Eduardo Campos e outras seis pessoas não foi diferente, segundo o relatório do Cenipa. O órgão, ligado à Força Aérea, concluiu que o cansaço do piloto, aliado a condições meteorológicas adversas, levou a aeronave a se espatifar no bairro do Boqueirão, em Santos. O caso, porém, está longe do fim. Uma investigação particular, encomendada pelas viúvas dos pilotos, coloca a Cessna como protagonista da tragédia. A perícia, que vem sendo conduzida tanto no Brasil como nos Estados Unidos, acusa um suposto erro no projeto do modelo 560 XLS, uma falha capaz de afetar o estabilizador horizontal do avião, levando-o a queda. “Há registro de outros dois acidentes com esse modelo, com asmesmas características. Queremos discutir essas questões com a fabricante e, se estivermos corretos, não descartamos um processo judicial contra a empresa, nos Estados Unidos”, disse à DINHEIRO o advogado J osmeyr Oliveira, que representa asfamílias dos pilotos. Em nota, a Cessna informou que trabalha junto às autoridades e que não comenta investigações.
Líder mundial no segmento de aviação particular, com faturamento anual de US$ 4,5 bilhões, a Cessna amarga também o primeiro lugar no ranking de acidentes aéreos, em termas absolutos. Segundo os dados do Bureau ofAircrafls Accidents, entidade com sede na Suíça, foram 1.350 acidentes com modelos Cessna nos últimos 54 anos, uma média de 25 ao ano (a média da Fokker é de 4,2 por ano e da Piper, outra grande concorrente, a média é anual é 12). Os números precisam ser lidos com cautela, já que a quantidade de modelos Cessna em circulação é muito maior que a de modelos rivais. Mas, em um mercado ditado pela segurança, é sempre complicado ter seu nome envolvido em uma grande quantidade de acidentes. Sob esse ponto de vista, a Cessna - que pertence à Textron, dona também das fabricantes Beechcraft e Hawker - está longe de viver um bom momento no Brasil. Em novembro passado, quatro pessoas, entre elas dois executivos do Bradesco, morreram na queda de um Citation 7. “Nesse setor, as empresas normalmente preferem fazer acordos com as famílias, evitando processos judiciais e a exposição negativa”, diz o advogado Ilyas Akbary, do escritório Baum, Hedlund, Aristei & Goldman, que já atuou em mais de 600 casos envolvendo acidentes aéreos. “Se elas tivessem de pagar todas as indenizações, na íntegra, já teriam quebrado”, resume.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Militar da Aeronáutica é morto esfaqueado em cima de sua cama, no bairro São Jorge, Zona Oeste

De acordo com amigo da vítima, Sebastião Lima, de 52 anos, era homossexual e costumava levar desconhecidos para casa; no dia do crime, a vítima havia consumido bebida alcoólica

Kamyla Gomes

O corpo do militar aposentado Sebastião Campos de Lima, de 52 anos, foi encontrado nu, em cima da cama, com três facadas pelo corpo, dentro da sua residência localizada na rua Arthur Virgilio Neto, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus.
A faca utilizada no crime foi encontrada nas mãos da vítima. A vítima foi encontrada de bruços e com duas facadas no pescoço e uma no pescoço. O corpo do militar da Aeronáutica foi encontrado no último sábado (23), por volta de 18h.
De acordo com informações de um colega da vítima, que não quis se identificar, a casa de Sebastião estava toda revirada e cheia de sangue por todos os cômodos, principalmente no banheiro.
Após o crime, a carteira da vítima foi levada, disse.
Segundo o colega, a vítima era homossexual e havia levado um suposto companheiro para beber junto com ele naquela noite.
"Ele era uma pessoa muito legal, não tinha problema com ninguém, mas quando bebia ele se transformava e procurava confusão. Ouvimos comentários de que um jovem no qual ele se envolvia, foi visto na casa dele, no dia do crime", relatou.
De acordo com as informações do amigo, no dia do crime, Sebastião já estava sob efeito de bebidas alcoólicas. Era comum ele levar rapazes e outras pessoas desconhecidas para beber com ele, segundo o amigo.
“Ele tinha uns casos por aí, mas ninguém sabe muitos detalhes. E também via de vez em quando ele botando qualquer pessoa na casa dele sem saber o que poderia acontecer”, finalizou, acrescentando que o ex-militar morava sozinho.
A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), investigará o caso. Até o fechamento desta edição, a autoria do crime era desconhecida.
O corpo da vítima foi velado na manhã deste domingo (24), na casa da mãe dele, nas proximidades de onde ocorreu o crime. No local, nenhum familiar quis se pronunciar sobre o caso.

JORNAL O DIA


Militar é preso na Avenida Brasil com carro clonado

Autuado por receptação, soldado do Exército Lucas Souza Pereira, de 19 anos, foi solto após pagamento de fiança

Rio - Um militar do Exército foi preso na madrugada deste domingo, na Avenida Brasil, altura de Guadalupe. O soldado Lucas Souza Pereira de Paula, de 19 anos, estava num carro prata, acompanhado de mais duas pessoas, sendo um soldado da Aeronáutica, quando foi parado numa blitz do Batalhão de Vias Expressas (BPVE). Foi verificado que o veículo era clonado, de um outro roubado em dezembro do ano passado, e o trio acabou sendo encaminhado para a 34ªDP (Bangu).
Lucas Souza confessou ter comprado o carro na Favela da Pedreira, em Costa Barros, e foi autuado em flagrante por receptação. O militar pagou fiança e responderá em liberdade. A PM informou que o soldado da Aeronáutica também tinha sido detido, mas a Polícia Civil disse que e outro rapaz prestaram depoimento como testemunha.

PORTAL EXAME.COM


Brasil e Paraguai debatem acordos e cooperação em defesa


Assunção - O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, iniciará nesta segunda-feira uma visita oficial ao Paraguai com o objetivo de debater convênios e acordos de cooperação de defesa do Brasil com o país vizinho.
Rebelo estará acompanhado de uma comitiva de autoridades civis do Ministério e membros das Forças Armadas. Esta é a primeira visita oficial que ele fará ao Paraguai desde que assumiu o cargo, em outubro do ano passado.
O ministro deve se reunir na terça-feira com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, na residência presidencial de Mburuvicha Róga, e a seguir com o ministro da Defesa do país, Diógenes Martínez.
Entre os temas principais destes encontros está o das operações militares de fronteira contra o crime organizado, segundo o Ministério paraguaio.
Também serão abordados alguns assuntos de interesse visando a 12ª Conferência de ministros da Defesa das Américas, que será realizada em Trinidad e Tobago. EFE

OUTRAS MÍDIAS


A TRIBUNA.COM (SP)


Da Redação

Governo prorroga prazo para "caça" ao mosquito Aedes aegypti

Agentes de saúde e militares das Forças Armadas terão até o fim de fevereiro para visitar todas as residências do País
Diante da constatação de que não conseguiria cumprir a meta de visitar todas as casas brasileiras até o fim de janeiro, em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o governo decidiu adiar o prazo.
Agentes de saúde e militares das Forças Armadas terão até o fim de fevereiro para cumprir o compromisso, assumido no fim do ano passado e considerado crucial para tentar evitar que o País enfrente no verão uma tríplice epidemia de dengue, chikungunya e zika.
As ações também tentam conter o avanço da microcefalia, uma má-formação congênita que em 90% dos casos provoca deficiência mental. A doença, que até meados do ano passado era considerada rara, aumentou de forma expressiva, sobretudo nos Estados do Nordeste.
Uma das hipóteses dos pesquisadores e do próprio Ministério da Saúde é de que o aumento é causado pela infecção do zika da mãe para o bebê, na gestação.
O anúncio da prorrogação ocorreu um dia depois de uma reunião de emergência, convocada pela presidente Dilma Rousseff. Descontente com o trabalho, ela cobrou da equipe reforço nas atividades. “Não foi uma reunião de emergência, muito menos de bronca”, desconversou o secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira. “Mas de acompanhamento”, completou.

EFE EMPRESAS (MADRI)


La industria aeronáutica estudia cómo integrar los drones en el espacio aéreo comercial

El ingeniero aeroespacial Ramón Raposo en entrevista con EFE Emprende afirmó que la integración de los drones en el espacio comercial es posible, el reto está en que las aeronaves dirigidas de forma remota puedan “operar más allá de la vista del piloto”, por lo que se está investigando en desarrollar este paso que podría tomar “cinco o diez años más”.
La industria de los drones tiene un gran reto: “demostrar que se pueden operar aeronaves tripuladas solo por un ordenador o dirigidas remotamente, de forma segura“, en un espacio aéreo controlado y no segregado, es decir por donde vuelan los aviones comerciales.
La integración de los drones en ese espacio aéreo convencional es posible pero aún no permitida hasta ”lograr que el dron pueda separarse de forma automática de los osbtáculos que encuentra en su camino” tarea que está investigando el ingeniero aeroespacial de la empresa británica NATS y estudiante de la Escuela de Organización Industrial Ramón Raposo quien enfatizó la necesidad de desarrollar un componente tecnológico para evitar este riesgo y así modificar las barreras legislativas que restringen el tema ya que “esta tecnología aún no está disponible, por lo que no se permite volar más allá de la vista del piloto”.
Raposo participó en una prueba de ensayo en la que un dron de 500 kilos que tardó dos años en construirse sobrevoló durante tres horas a 4.500 metros de altura el espacio comercial siendo “la primera vez que un dron grande compartió espacio aéreo con otras aeronaves como las que cualquiera de nosotros cogemos cuando vamos de viaje”.
Beneficios de los drones
Frente a la inquietud que surge de ver en un futuro a un avión comercial siendo dirigido remotamente por un ordenador, Raposo aseguró que tecnológicamente es posible pero “el hecho de eliminar al piloto de una cabina de avión de pasajeros no parece significar un gran ahorro porque todavia se necesita mantener una estructura y un fuselaje al igual que condiciones para que haya vida humana, y después viene la confianza que otorga tener un humano en cabina por lo que no creo que a corto o mediano plazo suceda esto”.
El ingeniero aeroespacial considera que los beneficios sustanciales de los drones se refieren a la adecuación de estás aeronaves para el transporte de mercancías, – punto en el que Amazon está trabajando para poder innovar en sus servicios de paquetería-, además de aportar rentabilidad al campo de la agricultura en el cual se están utilizando drones para identificar la presencia de plagas y fumigación, entre otras funciones.
“Los usos que los drones puedan tener en el espacio comercial son preocupaciones únicas de la industria aeronáutica, nosotros dejamos ese punto en sus manos pero yo creo que las posibles funciones podrían ser facilitar el envío de mercancía, salvamento y rescate, vigilancia de fronteras o de grandes áreas, y demás como la agricultura”.
“Los drones tienen autonomías muy elevadas lo que significa que el avión puede estar en el aire de forma contínua por un largo periodo de tiempo. En la actualidad hay drones que pueden estar más de 20 horas en vuelo contínuo, yo creo que eso representa beneficios muy importantes y reducciones en el gasto de la operación de drones grandes. Pueden aparecer nuevas funnciones que ni nos alcanzamos a imaginar, pero la principal es que se utilicen para cosas que ya existen y que impliquen reducir costos“.
Generación de empleo
La industria de las aeronaves no tripuladas ha generado una gran demanda de empleos para su estudio y evolución. “El componente principal ahora mismo se concentra en la investigación y desarrollo de los sensores necesarios para que los drones realicen labores de vuelos seguros por lo que se producirían más puestos de trabajo en preparar automatísmos y softwares que controlen varios drones al mismo tiempo de forma autónoma, pero los más necesarios y relevantes se enfocan a seguir indagando en la transformación de los drones”, asegura.
No cabe duda que la fusión de estás aeronaves en el espacio aéreo comercial es un hecho, lo que hace falta es estudiar la tecnología necesaria para llegar a ese punto y luego analizar, por parte de la industria, los distintos usos de los drones en ese ambiente compartido, lo cual según Reposo podría suceder en un plazo de “cinco o diez años”.
“Solo se podrá desarrollar esa integración una vez que los drones puedan operar más alla de la vista del piloto, porque si se necesita siempre un piloto que le este viendo pues hay algunos beneficios; pero no se recogerán todos, el beneficio real será cuando los drones de forma autónoma puedan apartarse de obstáculos o de otros drones, y esto se adapta a todas las aeronaves controladas remotamente y que a grandes rasgos podemos distinguirlos por su peso y tamaño“, afirma.

HOY (PARAGUAI)


Ministro de Brasil revisará acuerdos en Paraguay

El ministro de Defensa de Brasil, Aldo Rebelo, inicia hoy una visita oficial a Paraguay con el fin de revisar convenios bilaterales y acuerdos de cooperación de defensa entre ambos países.
Rebelo llegará acompañado de una comitiva de autoridades civiles del Ministerio de Defensa y miembros de las Fuerzas Armadas brasileñas.
Se trata de la primera visita oficial que realiza a Paraguay desde que asumiera su cargo el pasado mes de octubre.
El ministro brasileño tiene previsto reunirse el martes con el presidente, Horacio Cartes, en la residencia presidencial de Mburuvicha Róga, y a continuación con su homólogo en el país, Diógenes Martínez.
Entre los temas principales de estos encuentros figura el de las operaciones militares fronterizas que Brasil y Paraguay coordinan contra el crimen organizado, indicó el Ministerio de Defensa paraguayo.
También abordarán algunos asuntos de interés de cara a la 12 Conferencia de Ministros de Defensa de las Américas que se celebrará en Trinidad y Tobago.
Rebelo visitará además la oficina de la Misión Técnica Aeronáutica del Brasil en el Paraguay y a la cooperación brasileña en el país.
Paraguay y Brasil cooperan en materia de Defensa desde el año 1940, y se prestan apoyo en las tres divisiones de sus Fuerzas Armadas: Ejército, Armada y Fuerza Aérea.

FOLHA VITÓRIA (ES)


Coração parou
O aeroporto de Itajubá (MG), em obras há mais de ano, atrapalhou a operação da FAB de transporte de um coração para criança que precisava em Brasília. O menino faleceu.
No ar, no chão
A Anac passa pente-fino na capacitação de pilotos para tipos de aeronaves que operam. A Coluna antecipou que o relatório da FAB culparia a dupla no caso Eduardo Campos.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented