|

Embraer ganha Prêmio Nacional da Qualidade



São José dos Campos – SP, outubro de 2014 – A Embraer recebeu dia 21/10 a informação de que é uma das vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), como reconhecimento da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) por sua excelência em gestão.

“Esse é um dos maiores reconhecimentos que poderíamos ter em nossa busca permanente pela excelência, que é a principal referência para as práticas de gestão da Empresa”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.

Entre as principais medidas adotadas na trajetória da Embraer visando a busca pela excelência na gestão, podemos destacar:

• Desde 1996, a certificação do Sistema de Qualidade das Unidades de Produção e dos Centros de Distribuição de Peças de Reposição conforme as normas ISO 9001 e AS 9100.

• Lançamento, em 2007, do Programa de Excelência Empresarial Embraer (P3E), baseado no conceito de lean enterprise (empresa enxuta). O P3E é constituído por quatro pilares: desenvolvimento da cultura organizacional, das pessoas, formação contínua dos líderes e busca da excelência e eficiência em todos os processos.

• A partir de 2008, a certificação dos Sistemas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança  das Unidades da Empresa no Brasil conforme as normas ISO 14001 e OHSAS 18001, tornando-se assim a primeira Companhia do setor aeroespacial a possuir tais certificados.

• Desde 2010, a inclusão da Empresa na carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index – DJSI), primeiro índice global criado para acompanhar a orientação para a sustentabilidade entre as empresas de capital aberto. A Embraer integra ainda o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da BM&FBovespa.

•  Em 2010, a adoção do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da FNQ, desde então, a Empresa vem evoluindo ano a ano na maturidade de sua gestão em conformidade com os fundamentos e os critérios deste modelo.

• Criação, em 2012, do Sistema de Empresariamento Embraer – SEE, que descreve formalmente o modelo de gestão da Empresa.


Sobre a FNQ

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented