|

Representante da Helibras é eleito copresidente de nova organização brasileira voltada à segurança operacional



Representante da Helibras é eleito copresidente de nova organização brasileira voltada à segurança operacional ...

Antonio Modesto, gerente de Segurança Operacional da Helibras, e Bruno Villela, foram nomeados copresidentes do BHEST – sigla para Brazilian Helicopter Safety Team, nova entidade de segurança operacional para helicópteros, criado em maio.  

O BHEST foi criado com propósito de atender à Resolução nº 189 da ANAC usando a mesma metodologia de analise e recomendações de segurança do IHST, International Helicopter Safety Team, que já contava com a participação da Helibras. 

“Nossa tarefa agora, com a criação do BHEST, é verificar quais são os maiores fatores contribuintes para os acidentes na aviação geral e estudar soluções de prevenção para diminuirmos as taxas. Trabalharemos também na divulgação de material educativo e teremos a chance de atuar diretamente com a ANAC”, diz Modesto.

A parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil é essencial para colocar em prática as recomendações geradas a partir dos estudos do BHEST e padronizar a operação do grupo no Brasil com os demais times do IHST no mundo, pois todos estão ligados ao órgão regulador. Por isso, a ANAC atuará como secretária no grupo.

“O objetivo comum dos times em todos os continentes é reduzir os acidentes com asas rotativas em 80% até 2016, meta estabelecida em 2000 e que, sem a colaboração dos órgãos reguladores, certamente não conseguiremos”, completa Modesto.

Com os copresidentes já definidos, agora o time aguarda a solicitação de inclusão de membros voluntários que representam diversas áreas, como associações de pilotos e da aviação geral, entre outros interessados.

O IHST é composto, em todo o mundo, por operadores, fabricantes, mantenedores, reguladores e agências investigadoras de acidentes aéreos. No Brasil, várias iniciativas já acontecem para diminuir a taxa de acidentes na aviação geral, como o próprio Simpósio de Segurança promovido anualmente pela Helibras, que convida profissionais para proferir palestras sobre fatos ou fatores que contribuíram para acidentes recentes em helicópteros. 


Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completa, em 2015, 37 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 750 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

Airbus Helicopters é uma divisão da Airbus Group. A empresa fornece as mais eficientes soluções em helicópteros civis e militares aos seus clientes para servir, proteger, salvar vidas e realizar o transporte seguro de passageiros em ambientes altamente exigentes. Voando mais de 3 milhões de horas por ano , a frota da empresa em serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em 152 países. A Airbus Helicopters emprega mais de 23.000 pessoas no mundo e, em 2014, gerou uma receita de 6,5 bilhões de euros. Em conformidade com a nova identidade da empresa, totalmente integrada à Airbus Group, a Airbus Helicopters renomeou sua gama de produtos que substitui a antiga designação "EC" por um "H".


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented