|

Ministro garante Salgado Filho pronto para a copa



“O salgado filho atenderá o movimento da Copa” Wagner Bittencourt, ministro da Aviação Civil .

CAROLINA BAHIA .

O equipamento que pode salvar o aeroporto salgado filho dos sucessivos atrasos e cancelamentos de voos devido à neblina só começará a funcionar em 2014.

A previsão é do ministro da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt. O ILS CAT 2 só pode entrar em operação depois que as obras de ampliação da pista, previstas para dezembro de 2013, estiverem prontas, e que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo fizer os devidos testes. Mesmo assim, o ministro afirma que as ações no aeroporto da Capital estarão concluídas a tempo para atender o movimento da Copa do Mundo.

A seguir, trechos da entrevista concedida a ZH:

Zero Hora – Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fez um alerta: as obras nos aeroportos brasileiros não ficarão prontas para a Copa. Haverá novo caos aéreo durante os jogos?

Wagner Bittencourt – Não tem caos aéreo no Brasil, e não terá. Serão atendidas as demandas, não só na Copa como no dia a dia dos passageiros. Temos um processo de reestruturação na Infraero e no governo para que sejam feitos os investimentos necessários. Serão R$ 7,2 bilhões nos aeroportos da Infraero até 2014. As pessoas podem ficar tranquilas.

ZH – Esse planejamento inclui os investimentos no salgado filho?

Bittencourt – Para o salgado filho, temos R$ 700 milhões para o pátio, pista, melhorias e novos terminais. Isso atenderá o movimento da época da Copa. São poucos aeroportos que têm capacidade para crescer, porque muitos já foram cercados pelas cidades. O salgado filho tem construções próximas, mas ainda tem uma margem para crescer.

ZH – Quando a neblina deixará de ser problema no aeroporto salgado filho?

Bittencourt – O equipamento para operar na neblina (ILS CAT 2) será instalado depois que as obras de ampliação da pista ficarem prontas, o que está previsto para dezembro de 2013. Em seguida, o equipamento é instalado, mas precisa passar por testes do Decea. Ele dá capacidade para pousar com a posição muito baixa de neblina. Não é igual ao CAT 3, que você pode pousar sem teto algum. Teremos uma determinada altura, mas já é suficiente.

ZH – A Infraero tem se mostrado ineficiente. Como garantir que os investimentos vão sair do papel?

Bittencourt – Com gestão. A Infraero teve toda a estrutura alterada, com profissionais em postos-chave vindos do BNDES e do Banco Central. A engenharia está sendo fortalecida. Vamos tornar a Infraero uma empresa competente. Por isso, temos certeza que as obras vão andar no prazo.

ZH – A privatização é a única saída para garantir a modernização?

Bittencourt – É uma alternativa, mas o governo não largou o lápis. Temos investimentos, e o setor está crescendo muito. Desde 2005, cresceu em torno de 12% ao ano. No primeiro semestre de 2011, foi quase 20%.

ZH – Mas o governo consegue manter essa velocidade?

Bittencourt – Sim. Estamos investindo em ações de curto prazo em vários aeroportos – inclusive em Porto Alegre. Já fizemos alguns terminais de embarque.

ZH – São os puxadinhos?

Bittencourt – Por favor, não chame assim. São estruturas que atendem bem à demanda.

ZH – Haverá ajustes no atendimento aos passageiros?

Bittencourt – Há uma ação de melhoria de governança e de gestão. Para isso foi criada a autoridade aeroportuária. Vamos definir metas de atendimentos para todos os agentes que operam no aeroporto, sejam públicos ou privados, companhias aéreas, Polícia Federal, Receita Federal, Infraero e Anvisa. Com metas, vamos melhorar a gestão. Já estamos funcionando assim em Guarulhos, Brasília, Viracopos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont e Confins. Com melhores práticas, vamos conseguir aumentar em 30% a capacidade de atendimento com a mesma estrutura que temos hoje nos aeroportos.

ZH – O que garante que não haverá cobrança abusiva de tarifas nos aeroportos concedidos?

Bittencourt – Não haverá aumento de tarifa. As concessões são para melhorar o atendimento e aumentar a competição. Os aeroportos terão de prestar um serviço melhor. Eles não vão aumentar a tarifa. Com o aumento da capacidade, terão como elevar o número de voos. Dessa forma, você abre espaço para outras companhias aéreas poderem voar mais.

ZH – O salgado filho vai entrar no plano de concessões?

Bittencourt – Não está previsto agora.

Fonte: / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented