|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 19/02/2015

Movimento nos aeroportos durante Carnaval supera o registrado na Copa ...




SÃO PAULO - A média diária de passageiros que passaram pelos aeroportos brasileiros durante o Carnaval superou a média registrada durante a Copa do Mundo no Brasil, informou a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Segundo o órgão do governo federal, entre a última sexta-feira, dia 13, e ontem, dia 18, 627 mil pessoas passaram a cada dia nos 15 principais terminais brasileiros. Durante o mundial de futebol, a média foi de 508 mil ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL VALOR ECONÔMICO


Movimento nos aeroportos durante Carnaval supera o registrado na Copa


João José Oliveira

SÃO PAULO - A média diária de passageiros que passaram pelos aeroportos brasileiros durante o Carnaval superou a média registrada durante a Copa do Mundo no Brasil, informou a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Segundo o órgão do governo federal, entre a última sexta-feira, dia 13, e ontem, dia 18, 627 mil pessoas passaram a cada dia nos 15 principais terminais brasileiros. Durante o mundial de futebol, a média foi de 508 mil.
A SAC estima que 5,3 milhões de pessoas terão passado pelos sete aeroportos incluídos na Operação Carnaval — Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE) — , sendo que até agora a estimativa é que 4,3 milhões de passageiros já tenham passado por esses terminais. A próxima segunda-feira (dia 23) também deve ser um dia movimentado nos aeródromos, quando mais de 480 mil pessoas devem voltar para casa após emendar o fim de semana com o feriado.
Os números ainda são preliminares.
A sexta-feira dia 13, data de saída dos foliões para os destinos carnavalescos, teve o maior movimento, com 711 mil viajantes circulando pelos saguões dos terminais aéreos de Viracopos, Brasília, Galeão, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Recife, Curitiba, Manaus, Salvador e Cuiabá.
Na Copa, o dia de maior movimentação foi o 14 de julho, quando 560 mil pessoas passaram pelos 21 aeroportos que atenderam a competição, na volta para casa após a final.
Ontem, quando 600 mil pessoas iniciaram o retorno para casa após a folia, o índice de atrasos superiores a 30 minutos foi de 2,14% nos sete aeroportos que concentram 72% da movimentação do Carnaval — Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE).

JORNAL DO BRASIL


Governador de Minas cumpre agenda em Portugal


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, cumpre, nos dias 19 e 20, agenda internacional em Portugal, atendendo a convite das autoridades portuguesas.
Na quinta-feira (19/2), o governador estará na região metropolitana do Distrito do Porto, nas cidades de Matosinhos e Maia, para conhecer as instalações do Centro para a Excelência e Inovação para a Indústria Automotiva (CEIIA).
O centro de engenharia, presente em seis países, incluindo Brasil, é orientado para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias de mobilidade e aeronáutica. É, além disso, entidade de referência em iniciativas e fóruns europeus de mobilidade inteligente, bem como em competências aeronáuticas.
Entre os principais projetos desenvolvidos pelo centro no Brasil, destacam-se parcerias com empresas como Embraer, Itaipu Binacional, Volkswagen, Correios do Brasil e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Minas Gerais é um dos principais polos automobilísticos do Brasil e abriga um centro de engenharia e tecnologia da Embraer.
Na quinta-feira à noite, o governador participa, na cidade do Porto, de encontro com a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, e o secretário de Energia de Portugal, Artur Trindade. Na manhã de sexta-feira (20/2), Pimentel se reúne com o vice-primeiro ministro de Portugal, Paulo Portas, acompanhado pelo embaixador do Brasil no país, Mario Vilalva e pelo CEO do CEIIA, José Rui Felizardo.

JORNAL DIÁRIO DE CUIABÁ


Que coisa?


Graças à impunidade e a corrupção que impera no país, como todos sabem não é privilégio só de Mato Grosso, as obras da Copa do Mundo continuam dando muito que falar. E continuarão por muito tempo. A própria obra, que seria (?) o nosso cartão postal, o VLT, já diz tudo. Agora, mais do que nunca, é carinhosamente chamado [o VLT] de Vai-Levar-Tempo. Alguém dúvida?
Em meio ao turbilhão de críticas e apontamentos de irregularidades sobre as obras, uma, mais recente, nos chamou a atenção. Deu na imprensa que, como se tivesse vida própria, o VLT ameaça o Aeroporto Marechal Rondon com interferência direta na segurança dos pousos e decolagens. Um parecer técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, teria sido encaminhado à Secopa no final do ano passado, alertando para tais irregularidades. Segundo este mesmo parecer, uma subestação de energia e a rede de catenárias no trecho estaria mais próximo à cabeceira da pista de pouso. Consequentemente, fora dos padrões.
A catenária é um sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea. Difere das distribuições de alta-média-baixa tensão para permitir uma captação direta de energia do cabo por meio de um pantógrafo (dispositivo montado no topo da locomotiva).
Aí, vem a pergunta: Qual obra está dentro das especificações e sem problemas? Existem duas realidades. A primeira, e menos estressante, diz respeito às obras em si. Não fosse a tal da Copa e suas exigências, quando teríamos viadutos, pontes, trincheiras, CTs e outras coisas mais? Quando a nossa capital, ganharia de vez porte de metrópole?
A segunda e mais revoltante, é que pela própria descrença de que seríamos sede, tudo, mais especificamente os projetos de mobilidade urbana, ficaram para a última hora. O jeito foi encontrar um bom desenhista sair pintando obras pelas ruas de Cuiabá. Em meio a tudo isso a falta de cacife dos executores. Nesta mesma batida veio a ganância. Atrasar ainda mais para que sem licitações o lucro fosse mais convidativo. E deu no que deu. Agora temos que correr para não perder tudo e enfiar mais dinheiro. Quanto ao VLT, vamos aprender com esta experiência e que no futuro, se formos novamente candidato a alguma coisa que exija realização de obras urbanas, este projeto, ou cartão de visita, terá muita chance de ser executado e concluído. Quanto ao dinheiro que já foi gasto...

PORTAL BRASIL


Terminam as inscrições para Taifeiros da Aeronáutica

Inscrições podem ser feitas até as 15h desta quarta-feira (18). São 30 vagas para a especialidade de arrumador e 50 para cozinheiro

Terminaram nesta quarta-feira (18), as 15 horas (horário de Brasília), as inscrições para o exame de admissão ao Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica (CFT).
O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00. São ofertadas 30 vagas para a especialidade de arrumador e 50 para cozinheiro. As inscrições podem ser feitas no site do Departamento de Ensino da Aeronáutica.
Os interessados não devem ter menos de 17 anos e nem podem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2015. Entre outros critérios, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e o curso de qualificação profissional de cozinheiro ou de garçom. A prova escrita será aplicada no dia 29 de março.
Seleção
A seleção consta de provas escritas (língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.
Curso de formação
O CFT tem duração de 16 semanas e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado. O curso é regional e será ministrado nos sete Comandos Aéreos Regionais (Comar) da Força Aérea, em Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM).

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ


Museus estão abertos e são opção para quem passa férias em Curitiba

O período de férias é uma boa oportunidade para quem está em busca de atividades culturais. Quem fica em Curitiba, pode aproveitar as exposições em cartaz nos museus do governo estadual.
MON - No Museu Oscar Niemeyer (MON) podem ser vistas as mostras “Genesis – Sebastião Salgado”, “Histórias do Acervo MON – Em Aberto” e “Acervo MON – Aquisições 2013/2014”.
É também a última oportunidade para conferir a exposição “João Turin – Vida, obra, arte”, que fica em cartaz até o dia 22 de fevereiro.
Os visitantes poderão conferir as exposições “Das vozes da cidade – Jaime Lerner”, “IDEA/Brasil”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas” e o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra”.
SALÃO PARANAENSE – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) abriga a 65ª edição do Salão Paranaense, composto por obras de 24 artistas que apresentam uma diversidade de linguagens e de suportes, dos tradicionais aos inovadores e inusitados.
Pinturas, gravuras, vídeos, instalações, fotografias, tridimensionais e outras manifestações presentes na produção contemporânea fazem parte desta edição.
ALFREDO ANDERSEN - O Museu Alfredo Andersen apresenta a exposição “Arte Cerâmica Hoje”, composta por obras de 23 artistas. Integram a mostra obras artistas que fazem parte do grupo gestor e consultivo do projeto “A Cerâmica Contemporânea em Curitiba” e participantes do 4º Salão Nacional de Cerâmica radicados no Paraná.
PARANAENSE – Quem for ao Museu Paranaense poderá conferir exposições que revelam detalhes e curiosidades da história do Paraná: "Ney Braga – acervo pessoal e político”, “O Paraná Espanhol”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “Copel 60 Anos: a energia do dia a dia” e “Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba”, e o Memorial à Indústria da Erva-Mate.
Além disso, os visitantes terão acesso ao aplicativo de tour virtual e áudio tour, com o qual poderão acessar informações sobre a história do museu, do prédio em que está instalado – o Palácio São Francisco/Garmatter – e de muitos objetos em exposição.
EXPEDICIONÁRIO - No Museu do Expedicionário, há farto arto material histórico sobre a participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial.
O local conta com fotografias, filmes, mapas, livros e ilustrações referente à participação brasileira no conflito, por meio da Força Expedicionária Brasileira, da Força Aérea Brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil. O acervo tem ainda outras peças e documentos cedidos pelas diversas nações envolvidas na Segunda Guerra.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented