|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 12/11/2013

Imagem


Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



Alunos do ITA trabalham na recuperação da região norte

Terreno abandonado vira praça com plantas, bancos e balanços no Mirante do Buquirinha; comunidade elogia iniciativa de alunos

Os moradores do bairro Mirante do Buquirinha, na região norte de São José dos Campos, foram beneficiados com a revitalização de uma área abandonada do bairro. Com a colaboração de 15 alunos do ITA (Instituto Técnico Aeroespacial), o terreno cheio de pontas de ferro deu lugar a uma pracinha com plantas, bancos e balanços. “Antes só tinha mato, agora vem muita criança brincar ali”, diz Ana Rosa de Jesus, 52 anos, avó de seis crianças.“Fizeram tudo manualmente, até aproveitaram vasos vazios”, afirmou Erik Galatti, 26 anos, pai de três pequenos.
“Todos os dias, às vezes até de noite, tem criança brincando na praça. Antes não tinha nada pra fazer”, disse a moradora Clarisse de Oliveira Pedro, de 41 anos. Embora não tenha relação com o ITA, o trabalho comunitário tornou-se real graças à iniciativa de estudantes que escutaram a comunidade, em vez de impor um projeto. “A primeira etapa é conhecer o bairro e as lideranças, que não são necessariamente o presidente mas alguém muito conhecido, para entender a realidade do bairro e convidar para fazer a transformação”, explica o estudante de engenharia eletrônica Diogo Ramos, de 22 anos.
“Não focamos no problema, mas no que já existe de bom. O objetivo do projeto é plantar a sementinha de transformação em cada um e não esperar pela prefeitura”, disse Ramos. O trabalho teve a contribuição de toda a comunidade, que ajudou desde a preparação do alimento para os envolvidos até as enxadas emprestadas para lidar com a terra. O trabalho de formiguinha criou vínculo para depois de sua conclusão. “Volto lá periodicamente, por causa do carinho que criei pelas pessoas”, disse o estudante.
Projeto Rural
Uma atividade desenvolvida em áreas rurais das cidades é o trabalho das meninas do Centro Cultural Alfa, que tem unidades por todo o país, inclusive em São José. No projeto, estuda-se a necessidade da cidade para definir que temas serão aplicados. Durante as férias de janeiro e de julho, 25 meninas passam uma semana num município para desenvolver atividades para crianças e adultos.“Para as senhoras, fazemos projetos que gerem alguma renda, como cabeleireiro, manicure. Com as crianças a gente brinca e ao mesmo tempo ensina sobre como evitar piolhos, diminuir o lixo na rua e também faz brincadeiras, jogos e teatro”, conta a estudante Gabriela Ciol Rodrigues Aveiro, 20 anos, que cursa Rádio e TV.
As equipes do trabalho voluntário são sempre interdisciplinares e recebem treinamento para aplicar oficinas que envolvem saúde, higiene, reciclagem e meio ambiente, entre outras atividades. “Em novembro começa a divulgação para a comunidade. Para fazer um trabalho legal, é importante que haja muitas voluntárias”, diz Adriana Guerra, que responde pelo centro.
Jacareí terá ações do projeto EducaMais
A Secretaria de Educação de Jacareí fará, neste mês e no próximo, os eventos finais das atividades do EducaMais, que conta com a presença de pais e da comunidade. As atividades são no período contrário ao das aulas e se destinam aos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Mais informações no site da prefeitura.


Comissão debate progressão na carreira de militares da Aeronáutica

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público promove audiência pública nesta terça-feira (12), às 14h30, para debater a progressão na carreira dos cabos e sargentos do Quadro Especial da Aeronáutica (QESA).

A deputada Gorete Pereira (PR-CE) sugeriu o debate argumentando que os militares são injustiçados. Ela quer discutir os motivos que impedem os cabos e sargentos desse quadro à progressão de 2º e 1º sargento, e de suboficial.

“Mostra-se pouco racional que, após anos de investimento na formação de um militar, seja ele dispensado do serviço ativo porque integra um quadro cujo período de permanência em atividade é bastante limitado”, aponta Gorete Pereira.

Foram convidados:
- um representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;
- um representante do Ministério da Defesa;
- o chefe da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Aldo Matsuhiro Miyguti;
- o assessor jurídico da Liderança do Democratas, Adão Paiani;
- o presidente da comissão estadual - QESA de Minas Gerais, José Eduardo; e
- o presidente da comissão estadual - QESA do Pará, José Pina dos Santos.

O local do debate ainda não foi definido.

Viação e Transportes aprova regras para investigação de acidentes aéreos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou novas regras para a investigação de acidentes aéreos, previstas no Projeto de Lei 2453/07, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea.
O texto aprovado é o substitutivo do Senado Federal à proposta aprovada pelo Plenário da Câmara em outubro de 2012. A principal mudança do substitutivo é a permissão do uso da investigação como elemento de processos judiciais ou administrativos, ponto expressamente proibido pelo texto da Câmara. Os deputados avaliaram que as investigações judiciais e de segurança aérea deveriam ser independentes.
O projeto do Senado, no entanto, determina que o juiz escute um representante do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) antes de usar esses elementos como prova.
Outros pontos

O substitutivo também estabelece que o objetivo da investigação é prevenir novos acidentes; inclui as novas regras dentro do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86); e amplia o rol de responsáveis por notificar acidentes e incidentes aéreos, incluindo os responsáveis pela aeronave na hora do incidente.
O relator, deputado Jose Stédile (PSB-RS), ressaltou que a proposta vai aumentar a segurança aérea do Brasil justamente no momento de ampliação da malha aérea. “O substitutivo propõe marco legal mais preciso para fazer frente ao desafio de diminuir os acidentes aeronáuticos em nosso país”, avaliou.
Investigação

O projeto estabelece regras para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Aeronáutica; dá prioridade às investigações do Sipaer; e assegura o acesso da comissão investigadora à aeronave acidentada, seus destroços, cargas, laudos, autópsias e outros documentos.
Esses destroços poderão ser interditados para viabilizar a investigação do órgão da aeronáutica, a não ser que a remoção das partes seja necessária para salvar vidas, preservar a segurança das pessoas ou preservar evidências.
Depois de concluídas as investigações aeronáutica e policial, se houver, os interessados poderão se habilitar a ficar com os destroços (companhia aérea ou seguradora, por exemplo).
Para os acidentes com relatório final emitido até a data de publicação da futura lei, os interessados nos destroços terão 120 dias para se manifestar perante o Cenipa.
Tramitação

O substitutivo foi aprovado em setembro pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário da Câmara.

Comissão aprova tempo máximo de 20 minutos de espera em emergências

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (6) proposta (PL 425/11) que define o tempo máximo de 20 minutos de espera para o primeiro atendimento em unidades de emergência em hospitais públicos e privados.
O relator, deputado Deley (PTB-RJ), recomendou a aprovação do projeto, apresentado pelo deputado Hugo Leal (Pros-RJ), mas fez modificações.
Deley apresentou um substitutivo que inclui o que é o primeiro atendimento e as penalidades em caso de descumprimento da lei (multa, cassação da licença do estabelecimento e intervenção administrativa, entre outros).
O substitutivo define como primeiro atendimento aquela assistência prestada, em um primeiro nível de atenção, aos pacientes com quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou ainda psiquiátrica, que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.
Além disso, o texto do relator excluiu os hospitais das Forças Armadas da obrigatoriedade de tempo máximo de atendimento, já que eles possuem regras próprias.
O deputado Deley acredita que, mesmo com os problemas enfrentados na saúde pública, a proposta deverá minimizar o sofrimento de quem procura o atendimento de emergência. “Esse primeiro atendimento é para que alguém possa diagnosticar realmente, naquele quadro de espera, as pessoas que necessitam do atendimento de urgência. Muitas vezes, as pessoas estão lá com dor e outros problemas, e ficam ali duas, três, quatro horas sem ter esse atendimento”, afirmou.
Questionamento
Apesar de reconhecer a importância do projeto, o secretário-adjunto da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Elias Fernando Miziara, apontou algumas falhas. Segundo ele, a proposta não define se a primeira avaliação deverá ser feita pela equipe de enfermagem ou pelo médico do hospital.
"O projeto de lei teria que prever isso também. Esse primeiro atendimento é uma classificação de risco, isto é, uma avaliação da primeira situação feita pela primeira equipe de enfermagem ou já tem que ser um atendimento feito pelo médico?”, questionou.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Piloto sofre fraturas após avião se chocar com urubu

O piloto e instrutor da Academia da Força Aérea Marcos Alessandro Sell ficou ferido após o avião que pilotava, modelo T27-Tucano, bater em um urubu, quando se preparava para aterrissar na Base Aérea de Salvador, na tarde deste domingo, 10. O impacto rompeu o vidro da cabine do avião, do lado esquerdo, onde estava o piloto. Apesar de ter sofrido fraturas em ossos da face, Sell conseguiu concluir o pouso.
O piloto foi atendido no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador, e transferido, na madrugada desta segunda-feira, 11, para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Seu estado de saúde é considerado estável. Sell pilotava um avião que participava, com outros três, de um desfile aéreo integrante das comemorações do 71º aniversário da Base Aérea de Salvador.
Segundo informações da administração do terminal, este ano já foram registradas 65 colisões de aves com aviões que decolavam ou pousavam no aeroporto - em todo o ano passado, foram 53.


Trapalhada da Abin quase provocou crise com Estados Unidos

Uma trapalhada de agentes de inteligência do Brasil que vigiavam espiões americanos quase gerou uma crise de contornos internacionais.
O episódio, ocorrido no Rio em 2009, envolveu oficiais da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e da CIA (agência de inteligência dos EUA), e ainda incluiu Polícia Federal.
A confusão, segundo a Folha apurou, foi provocada por um dos mais primários erros em qualquer serviço secreto: deixar que o alvo perceba que está sendo monitorado.
No caso, os americanos Alejandro Nuñez e Guillermo de las Heras, então lotados no consulado dos EUA no Rio. O primeiro chegou em 2006, como funcionário administrativo. O outro veio um ano depois e, no registro do Ministério das Relações Exteriores, aparece apenas como um dos cônsules do corpo diplomático.
Na prática, eram oficiais da CIA em atuação no Brasil. Numa ação de contrainteligência, agentes da Abin passaram a monitorar a rotina e os deslocamentos dos dois.
Em 2009, desconfiados de que eram seguidos por criminosos e temendo sequestro, Nuñez e De las Heras procuraram o Departamento de Inteligência da Polícia Federal, órgão no qual os oficiais mantinham contatos regulares.
Com a cooperação deles, a polícia armou uma blitz. Na abordagem, a surpresa: a dupla que seguia os americanos em um carro era da Abin. Um policial que participou da operação e pediu para não ser identificado disse que os agentes foram levados para uma delegacia, e logo liberados.
O caso foi abafado pelo governo brasileiro. Além do temor de crise diplomática, evitava-se acirrar as tensões entre PF e Abin. À época, a relação entre as instituições estava desgastada por causa da Operação Satiagraha -questionada pela participação de agentes de inteligência, considerada irregular. Após o episódio, os agentes americanos da CIA deixaram o Brasil.


Queda de bimotor mata três em Paraty

Destroços do avião, que decolou no domingo com destino a SP, foram localizados nessa segunda pela FAB perto do Morro do Corisco

A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou destroços do avião bimotor do modelo Seneca PA-34 que estava desaparecido desde domingo, 10. A aeronave caiu perto do Morro do Corisco, em Paraty, região sul do Estado do Rio, e foi localizada às 12h30 desta segunda-feira, 11. Segundo a FAB, os três ocupantes morreram: Eduardo Uliano, sócio-fundador do Grupo Day Brasil, seu filho Gabriel Uliano e o piloto Alvarindo Locatelli. O bimotor havia decolado às 12h15 de domingo em Paraty e tinha como destino o Campo de Marte, em São Paulo.
O avião tem capacidade para até seis pessoas, mas levava três, conforme informações da FAB. As buscas tiveram início ainda no domingo, envolvendo três helicópteros da Força Aérea, do Exército e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo.
Na manhã desta segunda-feira, porém, o bimotor foi encontrado durante sobrevoo realizado por um avião SC-105 Amazonas da Base Aérea de Campo Grande (MS). A aeronave decolara em Pirassununga (SP) para se engajar à tarefa de encontrar o Seneca desaparecido.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes, da Aeronáutica, investigará os fatores que contribuíram para o acidente.


JORNAL NACIONAL

Mais de 20 países anunciam ajuda para vítimas de tufão nas Filipinas

A União Europeia e a Nova Zelândia vão enviar mantimentos. Grã-Bretanha e Austrália prometeram doar 9 milhões de dólares cada. O Brasil vai doar US$ 150 mil para comida às crianças desabrigadas.
Mais de 20 países já ofereceram ajuda para as vítimas do tufão nas Filipinas. Os japoneses mandaram médicos. A União Europeia e a Nova Zelândia, mantimentos. Grã-Bretanha e Austrália prometeram doar 9 milhões de dólares cada.
O Papa Francisco anunciou uma doação de US$ 150 mil para as Filipinas, que tem 80% de católicos.
A vizinha China, o país mais poderoso da região, recebeu críticas pelo tamanho da ajuda: US$ 100 mil.
O governo americano enviou aviões e helicópteros. E 90 fuzileiros navais desembarcaram em Tacloban.
No mundo inteiro, organizações humanitárias estão recebendo doações em dinheiro para as vítimas do tufão. A Cruz Vermelha também oferece ajuda para filipinos que moram no exterior conseguirem notícias dos parentes.
A devastação foi lembrada na conferência da ONU sobre o clima, na Polônia. O representante das Filipinas Yeb Sano estava agoniado à espera de notícias de parentes e implorou por medidas de combate às mudanças climáticas: "Temos de fazer com que essa reunião seja lembrada como o lugar onde resolvemos parar com essa loucura. A humanidade não pode perder essa oportunidade”. Yeb Sano foi ovacionado. E precisou enxugar as lágrimas.
O Brasil vai doar US$ 150 mil para comida às crianças desabrigadas. E está em contato com a Organização Mundial de Saúde para saber que medicamentos são necessários nas Filipinas.
Avião monomotor faz pouso forçado na zona rural de Jarinu

Acidente foi em área de difícil acesso no bairro Nova Odessa. Segundo Corpo de Bombeiros, instrutor e aluno não ficaram feridos.

ImagemUm avião monomotor de pequeno porte fez um pouso forçado por volta das 11h desta segunda-feira (11) em uma fazenda na zona rural de Jarinu (SP), na região de Jundiaí (SP). O acidente aconteceu em uma área de difícil acesso no bairro Nova Odessa, às margens da rodovia Natal Lorencini, durante uma aula prática de voo. 
O helicóptero Águia da Polícia Militar chegou a ser acionado para atender a ocorrência, mas as duas pessoas que estavam na aeronave não ficaram feridas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, aluno e piloto desceram da aeronave logo depois do acidente e conseguiram apagar rapidamente um princípio de incêndio com a ajuda do extintor da aeronave. 
Segundo os bombeiros, as vítimas informaram aos socorristas que saíram do aeroporto de Jundiaí para uma aula prática de voo quando perceberam que havia algo errado com o monomotor e tiveram que procurar uma área para pousar. O piloto assumiu a condução da aeronave e conseguiu evitar o acidente.
A perícia técnica esteve no local. Técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também vão investigar o acidente.

Unasul decide fazer drone para países sul-americanos sem armas

Modelo que será usado por 10 países terá alcance de até 5 mil metros. Avião não tripulado irá monitorar Amazônia, desmatamento e fronteiras.

Tahiane Stochero

ImagemDez países que compõem a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) decidiram fabricar um drone comum para ser usado na América do Sul sem poder de ataque e sem a capacidade de acoplar armas.
O modelo irá fazer fotos e filmagens a até 5.200 metros de altitude, terá autonomia de até 13 horas, será movido a combustível e usado conjuntamente para monitorar a Amazônia.
Além disso, cada um dos países que compõem o bloco apontou interesse em usar o avião para outros fins, como vistorias em áreas de preservação ambiental, controle de queimadas e incêndios, levantamento cartográfico e controle de safras. No Brasil, o interesse seria no Exército empregá-lo para vigilância das fronteiras e o combate ao tráfico de drogas e armas.
 Segundo o coronel Geraldo Branco, que integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, a possibilidade de construção e uso de um veículo aéreo não tripulado (vant) militar com capacidade de matar “não foi cogitada”.
“Os requisitos pedidos até agora somente tratam de missões de reconhecimento”, diz ele. O drone da Unasul pesará até 400 quilos e levará 110 quilos de equipamentos, como câmeras e sensores.
Os drones ficaram famosos no mundo após ataques realizados pelos Estados Unidos para matar suspeitos de terrorismo no Afeganistão, Paquistão e outros países do Oriente Médio. Organizações internacionais de direitos humanos e a ONU defendem a investigação de morte de inocentes nos ataques e pedem a criação de uma legislação internacional sobre o tema.
Legislação comum
Os critérios básicos do drone da Unasul foram definidos após reuniões realizadas em Brasília nos últimos quatro meses em que estiveram presentes militares de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Cada país definirá a legislação interna para usar o modelo - não foi negociada nenhuma norma regional, como já há na Europa.
Ainda não está definido quem são os engenheiros que irão trabalhar na construção ou se será adquirido de alguma empresa.
O governo brasileiro já investiu R$ 40 milhões no Falcão, um drone maior que o modelo pedido pela Unasul e que está sendo fabricado para exportação para a América Latina e também para uso nacional Harpia, uma parceria da Avibrás com a Embraer e a AEL, subsidiária brasileira da indústria de tecnologia de aviação israelense Elbit Systems. Havia a expectativa de que o Falcão fosse o modelo usado pela Unasul, mas ele será maior – pesará cerca de 800 quilos – e a previsão é que comece a voar em 2014.
A Embraer, sócia majoritária da Harpia, disse que a empresa possui interesse em participar no projeto do vant da Unasul e que “vê grande similaridade nos cenários e desafios do Brasil e seus países vizinhos”.
O andamento do projeto do Falcão depende da definição de um pedido de oferta das Forças Armadas.
Em março, o G1 divulgou com exclusividade que mais de 200 drones de pequeno porte voam nos céus do país sem autorização, já que é proibido o uso comercial e também o voo sobre cidades destes aviões no Brasil. O país possui atualmente seis drones de grande porte, que são israelenses e usados pela Aeronáutica para monitorar as fronteiras e pela Polícia Federal para acompanhar suspeitos de tráfico de drogas e armas.
Em 2014, a Unasul definirá um nome preliminar e começará a fazer o esboço do modelo, que terá cerca de R$ 463 milhões.

Primeiro astronauta brasileiro participa de evento no IF Sul de Minas

Marcos Pontes participa da II Semana de Ciência em Pouso Alegre (MG). Ele fala com o público sobre como foi a primeira missão espacial brasileira.

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes faz nesta segunda-feira (11) a abertura da II Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Sul de Minas em Pouso Alegre (MG). Durante o evento, o astronauta vai contar como foi a primeira missão espacial brasileira e trocar experiências com alunos, professores e demais participantes do encontro.
A semana da ciência acontece no campus do IF de Pouso Alegre e oferece também palestras, cursos, exposições e mesas redondas.
De acordo com a organização, o objetivo do evento é estimular a cooperação entre a comunidade do IF Sul de Minas e os docentes e pesquisadores, além de ampliar o conhecimento dos participantes nas áreas técnicas e tecnológicas, abordando aspectos práticos da profissão e troca de experiências entre estudantes de profissionais.
Serviço - A II Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Sul de Minas em Pouso Alegre tem início nesta segunda-feira (11) e vai até o próximo dia 13. A entrada é gratuita. A palestra de Marcos Pontes acontece às 19h.


Estudantes aprendem a lançar foguete em encontro científico em SP



ImagemTeve início nesta segunda-feira a 9º edição da Jornada Espacial, que acontece até o dia 16 em São José dos Campos (SP). No evento, os participantes vão aprender ciência espacial com astrônomos, pesquisadores e engenheiros, além de conhecer o Polo de Tecnologia Aeroespacial da cidade.
A seleção dos estudantes para o encontro se deu a partir do desempenho deles nas questões de Astronáutica da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Nesse ano, a OBA contou com 775.025 mil jovens de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todas as regiões do País.
Os alunos vão assistir a palestras sobre astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Terão ainda oficinas didáticas, visitarão as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Outros locais visitados serão o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Os jovens ainda vão aprender nas oficinas a construir e lançar foguetes de garrafas PET e a interpretar imagens de satélites. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), eles vão conhecer foguetes de sondagem nacionais e a maquete, em tamanho real, do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).
De acordo com José Bezerra Pessoa Filho, engenheiro aeroespacial do IAE, a iniciativa permite mostrar à sociedade brasileira, o esforço que vem sendo feito no setor aeroespacial: “Muitos desconhecem o enorme conhecimento do país nesse segmento. O Brasil pretende avançar ainda mais no desenvolvimento científico tecnológico”, enfatiza.
Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá no dia 16 de maio de 2014. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participarem das Jornadas Espacial, de Foguetes e do Space Camp (Acampamento Espacial).


Audiência pública precede exumação

Preparativos avançam em São Borja na véspera da remoção dos restos mortais do ex-presidente

Carlos Rollsing

Desde a primeira hora da manhã de hoje, São Borja vivencia com mais intensidade o clima da exumação do ex-presidente João Goulart, o Jango. Os preparativos começam com reuniões de organização do cerimonial, montagem do esquema de segurança no Cemitério Jardim da Paz e uma audiência pública.
Uma comitiva de familiares de Jango, liderada pelo neto Christopher Goulart, irá desembarcar no município fronteiriço de 63 mil habitantes por volta das 17h. Uma horas depois, no CTG Tropilha Crioula, ocorrerá a audiência pública, com a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Parte da população e dos vereadores resistem. Dizem que é "desrespeito" abrir o jazigo para "atrapalhar" o descanso do político. Outra parcela, mais significativa, teme que os restor mortais não retornem de Brasília.
A comissão de acompanhamento da exumação contratou uma equipe de filmagem para registrar a audiência pública. Querem ter imagem e áudio de Rosário prometendo a volta dos restos mortais, prevista para 6 de dezembro, data da morte de Jango, na Argentina, em 1976.
O clima era de tranquilidade ontem. No cemitério, dois jovens de Uberlândia (MG) captavam imagens do local para produzir um documentário sobre a ditadura.
Lideranças da cidade reconhecem que, fora os mais velhos, há pouco envolvimento da população. A exumação ocorrerá amanhã, a partir das 7h. Os restos mortais serão levados para Brasília, onde serão feitos exames que podem apontar se Jango sofreu morte natural, como consta nos registros oficiais, ou foi envenenado.


PORTAL AVIAÇÃO BRASIL

Embraer participa do Dubai Airshow 2013

A Embraer participará da 13ª edição do Dubai Airshow (www.dubaiairshow.aero), de 17 a 21 de novembro, no Dubai World Central (DWC), nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A Empresa promoverá a linha completa de aviões comerciais e executivos e exibirá na exposição estática os jatos Legacy 650 e Lineage 1000, respectivamente das categorias large e ultra-large.
A presença da Embraer Aviação Comercial tem crescido no Oriente Médio e no norte da África desde que a primeira aeronave comercial, um E170, entrou em serviço com a Saudi Arabian Airlines, em 2005. A família de quatro E-Jets, com capacidade para 70 a 124 passageiros, está atualmente em serviço em nove companhias aéreas de seis países, com um total de 63 E-Jets voando na região.

PARANÁ ONLINE (PR)

Guarda conserta 56 câmeras de segurança

A cidade deve voltar a contar com suas 175 câmeras de segurança até o mês que vem. A previsão é que os 56 equipamentos que hoje não estão funcionando sejam consertadas pela Guarda Municipal de Curitiba, durante a parte prática do curso de Segurança Eletrônica, que começou ontem, ministrado por oficiais do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), ligado à Aeronáutica. As aulas vão até o dia 28.
“A capacitação do nosso pessoal representará economia imediata de R$ 1,6 milhão ao município, valor que seria gasto para restabelecer o sistema”, informa o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal. “Além disso, haverá economia mensal de aproximadamente R$ 30 mil, empregados na manutenção das câmeras de videomonitoramento”. Em 108 horas aula, das quais 80 serão práticas, a grade do curso inclui assuntos como eletricidade e eletrônica, aterramento, circuito fechado de TV, câmeras e lentes, redes, direito de imagens, instalação e manutenção.

PORTAL PRAVDA.RU (RÚSSIA)

Brasil começa incorporar novo blindado Guarani, às Forças Armadas
 

Projetado para substituir o anfíbio Urutu, o novo blindado Guarani, um projeto conjunto de participação da indústria de defesa brasileira integrado pela Iveco, Agrale/Marruá e AEL Sistemas, está terminando sua fase de testes de desempenho antes de ser incorporado pelo Exército e pelos fuzileiros navais do Brasil.
A viatura será empregada no transporte de soldados e tem capacidade de acomodação de até 11 militares, sendo 8 combatentes, um atirador, um piloto e um comandante. A eficiência da arma está aprovada pelos especialistas e engenheiros que acompanham tudo nos mínimos detalhes. Conta com um sistema avançado de proteção anti-minas terrestres capaz de suportar impacto de um artefato de até seis quilos de explosivos.
Novos ítens de segurança incluem: assentos apresados ao teto do veículo, com cintos de cinco pontos, o que diminui os riscos para a tripulação. Alem disso, o anfíbio conta com sistema automatizado de pressurização dos pneus, suspensão independente 6x6, dispõe de ar condicionado e está projetado para suportar ataques químicos, biológicos e nucleares. Possui visão noturna altamente tecnologizada, proteção contra tiros de fuzil e demais munições perfurantes, alem de estar adaptado para receber uma segunda camada de blindagem, se necessário.
Sua torre, que tambem pode ser controlada eletronicamente sem expor o atirador, tem vidro com blindagem de 10 cm de espessura, emprega metralhadora .50 e MAG 7.62, ou ainda um lançador de granadas de 40 mm.
Há planos para a incorporação de até 1200 unidades dessa nova arma, ao longo dos anos de contrato de fornecimento, e as primeiras unidades já deverão der deslocadas para servirem junto as tropas da Missão de Paz no Haiti, pelas Nações Unidas, onde o Brasil tem participação ativa desde o início.

HORIZONTE (MS)

Parlamentares buscam fontes de recursos permanentes para Forças Armadas

As comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado buscam uma solução para o deficit recorrente do orçamento destinado às Forças Armadas no País. O assunto foi discutido em audiência pública dos colegiados na ultima quinta-feira (7).

O projeto de Lei Orçamentária para 2014 (PLOA - PLN 9/13) prevê R$ 19,5 bilhões para custeio e investimento do Ministério da Defesa e das três Forças - Marinha, Exército e Aeronáutica. Segundo a pasta, no entanto, as necessidades para o setor superam os R$ 38 bilhões (R$ 38,5 bilhões), o dobro do previsto na proposta orçamentária. Entre 2003 e 2013, a diferença do inicialmente pedido pelas três Forças e o destinado no orçamento foi, em média, de R$ 9 bilhões, ou 55,6%.

Além da destinação de emendas parlamentares e de comissões ao projeto de lei orçamentária de 2014, o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), defendeu que seja garantida uma fonte segura e permanente de recursos para a Defesa. "Estou trabalhando com uma proposta de criar um fundo para financiar projetos estratégicos na área de defesa, e uma das fontes que poderemos utilizar para isso seria não só os ativos imobilizados das Forças como também algo previsto no marco regulatório da mineração", disse.

Pellegrino ainda não apresentou o projeto de lei. Em outra frente, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) já apresentou uma emenda ao novo Código de Mineração (projetos de lei 37/11 e 5807/13), em análise na Câmara, para que os recursos a serem pagos pelas mineradoras como participação especial sejam destinados integralmente ao Ministério da Defesa, ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica.


Discrepâncias
O secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Cardoso, reconheceu que, desde a aprovação da Política Nacional de Defesa, em 2008, o orçamento da área tem crescido positivamente. Ainda assim, persistem as discrepâncias entre o efetivamente destinado e o necessário, de acordo com ele. "Saímos de uma posição de 35% daquilo que pedíamos e de fato recebíamos para 65%, de 2008 até 2013, o que significa um crescimento. Mas como a demanda reprimida das Forças é muito grande - uma situação que vem de muitos anos-, tirar essa diferença leva tempo."

O deficit orçamentário atinge programas e ações estratégicos, como a proteção de fronteiras e a aquisição de aeronaves para o monitoramento do espaço aéreo brasileiro, inclusive sobre as reservas de petróleo em alto mar. Também fica comprometida a reconstrução da Estação Antártica, destruída por um incêndio em 2012.


Forças Armadas
A demanda da Marinha para 2014 era de R$ 12 bilhões, mas, no PLOA, recebeu R$ 5,5 bilhões para custeio e investimento. A instituição defende que o orçamento seja acrescido de, pelo menos, R$ 2,153 bilhões: R$ 643 milhões para o Programa Nuclear da Marinha e o de desenvolvimento de submarino nuclear, ambos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e R$ 1,5 bilhão para programas diversos de aquisição, melhoria e logística de embarcações e também da reconstrução da estação antártica.

No Exército, a demanda inicial de verbas foi de R$ 13,2 bilhões para 2014. No PLOA, no entanto, recebeu R$ 5,8 bilhões. Entre as áreas para quais buscam recursos, estão o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) e o programa Astros de 2020, de lançamento de foguetes, além do Centro de Defesa Cibernética.

Na Aeronáutica, foram pedidos R$ 8,8 bilhões contra os R$ 4,8 bilhões destinados no PLOA. Na discussão da proposta pelo Congresso, a instituição busca ampliar o montante destinado para atividades estratégicas, como a aquisições de aeronaves KC-390, fabricadas pela Embraer e uma das mais modernas do mundo para transporte militar. Também está entre as prioridades da Aeronáutica o desenvolvimento do programa espacial de satélites.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented