|

Demanda completa um ano de crescimento consecutivo




Oferta sobe após sete meses de redução ...

Brasília, 27 de outubro de 2014 – A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros cresceu 3,2% em setembro de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013, completando 12 meses consecutivos de crescimento e atingindo o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. A oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) do transporte aéreo doméstico de passageiros voltou a apresentar crescimento, de 1,7%, após sete meses consecutivos de variação negativa. Com o resultado de setembro, a demanda doméstica acumulou alta de 5,4% no ano e a oferta acumulou queda de 0,14%, no mesmo período.
                                                                                                                                                              
Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Azul e Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em setembro de 2014, quando comparada com o mesmo mês de 2013, da ordem de 34,6% e 26,0%, respectivamente. Se somadas as operações de Azul e Trip, o crescimento registrado por essas empresas foi de 5,6%.

Tam e Gol lideraram o mercado doméstico em setembro de 2014 com participação (em RPK) de 38,1% e de 35,0%, respectivamente. Entretanto, Azul e Avianca registraram maior crescimento em participação do mercado doméstico em setembro de 2014, quando comparada a setembro de 2013, passando de 13,1% para 17,1%(crescimento de 30,5%) e de 7,4% para 9,0% (crescimento de 22,1%), respectivamente. Se consideradas as operações somadas de Azul e Trip, houve crescimento de 2,3% da participação dessas empresas no mercado doméstico no mesmo período, tendo passado de 16,7% para 17,1%.
                                                                                                                                                              
A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi recorde para o mês de setembro nos últimos dez anos, da ordem de 78,6%. O indicador registrou aumento de 1,5% em setembro de 2014, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

O número de passageiros pagos transportados em voos domésticos em setembro de 2014 atingiu 7,8 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 4,5% em relação a setembro de 2013. O índice vem registrando variação positiva há 12 meses consecutivos. No período de janeiro a setembro de 2014, a quantidade de passageiros transportados acumulou crescimento de 6,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em setembro de 2014, com 2,86 milhões, seguida pela Tam, com 2,58 milhões, e pela Azul, com 1,67 milhões.

Transporte aéreo internacional

Em setembro de 2014, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras registrou crescimento pelo sétimo mês consecutivo, com aumento de 8,7% quando comparada com o mesmo mês de 2013. A oferta internacional (em ASK) cresceu 1,9% em setembro de 2014. Tanto a demanda quanto a oferta internacionais foram recorde para o mês de setembro nos últimos dez anos.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 86,7% em setembro de 2014, contra 81,2% no mesmo mês de 2013, representando uma variação positiva de 6,7%. Trata-se do maior nível de ocupação das aeronaves para um mês nos últimos dez anos.

O número de passageiros transportados em voos internacionais em setembro de 2014 atingiu 541,2 mil, com aumento de 8,9% em relação a setembro de 2013. Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada em setembro nos últimos dez anos. No período de janeiro a setembro de 2014, a quantidade de passageiros transportados acumulou aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados mencionados acima estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também contempla informações sobre carga transportada, a participação de mercado das empresas e um comparativo do transporte rodoviário com o modal aéreo, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações. O relatório pode ser acessado por meio do link a seguir: http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/

O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.
*Principais empresas aéreas brasileiras: foram consideradas aquelas que registraram participação de mercado superior a 1%, em termos de RPK.


Leia também:











Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented