Parlamentares conhecem emprego de VANT na Base Aérea de Santa Maria
Os parlamentares conheceram o Centro de Instrução de Blindados, unidade de excelência do Exército no treinamento de equipagens para os carros de combate Leopard, e o Centro de Aplicação de Exercícios de Simulação de Combate, onde conheceram detalhes do planejamento e do desenrolar da Operação Ágata II. O foco do interesse dos parlamentares na visita à Base Aérea de Santa Maria foi conhecer a tecnologia empregada, incluindo a utilização do VANT.
A modernização das aeronaves e o pioneirismo dos esquadrões sediados na BASM foram alguns dos aspectos apresentados pelos militares da FAB. O Comandante da BASM, Coronel Aviador José Eduardo Ruppenthal considerou muito importante os parlamentares conhecerem melhor as Forças Armadas. "Para que os militares mostrem o trabalho que vem sendo feito em prol da soberania do país”, completou o coronel.
O General de Divisão, Sérgio Westphalen Etchegoyen, Comandante da Terceira Divisão do Exército, ressaltou a importância de receber aqueles que administram o dinheiro público. Durante a explanação, o general citou a Operação Ágata II como exemplo de integração entre as Forças Armadas e Auxiliares, e destacou a utilização do VANT da FAB, responsável por transmitir informações precisas e em tempo real sobre ilícitos para as forças de superfície.
Modernização e pioneirismo
O Comandante do Primeiro do Décimo Grupo de Aviação (Esquadrão Poker), Tenente Coronel Aviador Júlio César Maiello Vilella, falou da modernização de mais de quarenta aeronaves AMX e de simuladores, além da digitalização dos processos de captação e revelação de imagens de reconhecimento. Foram apresentadas projeções de fotografias feitas com sensores termais, ressaltando a ótima visualização permitida, mesmo no período noturno.
As diversas utilizações do novo helicóptero H60L Blackhawk, recebido este ano pelo Quinto do Oitavo Grupo de Aviação (Esquadrão Pantera), foram apresentadas pelo Major Aviador Luiz Cláudio Cunha Ottero. “O Blackhawk, por suas características técnicas, é muito superior ao UH-1H”, disse o militar, explicando que a nova aeronave pode cobrir um raio quase três vezes maior que a anterior. Além disso, a capacidade de carga maior possibilita, por exemplo, resgatar mais pessoas ou levar mais suprimentos para grupos que estejam isolados. O major destacou, ainda, o pioneirismo do Esquadrão Pantera, em toda a FAB, no emprego do armamento em helicópteros, na criação da doutrina de emprego e na utilização dos óculos de visão noturna.
Finalizando as apresentações, o Comandante do recém criado Primeiro do Décimo Segunto Grupo de Aviação (Esquadrão Hórus), Tenente Coronel Aviador Paulo Ricardo Laux, falou sobre a versatilidade do VANT e as diversas possibilidades de reconhecimento e vigilância que a aeronave proporciona, sem colocar em risco as tripulações; exemplificou que o aparelho é ideal para o cumprimento de missões repetitivas, de longa duração, ou em locais expostos a materiais danosos à saúde humana.
Troca de informações
O Deputado Estadual Raul Carrion mostrou-se satisfeito com as informações recebidas durante a visita. Ele destacou a importância de conhecer a situação atual das Forças Armadas para saber as necessidades de investimentos de nosso país."Não basta que as Forças Armadas tenham bons armamentos. O país precisa ter capacidade de produzi-lo em seu território sem depender de fornecedores externos"avaliou o deputado ao salientar a importância que o Brasil tem no mundo. Para ele, o país precisar ter na defesa nacional e na proteção do território e das riquezas uma questão estratégica.
Fonte: V COMAR