|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 06/02/2015

Piloto de avião alertou sobre incêndio em motor antes de queda em Taiwan ...




Gravação da conversa entre piloto e a torre de controle foi divulgada nesta quinta. 'Socorro, socorro, motor em chamas!', disse o piloto antes da queda ...



Uma gravação da conversa entre o piloto do avião da companhia aérea TransAsia e a torre de controle do aeroporto Zhongshan de Taiwan mostra que ele alertou sobre um incêndio em um dos motores, o que poderia ter sido a causa do acidente. Até agora, 31 pessoas morreram e 12 estão desaparecidas. Na gravação, divulgada na internet e cuja autenticidade foi confirmada nesta quinta-feira (5) pela Administração de Aviação Civil de Taiwan, o piloto diz: "Socorro, socorro, motor em chamas!", e depois se perde o contato com o avião ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Piloto de avião alertou sobre incêndio em motor antes de queda em Taiwan

Gravação da conversa entre piloto e a torre de controle foi divulgada nesta quinta. 'Socorro, socorro, motor em chamas!', disse o piloto antes da queda.

ImagemUma gravação da conversa entre o piloto do avião da companhia aérea TransAsia e a torre de controle do aeroporto Zhongshan de Taiwan mostra que ele alertou sobre um incêndio em um dos motores, o que poderia ter sido a causa do acidente. Até agora, 31 pessoas morreram e 12 estão desaparecidas.
Na gravação, divulgada na internet e cuja autenticidade foi confirmada nesta quinta-feira (5) pela Administração de Aviação Civil de Taiwan, o piloto diz: "Socorro, socorro, motor em chamas!", e depois se perde o contato com o avião.
O número oficial de vítimas do acidente ocorrido na quarta-feira (4) é de 31 mortos, 12 desaparecidos e 15 feridos, enquanto continuam as operações de resgate e salvamento dos desaparecidos.
Há 12 sobreviventes entre as 27 pessoas naturais de Taiwan que estavam a bordo do avião, incluindo uma aeromoça, enquanto o piloto, Liao Chien-tsung, o copiloto, Liu Tzu-chung, e o engenheiro de voo, Hung Ping-chung, morreram. Entre os 31 passageiros da China continental, a maioria procedentes da cidade de Xiamen (leste), só três se salvaram.
Vários cidadãos chineses estão cancelando suas viagens a Taiwan após o acidente, e as autoridades já temem fortes perdas no setor turístico, já que em 2014 chegaram à ilha 5,2 milhões de turistas da China, Hong Kong e Macau, mais da metade do total dos 9,9 milhões de turistas.
O Conselho de Segurança Aérea de Taiwan anunciou hoje que especialistas da China continental participarão da investigação do acidente. A TransAsia revelou que um dos motores do avião acidentado, que recebeu em 14 de abril de 2014 e foi revisado em 26 de janeiro deste ano, foi trocado Macau, quando estava a caminho de Taiwan, pela empresa canadense Pratt & Whitney.
Alguns internautas em Taiwan elogiaram o piloto Liao Chien-tsung, com mais de 4,9 mil horas de voo, por ter evitado cair em uma zona com gente e ter conseguido chegar até o rio Jilong. O avião - com 58 pessoas a bordo, entre elas cinco tripulantes e dois menores - caiu no rio, após perder altura por causas ainda não confirmadas e se chocar com um viaduto, poucos minutos após decolar com direção à ilha de Kinmen, a poucos quilômetros do litoral chinesa.
A Administração de Aviação Civil de Taiwan proibiu hoje a TransAsia de realizar voos com aparelhos do tipo acidentado e a companhia aérea começou a revisar os motores de todas suas aeronaves ATR, disse o presidente da companhia, Paul Chen, que prometeu cooperar plenamente com a investigação.
As duas caixas-pretas foram recuperadas após a maré baixar e serão analisadas para estabelecer as causas do acidente, que ocorreu sob condições meteorológicas favoráveis.
Sabe-se que o piloto fez três chamadas de socorro à torre de controle do aeroporto Songshan de Taipei e que o aparelho, ao invés de virar imediatamente rumo ao sul após decolar, voou em linha reta e perdeu altura até tocar o viaduto e cair sobre o rio.
Durante a queda -gravada e fotografada desde carros que circulavam pela ponte - a asa esquerda do aparelho ainda atinge um táxi antes de cair na água. Segundo testemunhas, o piloto tentou virar o avião antes do choque do aparelho com a ponte e sua queda no rio, a apenas cinco quilômetros da pista de decolagem. 

Alunos do ITA põem em órbita satélite produzido em São José, SP

Equipamento foi lançado de Estação Espacial Internacional nesta quinta (5). Objetivo do trabalho foi capacitar profissionais para fabricação de satélites.

O primeiro satélite de pequeno porte integralmente desenvolvido no Brasil foi colocado em órbita nesta quinta-feira (5) a partir da Estação Espacial Internacional. O modelo foi produzido em uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos em São José dos Campos (SP).
O modem do equipamento batizado de cubesat Aesp-14 vai transmitir dados na frequência de rádio amador. Para efeito prático, o objetivo da produção do satélite foi capacitar mão de obra para a fabricação destes equipamentos no país e ter um modelo embrião para outras plataformas. A Agência Espacial Brasileira (AEB) investiu R$ 250 mil no desenvolvimento do satélite.
O idealizador do projeto e pesquisador do Inpe, Geilson Loureiro, explicou que todas as fases até a construção do satélite foram propostas como disciplinas dentro do curso de graduação de engenharia aeroespacial do ITA, uma das mais conceituadas escolas de engenharia do país.
"No início de 2012 os alunos receberam a missão e, a partir daí passaram pelo desenvolvimento do sistema,  projeto, documentação, até a montagem do equipamento, além de testes finais que foram realizados em dezembro de 2014", afirmou. O trabalho contou com a participação de oito alunos dos cursos de graduação e pós graduação.

Com as dimensões de um cubo, o satélite tem 10 centímetros nas laterais e pesa cerca de 700 gramas. A vida útil do equipamento é de cerca de três meses, período em que a comunidade radioamadora vai receber aleatoriamente a sequência de 100 arquivos armazenados digitalmente.
Sinal
Qualquer estação poderá receber o sinal, desde que opere na mesma frequência de recepção - o experimento vai ser testado por integrantes do Clube de Radioamadores de Americana (SP) . As imagens que serão enviadas são relacionadas às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O cubesat vai operar na frequência de 437.600 MHz e transmitirá informações com uma taxa de 9600 bps padrão G3RUH na modulação GFSK.
O lançamento do satélite ao espaço aconteceu a partir de uma base espacial no Japão no começo de janeiro, mas o equipamento ficou na estação espacial até ter autorização para ser lançado em órbita. "Do solo enviamos para estação espacial no começo de janeiro, mas só conseguimos lança-lo hoje em órbita porque estávamos dependendo de um registro especial de telecomunicações, que autoriza a emissão de radiofrequência", explicou Lídia Hissae Shibuya Sato, pequisadora e colaboradora do projeto.

JORNAL O POVO (CE)


Novo aeroporto internacional na RMF é viável

Estudo apontou 30 possibilidades de sítios para a instalação do equipamento. São necessárias outras pesquisas

Estudo aponta viabilidade econômica para um novo aeroporto internacional, de cargas e passageiros, nas proximidades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a 60 km da Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O documento foi apresentado ontem pela empresa The Louis Berger Group, especializada em planejamento aeroportuário, com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) e em parceria com a Consultoria Project, de Recife, na sede da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
A pesquisa ainda é a primeira fase de um processo de negociação que deverá apontar onde se localizará o empreendimento, que tem cerca de 30 possibilidades de sítios. Conforme já havia informado a Adece, o projeto será realizado por meio de Parceria Público Privada (PPP), sem definição de empresas que queiram investir e como será o modelo de participação do Governo e dos interessados.
Além de PPP já estavam sendo cogitados o uso de recursos ou do Tesouro Estadual, ou Federal, ou ambos. “Ficou combinado que nós vamos nos reunir com as secretarias que são responsáveis pela leitura desse estudo e para outros encaminhamentos desse projeto. Então vai ser a Seinfra (Secretaria da Infraestrutura), SDE (Secretaria de Desenvolvimento do Estado), Adece, Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) e Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão)”, explica Nicolle Barbosa, titular da SDE, afirmando que a reunião acontecerá em 10 dias.
Segundo o secretário da Infraestrutura, André Facó, ainda é necessário se aprofundar em outro estudo, para que critérios dos possíveis sites sejam analisados. “Eles têm de estar distantes de aterros sanitários, têm de ser avaliados critérios de logística, qualquer relação com área ambiental e a parte de segurança. Depois que você vai buscar um detalhamento um pouco maior de qual o valor estimado, tanto das obras do próprio aeroporto quanto da própria infraestrutura necessária. A partir desses levantamentos iniciais é que você estabelece quais são as possíveis alternativas de alocação”, esclarece.
Outro estudo
O próximo passo do Governo será detalhar o estudo de viabilidade técnica em um estudo de concepção para que seja tomada uma decisão a respeito do aeroporto. “Mas infelizmente a gente ainda não tem condição de fazer esse estudo”, complementa Facó.
Para Nicolle, o aeroporto é importante porque o Ceará precisa ser um hub aéreo e marítimo. “Nós temos todas as condições pelo Porto do Pecém de sermos esse hub maritimo. A gente está proximo da Europa, dos Estados Unidos, da África e, com a abertura do canal do Panamá e começo da abertura canal da Nicarágua, vamos estar perto também da Ásia”.
Saiba mais
A Louis Bergeré financiada pela USTDA foi contratada pela Adece, em 2012, para elaborar o documento.
Não houve desembolso de dinheiro por parte do Governo do Estado para a realização desse estudo, segundo André Facó. A pesquisa foi de intenção da USTDA, que recebe, anualmente projetos e os financia a fundo perdido.
Assim, disponibiliza recursos para uma cooperação técnica em termo de um acordo de entendimentos e, a partir desse recurso, viabiliza estudos para projetos que o Estado ou que o Governo ache interessante.
Foi feito um termo de cooperação entre as partes envolvidas no projeto e a apresentação do estudo é a conclusão do termo de cooperação com a USTDA.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Anac vai monitorar segurança operacional de 29 aeroportos


Agência Estado

A Agência Nacional de Aviação Civil divulgou lista com 29 aeroportos que irão participar de projeto-piloto de monitoramento de indicadores de segurança operacional este ano. O projeto foi criado no início de 2013 "para subsidiar modelagem da Anac para supervisão de segurança operacional em aeródromos civis". No ano passado, 30 aeroportos aderiram ao monitoramento.
A participação dos aeroportos é voluntária e o envio dos indicadores deverá ser feito pelos aeroportos em formulário padrão. Os indicadores deverão ser remetidos à Anac mensalmente, até o dia 15 do mês subsequente ao de coleta, para o correio eletrônico: sgso.sia@anac.gov.br. O monitoramento ocorrerá durante todo o ano.
Na lista, estão os aeroportos de Brasília, Curitiba, Manaus, do Rio de Janeiro/Galeão, de São Paulo/Guarulhos, Campinas/Viracopos, Porto Alegre, Porto Seguro, do Recife, de Ribeirão Preto, São Paulo/Congonhas, Salvador, Maceió, Fortaleza Vitória, Goiânia, São Luís, do Confins, de Campo Grande, Cuiabá Belém/Val-de-Cans, João Pessoa, Foz do Iguaçu, Londrina, do Rio de Janeiro/Santos Dumont, de Florianópolis, Navegantes, Aracaju e de São Gonçalo do Amarante.


PORTAL BRASIL


Seminário discutirá gestão, navegação aérea, política e regulação e desafios no desenvolvimento dos aeroportos regionais


A Secretaria de Aviação Civil (SAC) realizará nos próximos dias 3 e 4 de março o seminário Experiência Francesa na Aviação Regional e Capacitação para a Aviação. A ideia é que o Brasil possa aprimorar ainda mais o setor com as experiências francesas.
Nesta quarta-feira (4), o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, revelou ao embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, que o governo brasileiro tem dado atenção especial ao programa de desenvolvimento da aviação regional, dada a importância de integrar um país que tem medidas continentais.
“Estamos aparelhando 270 aeroportos regionais em 26 estados, garantindo o nível internacional de funcionalidade. Além disso, já é lei que usaremos 30% dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para subsidiar passagens de voos que têm como origem ou destino esses aeródromos”, apontou Padilha.
“Para nós é muito importante absorver a experiência francesa com a aviação regional”, completou.
O ministro ainda explicou ao embaixador que os critérios para a subvenção ainda serão definidos, mas que o objetivo principal de todas as ações do programa de desenvolvimento da aviação regional é proporcionar integração, desenvolvimento e até mesmo maior qualidade de vida para os brasileiros ao proporcionar mais acesso aos serviços de saúde, por exemplo.

Abertas inscrições para vagas de Taifeiros na Aeronáutica

Interessados devem ter menos de 17 anos e não podem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2015

Começam nesta quinta-feira (5) as inscrições para o exame de admissão ao Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica (CFT), o valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00. São ofertadas 30 vagas para a especialidade de arrumador e 50 vagas para cozinheiro. As inscrições podem ser feitas no site até o dia 18 de fevereiro de 2015.
Os interessados devem ter menos de 17 anos e não podem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2015. Entre outros critérios, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e o curso de qualificação profissional de cozinheiro ou de garçom. A prova escrita será aplicada no dia 29 de março de 2015.
A seleção consta de provas escritas (língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.
O CFT tem duração de 16 semanas e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado. O curso é regional e será ministrado nos sete Comandos Aéreos Regionais (COMAR) da Força Aérea, em Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM).

REVISTA VEJA


Investimentos da Infraero têm primeira queda desde 2008


Dyelle Menezes

ImagemCom as concessões e passada a Copa do Mundo, a Infraero não sustentou os investimentos em 2014. A estatal aplicou quase 18% a menos do que em 2013. Os desembolsos para obras e compra de equipamentos aeroportuários passaram de R$ 1,7 bilhão naquele ano para R$ 1,4 bilhão no exercício passado. É primeira queda nos investimentos desde 2008.
A redução dos investimentos aconteceu a partir do segundo semestre. Até o terceiro bimestre, nos meses de maio e junho, os valores desembolsados pela Infraero foram 43% maior do que em 2013. Isto é, pularam de R$ 479,6 milhões para R$ 685,5 milhões nos seis primeiros meses do ano.
No bimestre seguinte (julho e agosto) caíram para R$ 248,2 milhões. Já no bimestre de setembro e outubro, os valores diminuíram mais uma vez, baixando para R$ 225,6 milhões. Entre novembro e dezembro houve pequena melhora e os investimentos subiram para R$ 270 milhões. A diminuição dos investimentos no segundo bimestre foi de 36%, isto é, R$ 416,3 milhões a menos.
O levantamento do Contas Abertas foi realizado na Portaria nº 2, de 30 de janeiro de 2015, publicada no Diário Oficial da União. Os valores foram atualizados pelo IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas. Os dados são do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério do Planejamento.
O montante desembolsado em 2014 representa 74,8% do R$ 1,9 bilhão autorizado para investimentos no exercício. A execução do orçamento é a menor desde 2011, quando 75,6% do R$ 1,8 bilhão previsto foi aplicado.
Algumas ações podem ter puxado tanto o investimento quanto a execução dos recursos para baixo. É o caso, por exemplo, da construção do terminal de passageiros 2 do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Dos R$ 146,7 milhões autorizados para o empreendimento, apenas 7,4% (R$ 10,9 milhões) foram efetivamente aplicados.
Outro iniciativa que teve baixo percentual de execução foi a adequação do Aeroporto Internacional de Campinas, o Viracopos. Somente 12,5% dos R$ 28,6 milhões foram aplicados. Já a construção do terminal de passageiros no aeroporto Internacional de Macapá recebeu apenas R$ 42,7 mil do R$ 1,1 bilhão autorizado.
De acordo com a assessoria da estatal a diminuição dos investimentos aconteceu em razão da entrega, e a consequente finalização, de diversas obras que eram destinadas a atender a demanda prevista para a Copa. “Além disso, houve problemas por parte das contratadas na execução de grandes outros serviços (como nos aeroportos de Fortaleza (CE), Confins (MG) e Florianópolis (SC)”, explica.
Problemas de caixa para 2015
A tendência dos investimentos é retrair ainda mais. Com a administração de 60 aeroportos públicos no Brasil, a Infraero começou 2015 em situação “delicada”, de acordo com seu presidente, Gustavo do Vale. Ainda sem orçamento definido para este ano, a empresa pode registrar prejuízo de R$ 500 milhões, que terá que ser coberto pelo governo.
Em janeiro, o presidente Vale informou que tinha em caixa recursos para cobrir apenas as despesas administrativas da Infraero até o final do mês. Para investimentos, já não há mais dinheiro. “Custeio nós estamos dando conta. A parte administrativa nós ainda não estamos tendo problema de caixa. Mas vamos ter a partir do final de janeiro. Agora, para investimento, [o caixa] está zerado”, disse.
No início do ano, a estatal devia a empreiteiras que realizam obras em aeroportos cerca de R$ 150 milhões, que deveriam ter sido pagos em dezembro. “A situação é delicada, lógico. Não fizemos nenhum pagamento de obra em dezembro”, disse Vale, em entrevista ao G1. De acordo com ele, porém, o Tesouro liberou R$ 100 milhões para quitar parte dessa conta. Mesmo assim, a Infraero ainda ficaria devendo R$ 50 milhões de dezembro.
O presidente da Infraero disse que, apesar do atraso no pagamento, não houve paralisação de obras nos aeroportos. De acordo com ele, o problema já era esperado devido às mudanças no governo da presidente Dilma Rousseff para o segundo mandato.
Segundo a Infraero, o governo federal liberou recursos no final de janeiro e todas as faturas estão sendo quitadas.
Outros recursos
Este ano, a Infraero também espera receber recursos do governo para viabilizar um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV). “Nós temos 2,6 mil funcionários além do que precisamos e o mesmo número de inscritos em PDV, mas não temos recursos para pagar [as rescisões]”, disse.
Perda de receita
Essa dificuldade de caixa da Infraero é reflexo direto dos leilões de aeroportos feitos pelo governo ao longo do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. A estatal perdeu as receitas com cinco dos maiores terminais do país: Guarulhos, Campinas, Brasília, Galeão e Confins, que hoje são administrados por concessionárias.
A Infraero é sócia das concessionárias desses cinco aeroportos e a previsão é de que, depois de 2020, passe a receber dividendos. Daqui até lá, porém, esses recursos devem ser totalmente reinvestidos em obras nos próprios terminais.
2015
No projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2015, que ainda não conta com as emendas parlamentares, R$ 1,6 bilhão está previsto para o orçamento de investimentos da Infraero. A maior parcela dos gastos, R$ 428 milhões, será destinada à iniciativa para adequação da infraestrutura aeroportuária.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DECISION REPORT


CPqD é credenciado como empresa estratégica de defesa
A experiência e a competência para desenvolver projetos de inovação sob encomenda, com base em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), renderam ao CPqD o seu credenciamento como Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedido pelo próprio Ministério da Defesa brasileiro. A portaria nesse sentido, assinada pelo ministro Jaques Wagner no dia 30 de janeiro, torna o CPqD um parceiro preferencial para o desenvolvimento de projetos estratégicos de TIC na área de defesa. 
“Há mais de dois anos, estamos consolidando nossa posição de parceria com as Forças Armadas visando a modernização da estrutura de defesa do país com base em tecnologia nacional”, afirma Everton Corrêa, gerente de Defesa e Segurança do CPqD. Segundo ele, essa modernização é o principal objetivo da Estratégia Nacional de Defesa, criada pelo Ministério da Defesa, que tem no credenciamento de EEDs um dos seus pontos fortes. “Para se tornar EED, no entanto, é preciso que a organização já tenha prestado serviços ou desenvolvido um produto estratégico de defesa para as Forças Armadas”, ressalva Corrêa.
Atualmente, o CPqD presta serviços tecnológicos para as três Forças Armadas do país. Em agosto de 2013, inaugurou o seu Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias de Defesa. Antes disso, porém, já vinha trabalhando em vários projetos nessa área - por exemplo, com o Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV), da Marinha, ao qual presta serviços desde 2010.
Em janeiro de 2013, o CPqD iniciou o Projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa), que é coordenado pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx). Com duração prevista de três anos, o RDS-Defesa faz parte de um projeto estratégico e mais amplo do Ministério da Defesa, que deverá atender todas as Forças Armadas.
Em meados do mesmo ano, o CPqD assinou um contrato com o Comando da Aeronáutica visando dar suporte ao projeto de evolução do sistema de comunicações do controle do tráfego aéreo brasileiro - sob a coordenação da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). Como parte importante desse projeto, foi inaugurado, em outubro do passado, o Laboratório de Qualificação de Sistemas para o Controle do Espaço Aéreo (LQCEA). Montado nas instalações do CPqD, em Campinas, o LQCEA permitirá que novos equipamentos, tecnologias e sistemas sejam testados e validados antes de serem inseridos no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. 

PORTAL DEFENSA.COM


El gasto militar de Brasil llegará a los 41.100 millones de dólares en 2020
ImagemSegún el informe “Future of the Brazilian Defence Industry”, de la consultora del mercado de defensa ASD Reports, el gasto militar de Brasil alcanzará en el año 2020 los 41.100 millones de dólares, lo que supone una tasa de crecimiento interanual acumulativa del 4,34 % desde la actualidad y alcanzando un peso sobre el Producto Interior Bruto del 1,7 %. El presupuesto actual del Ministerio de Defensa de Brasil alcanza los 31.500 millones de dólares y supone un 1,4 % del Producto Interior Bruto del país. Esta partida, no obstante, ha caído un 3,68 % desde 2011, año en que alcanzó los 37.100 millones de dólares.
El presupuesto militar de Brasil estará orientado, según las conclusiones de ASD Reports, principalmente a la sustitución de veteranos sistemas de armas y equipos y a la adquisición de equipamiento orientado a la protección de recursos, como la minería, la selva amazónica o las zonas petrolíferas costeras. Según ASD, el Ministerio de Defensa está orientando los programas de armamento hacia la nacionalización para reducir la dependencia de proveedores extranjeros, fomentando la industria nacional y favoreciendo los programas de transferencia de tecnología. Esto se puede constatar en programas como el avión de combate FX-2 o los aviones de transporte KC-390 o de reabastecimiento aéreo de la Fuerza Aérea Brasileña además de los submarinos de propulsión convencional o los vehículos blindados Guaraní. (J.N.G.)

Engeplus.com.br


Primeiro voo comercial no aeroporto de Jaguaruna está confirmado para o dia 30 de março

O governador Raimundo Colombo recebeu nessa quarta-feira, no Centro Administrativo, em Florianópolis, o diretor de Assuntos Regulatórios da TAM Linhas Aéreas, Basilio Dias. O diretor confirmou o início das atividades da companhia no aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, para o dia 30 de março. “É um grande momento para o Sul do Estado. É um importante vetor de desenvolvimento, pois o aeroporto vai beneficiar toda uma região que hoje carece deste tipo de serviço”, disse Colombo.
Conforme o secretário da Infraestrutura, João Carlos Ecker, a data já havia sido definida em dezembro do último ano, para o domingo, dia 29 de março. Mas, como a empresa vai operar de segunda a sexta-feira, a data foi alterada para a segunda-feira, dia 30 de março.
A TAM será a primeira companhia aérea a operar voos diários em Jaguaruna e, para tanto, utilizará o modelo de aeronave Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros. O primeiro voo comercial do terminal aeroportuário de Jaguaruna fará a rota Jaguaruna/Congonhas, na cidade de São Paulo, mas não tem horário definido.
O Aeroporto de Jaguaruna foi homologado para operação visual diurna e noturna. Com a autorização emitida pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), o local está autorizado para pouso e decolagem de aeronaves com capacidade de até 190 passageiros, podendo ter voos comerciais regulares.

JORNAL DO COMÉRCIO (RS)


Padilha debate plano diretor do Salgado Filho

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, participa, nesta sexta-feira, às 9h30, no auditório do Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre, da 2ª reunião técnica do Comitê em Defesa do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O encontro servirá para apresentar o plano diretor atualizado do aeroporto, elaborado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em 2011, com a participação do presidente da empresa, Gustavo Vale. O documento trata das obras no terminal, entre elas, a ampliação da pista de 2.280 metros para 3.200 metros.

“O futuro do Aeroporto Internacional Salgado Filho é continuar a atender Porto Alegre e região, com padrão internacional, conforme o plano diretor elaborado pela Infraero, ainda em 2011. Na primeira fase do plano dos oito principais investimentos, cinco estão em execução. Entre os pendentes de início inclui-se a ampliação da pista. A construção do edifício-garagem, com 2 mil vagas, previsto para a 2ª etapa do Plano (2020-2025) foi antecipada e tem a previsão de lançamento do edital para junho deste ano, a ser executada em parceira com o setor privado. Tratarei dessas questões na reunião em Porto Alegre”, afirmou o ministro Eliseu Padilha.

A abertura do processo de licitação para a ampliação da pista, um pedido do ministro, será analisada na próxima reunião do Conselho de Administração da Infraero, marcada para o dia 24 deste mês. A Infraero deve definir quando a obra iniciará. Segundo a empresa, algumas condições estão pendentes, o que será resolvido entre ela e a prefeitura de Porto Alegre. A obra, com valor estimado em R$ 500 milhões, deve ser executada entre 36 e 48 meses.

“A ampliação do sistema de pátio e pista de táxi já está pronta. A reforma e a ampliação do terminal de passageiros já começaram. A construção de um novo terminal de cargas já começou. A construção do pátio para as aeronaves cargueiras já está pronta”, destacou o ministro.

A expansão da pista de pouso está sendo analisada pelo conselho da Infraero. Também será construído um hotel com mais de 200 apartamentos e um novo edifício-garagem para dois mil veículos.
Anac monitora segurança de 29 aeroportos
A Agência Nacional de Aviação Civil divulgou lista com 29 aeroportos que irão participar de projeto-piloto de monitoramento de indicadores de segurança operacional este ano. O projeto foi criado no início de 2013 “para subsidiar modelagem da Anac para supervisão de segurança operacional em aeródromos civis”. No ano passado, 30 aeroportos aderiram ao monitoramento.

A participação dos aeroportos é voluntária e o envio dos indicadores deverá ser feito pelos aeroportos em formulário padrão. Os indicadores deverão ser remetidos à Anac mensalmente, até o dia 15 do mês subsequente ao de coleta, para sgso.sia@anac.gov.br.
TAM e LAN terão 190 voos extras no Carnaval
As empresas do grupo Latam Airlines - TAM e LAN - vão operar 190 voos extras entre 13 e 22 de fevereiro, período de Carnaval, que encerra a alta temporada para as viagens aéreas. Desse total, 129 operações são domésticas, sendo que a maior parte dos voos adicionais foi criada para atender a região Nordeste, com destaque para destinos na Bahia (Salvador, Porto Seguro e Ilhéus), que concentram 70% das frequências domésticas adicionais, e a cidade do Rio de Janeiro, destino ou origem de 22% dos novos voos em território nacional.

Nas rotas internacionais, TAM e LAN vão operar 61 voos extras. O maior incremento será no trecho Guarulhos/São Paulo-Orlando, seguido de Santiago-Florianópolis e Santiago-Galeão/Rio de Janeiro.
Gol fecha 2014 com 78% de ocupação doméstica
A Gol registrou aumento da taxa de ocupação doméstica em 2014, atingindo 78%, 7 pontos percentuais acima de 2013. No quarto trimestre, o índice foi de 80%, 4,3 pontos percentuais (p.p.) maior que no mesmo período de 2013.

A companhia informa também que a demanda doméstica aumentou 8,0% em 2014 e 7,5% no quarto trimestre na comparação com os mesmos períodos de 2013.

Já a demanda internacional em 2014 cresceu 25,7%, e 24,5% no quarto trimestre, ao passo que a taxa de ocupação foi a 71% (+8,3 p.p.) no ano e a 70,7%  (+2,7 p.p.) de outubro a dezembro.

Em 2014, nos mercados doméstico e internacional, a Gol teve 40,1 milhões de passageiros, 9,5% mais que em 2013, e, no quarto trimestre, 10,7 milhões, 7% mais que o mesmo período de 2013.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented