|

Com Algar Tech, Embraer otimiza processo e aumenta acurácia na manutenção de aeronaves




A Algar Tech, empresa do grupo Algar que oferece soluções em TIC e BPO, juntamente com as equipes de excelência no desenvolvimento do produto e confiabilidade da aviação executiva gerou ganhos qualitativos e quantitativos na operação de manutenção de aeronaves. Por meio do uso de técnicas de aprendizado de máquina foi possível automatizar a classificação dos eventos ocorridos na frota e registrados por pilotos e times de manutenção na forma de textos livres. 

O desafio proposto foi de classificar os eventos de forma automática, a partir de um volume de dados analisados. Sem o uso de técnicas de aprendizado de máquina, essa classificação era feita por engenheiros altamente especializados, que liam todos os registros para associá-los a um dos possíveis códigos de falha. “Com o uso dessa técnica de inteligência artificial em parceria com a Algar Tech houve ganhos de tempo para análise técnica e a redução de trabalho manual, otimizando o processo de manutenção", afirma Gustavo Tavares Marçon, engenheiro de suporte ao cliente na Embraer. 

Os resultados alcançados pela equipe foram possíveis pela combinação do uso de plataforma analítica (RapidMiner) com o tratamento e análise de dados e aplicação de milhares de modelos de forma automática por meio de técnicas de otimização e aprendizado de máquina. "Os modelos alcançaram assertividade na previsão da falha de quase 80%. Para um contexto com mais de 700 classes a serem preditas, é um resultado brilhante", destaca Eder Balbino, executivo de Big Data na Algar Tech.


Leia também:











Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented