|

Ministério da Defesa tem cursos destinados a jovens saídos do serviço militar

De acordo com o coordenador executivo do Soldado Cidadão, major Marco Magalhães, a iniciativa ajuda a combater o aliciamento pelo crime organizado dos reservistas que terminam o período de serviço militar .

Rio de Janeiro - Após prestar serviço militar obrigatório em 2011, o jovem poderá fazer cursos profissionalizantes nas áreas de webdesign, eletromecânica, refrigeração, ou ainda de bombeiro, eletricista, padeiro, cozinheiro e auxiliar de saúde bucal. Com carga horária de 160 horas, as atividades fazem parte do Projeto Soldado Cidadão, que tem por objetivo capacitar e reinserir profissionalmente jovens recém-saídos do serviço militar temporário em todo o país.

O Ministério da Defesa apresentou ontem (26), na sede do Terceiro Comando Aéreo Regional no centro do Rio de Janeiro, as atividades para este ano. De acordo com o coordenador executivo do Soldado Cidadão, major Marco Magalhães, a iniciativa ajuda a combater o aliciamento pelo crime organizado dos reservistas que terminam o período de serviço militar.

Ele destacou o sucesso do projeto, que emprega 66% dos que concluem os cursos. Até 2010, foram contratados 149 mil jovens. Somente no Rio de Janeiro, 20.540 jovens foram qualificados pelo projeto. O Soldado Cidadão existe desde 2004. “De acordo com o mercado de trabalho regional, os cursos são selecionados para que [os jovens] sejam absorvidos. Ao terminar o curso, os agentes do projeto fazem o cadastramento do militar no Sine [Sistema Nacional de Emprego]”, explicou.

Segundo o coordenador, apesar do orçamento deficiente para atender a toda demanda e o aumento dos custos dos cursos, cada vez mais jovens procuram as Forças Armadas para prestar serviço militar. “O jovem querendo servir as Forças Armadas, realmente traz um benefício muito grande para a imagem da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, disse Magalhães.

Fonte: / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented