|

O que acontece com a Gol?



Thiago Bronzatto .

As ações da Gol acumulam em 2011 uma queda de 58% – o pior desempenho entre os papéis mais negociados da bolsa. A maior companhia aérea do país (sic - 2a. maior) apanha na bolsa desde o fim de julho, quando reduziu significativamente a previsão de margem de lucro operacional para 2011 — a faixa passou de 6,5% a 10% para entre 1% e 4%. Nesta semana, os resultados divulgados pela empresa decepcionaram. No segundo trimestre deste ano, a Gol teve prejuízo de 359 milhões de reais. No mesmo período do ano passado, o prejuízo foi muito menor, de 52 milhões de reais.

Para o Itaú BBA, os resultados negativos são reflexos de dois fatores. O primeiro deles tem a ver com o aumento da competição no mercado interno, que fez o yield (indicador do preço das passagens aéreas) cair 14% em relação ao mesmo período do ano passado. A segunda razão é a alta dos custos com combustível, que subiram 28% de abril a junho.

O ponto positivo, segundo os analistas do Itaú BBA, é o plano de corte de despesas da Gol. A companhia pretende reduzir 650 milhões de reais de gastos até o fim de 2012. Esse valor corresponde a três vezes o lucro líquido da companhia em 2010. É um desafio e tanto para quem precisa absorver 215 milhões de reais em dívidas da Webjet, adquirida no mês passado. Se isso ocorrer, o banco estima que as ações da empresa poderão valorizar mais de 50%.

Fonte:

Foto:
Luis Argerich







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented