|

Fatores claros de curto prazo devem beneficiar ações da TAM, avalia IM Trust



Banco de investimentos chileno recomenda a compra dos papéis da companhia aérea .

São Paulo – A companhia aérea brasileira TAM (TAMM4) recebeu a recomendação de compra nesta quinta-feira (18) da equipe de pesquisa da IM Trust, que citou fatores que deverão potencializar as ações da empresa no curto prazo.

Em início de cobertura, o analista Ignacio Spencer atribuiu um preço-alvo de 36 reais para cada papel preferencial da companhia até o final de 2011, o que representa um potencial de valorização de 23,49% frente à cotação de 29,15 reais vista no fechamento do último pregão.

Em relatório, Spencer explica que a volatilidade recente nos mercados financeiros globais fez com que as ações do setor aéreo fossem negociadas abaixo de seus níveis históricos. Com a TAM, a situação não foi diferente. Apesar dos bons resultados apresentados pela empresa no segundo trimestre de 2011, os papéis da companhia registram queda de 4,06% no mês e recuo de 23,86% no ano.

Diante deste cenário, a IM Trust acredita que a TAM oferece pontos de entrada “saudáveis”. O múltiplo de preço sobre o valor patrimonial ajustado (P/BV) da companhia, projetado para 2013, é de 4,2 vezes, ante a média histórica de 5 vezes.

Além disso, Spencer prevê no curto prazo uma queda nos preços do petróleo, principalmente pelo temor dos investidores com o desaquecimento da economia mundial e, consequentemente, pela expectativa de menor demanda, o que deve beneficiar a TAM através de menos gastos com combustíveis.

Em sua avaliação, o analista também chamou a atenção para o fato da TAM ser líder de participação no mercado doméstico e internacional, com fatias de 43% e 86%, respectivamente. Ele prevê que isso deve ajudar a companhia a ter maior exposição diante de grandes eventos que devem ocorrer no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

TAM e LAN

A intenção da TAM de unir suas operações com a chilena LAN não foi incorporada nas estimativas de preço-alvo estabelecidas pela IM Trust. Contudo, segundo Spencer, o acordo deverá promover sinergias de 400 milhões de dólares por ano a partir de 2014.

Fonte:








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented