|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 11/11/2013

Imagem


Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



Piloto fica ferido após colidir com pássaro em pouso na Base Aérea

Incidente aéreo aconteceu durante evento aberto para visitação pública. Urubu e avião bateram de frente. Vítima foi socorrida para um hospital.

Um piloto ficou ferido e precisou ser socorrido para o Hospital Aeroporto, em Salvador, na tarde deste domingo (10), durante um dos sobrevoos apresentados no evento "Portões Abertos", que comemora os 71 anos da Base Aérea. O incidente aconteceu devido ao choque frontal de um pássaro do tipo urubu com a aeronave e com o próprio piloto.
De acordo com o setor de Comunicação da Base Aérea, a vítima teve lesões leves e não corre nenhum risco de vida. O incidente aéreo ocorreu quando a aeronave se aproximada do pouso. Não há informações de danos materiais ao avião, que é do modelo T27-Tucano.


Evento
A Base Aérea BASV abriu para visitação pública e gratuita das 9h às 16h deste domingo por conta do aniversário de 71 anos. O público pôde conhecer o interior das aeronaves, inclusive, da nova A-29 Super Tucano, da Esquadrilha da Fumaça.
Também houve exposição estática de aeronaves militares e civis, praça de alimentação, parque infantil e sobrevoo de aeronaves.
A Base fica localizada junto ao Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães. O aceso ao local se dá pela estrada que leva ao terminal de passageiros.


Avião bimotor que iria do RJ para SP desaparece

Um avião bimotor que decolou de Paraty, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto do Campo de Marte, na capital paulista, está desaparecido desde a tarde deste domingo. Segundo informações da rádio CBN, três pessoas estariam à bordo. As buscas serão retomadas nesta segunda-feira pela região de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.


PORTAL DINHEIRO VIVO

Fábricas de Évora da Embraer já produzem peças para novo avião militar KC-390

As primeiras peças do novo avião militar KC-390 da construtora aeronáutica Embraer já começaram a ser produzidas nas fábricas de Évora da empresa brasileira, revelou à agência Lusa o administrador Paulo Marchioto.
Segundo o responsável, nas duas unidades alentejanas, estão a ser produzidos, desde finais de outubro, os revestimentos de asa e os estabilizadores horizontais e, mais tarde, também vão ser construídas as empenagens verticais do avião.
"O KC-390 ainda está em desenvolvimento", mas a Embraer já está a "fabricar as primeiras peças" nas unidades fabris de Évora, disse o administrador da Embraer Portugal, em entrevista à Lusa.
O revestimento de asa, segundo Paulo Marchioto, tem "18 metros de comprimento" e é "uma das maiores peças já fabricadas" pela construtora aeronáutica. Tem "um tamanho considerável e uma complexidade enorme", acrescentou.
"Na primeira vez, esta peça saiu no "estado da arte"", destacou Paulo Marchioto, referindo que, após a sua transformação "num painel estruturado", vai ser "exportada para o Brasil via marítima".
O responsável disse ainda que "parte da fuselagem" do KC-390 "é feita" nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), o que, na sua opinião, constitui "uma grande oportunidade" para a indústria aeronáutica portuguesa e para a Embraer.
Questionado sobre a possibilidade de Portugal comprar estes aviões para substituírem os atuais Hércules C-130, Paulo Marchioto limitou-se a dizer que espera que haja "negócio com Portugal", assim como "com muitos outros países".

UOL NOTÍCIAS

Satélite europeu se desintegra ao entrar na atmosfera da Terra

ImagemO satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) Goce se desintegrou ao reentrar na atmosfera na noite deste domingo (10), às 22h (Horário de Brasília), sem causar danos. Os restos do satélite passam pela Sibéria, oeste do Oceano Pacífico, leste do Oceano Índico e Antártica.

Lançado em 2009, o satélite mapeou as variações de gravidade na Terra com alta precisão. Entre seus resultados estão uma forma mais precisa da forma de geoide do planeta, que é usada para entender a circulação dos oceanos, nível do mar e o interior da Terra.
A engenharia do satélite foi inovadora ao mantê-lo a uma baixa órbita, abaixo de 260 km. Em 21 de outubro de 2013, a missão terminou e o satélite ficou sem combustível. Nas últimas três semanas, o satélite foi gradualmente caindo em direção à Terra.
Enquanto a maioria dos satélites que pesam 1100 kg se desintegram ao entrar na atmosfera, cerca de 25% deles alcançam a superfície da Terra. Por isso, uma equipe de astrônomos vinha monitorando sua reentrada.
"O satélite de uma tonelada é só uma pequena fração das 100 a 150 toneladas de objetos espaciais feitas pelo homem a reentrarem na atmosfera terrestre todos os anos", disse Heiner Klinkrad, chefe do escritório de lixo espacial da ESA.
"Em 56 anos de viagens espaciais, cerca de 15 mil toneladas de lixo espacial reentraram na atmosfera sem causar nenhum dano ao homem", ressalta.
IBAHIA.COM

Colisão com pássaro deixa piloto da Força Aérea ferido em Salvador

Comandante de corveta Marcos Alessandro Sell realizava um desfile aéreo junto com outras três aeronaves


Um piloto da Academia da Força Aérea (AFA) ficou ferido durante um desfile aéreo na Base Aérea de Salvador (Basv). Segundo informações do capitão Marcelo Trope, chefe da Sessão de Comunicação Social da Basv, o comandante de corveta Marcos Alessandro Sell estava se aproximando da pista para fazer pouso quando houve a colisão com um pássaro. Com o impacto da batida, a ave rompeu o vidro de proteção da cabine de pilotagem e feriu oficial no rosto.
Mesmo ferido, Marcos conseguiu realizar o pouso normalmente. Ele foi socorrido inicialmente para o Hospital Aeroporto, onde foi medicado e passou por exames. Apesar de ser instrutor de voo da AFA, Marcos é oficial da Marinha e, por isso, será transferido para Hospital Naval. Segundo Trope, Marcos está fora de perigo, mas ficará em observação por segurança.
O acidente aconteceu por volta das 15h, quando o comandante de corveta pilotava a aeronave T27-Tucano, operada pela AFA para realizar treinamentos avançados. Outras três aeronaves estavam em voo durante o acidente. O desfile aéreo fazia parte das comemorações ao 71º aniversário da Base Aérea de Salvador no evento Portões Abertos. Durante todo o dia, a base ficou aberta à visitação gratuita.
Além da exposição estática de aeronaves militares e civis, o público teve acesso a diversas atrações culturais, bandas de música, sobrevoo de aeronaves incluindo a Aeronave P-3AM, vetor de Patrulha Marítima operada pelo Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação. Também houve exposição de aeromodelos e estandes das Forças Armadas.
DIÁRIO DE CANOAS

Restos mortais de Jango serão exumados nesta semana

Ele foi sepultado há 37 anos no Cemitério Jardim da Paz
São Borja - Orgulhosa de seu filho ilustre, a comunidade de São Borja está ainda um pouco ressabiada com a remoção dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, sepultado há 37 anos no Cemitério Jardim da Paz.. “Há algumas pessoas contrárias, que até dizem ‘Jango não foi aceito em Brasília, agora querem levá-lo para lá’. Mas há aqueles que concordam, até para dar transparência aos fatos”, comenta o prefeito samborjense, Antonio Carlos Rocha Almeida. 
O processo de retirada do corpo está marcado para quarta-feira, dia 13, mas os técnicos responsáveis pela abertura do jazigo já estão na cidade desde a última semana. Parte dos hotéis do município está com lotação quase ou totalmente esgotada, à espera de autoridades e jornalistas. “As reservas já começaram no início do mês. Só de Brasília vamos receber 56 pessoas”, afirma Fernanda Lopes Mateus, recepcionista de um dos estabelecimentos.
Episódio nebuloso da história do País, a morte de Jango pode ganhar um novo capítulo com o resultado da exumação, que reunirá o trabalho de peritos brasileiros, argentinos, uruguaios e cubanos, com acompanhamento da Cruz Vermelha.

O processo de traslado começa na quarta-feira, quando os restos mortais do ex-presidente serão levados à Base Aérea de Santa Maria, onde passarão a noite. No trajeto, devem ser prestadas honras militares ao corpo de Jango, que embarca na manhã de quinta-feira para Brasília, onde segue para o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. O retorno a São Borja só será determinado após o início dos trabalhos.

BAND.COM

Bimotor desaparece após decolar de Paraty


Avião saiu da cidade litorânea do Rio de Janeiro com destino a São Paulo
Um bimotor modelo Sêneca, prefixo PR-EAG, está desaparecido desde a tarde deste domingo (10).
A aeronave decolou de Paraty, no litoral sul do Estado do Rio, por volta do meio dia, e tinha como destino o aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Estavam a bordo o piloto, o copiloto e um passageiro.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Força Aérea Brasileira, dois helicópteros – um da própria FAB e outro do Exército - realizam as buscas, que foram interrompidas na noite de ontem, mas foram retomadas no amanhecer desta segunda-feira (11).



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented