|

Forças Armadas comemoram Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers)


Forças Armadas comemoram Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers) .

Situações de instabilidade social, conflitos e disputas políticas que afetam a rotina da população civil. Para contornar esse tipo de circunstância, proporcionando segurança, estabilidade e garantindo a manutenção da lei e da ordem, entram em campo os capacetes azuis da Organização das Nações Unidas (ONU). Os mantenedores da paz (peacekeepers) são militares das mais diversas nacionalidades que abdicam de seus momentos de lazer e do convívio de suas famílias, para atuar em missões reais, se dedicando a países assolados por crises internas.

Na sexta-feira (27/5), às 10h, esses heróis fardados serão homenageados no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília. Neste dia, será promovida a comemoração do Dia Internacional dos Mantenedores da Paz. Na programação, estão incluídas exposição e formatura militar com a presença de representantes do Exército, da Marinha e da Força Aérea.

Atualmente, o 14º Contingente de militares brasileiros atua na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). O grupo é composto por representantes das três Forças Armadas, sendo 27 homens da Aeronáutica. Essa é a primeira vez que militares da FAB integram uma Força de Paz da ONU. O grupo, que conta com militares do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica de Recife (BINFAE-RF), Bases Aéreas de Natal e Fortaleza e Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, desembarcou em Porto Príncipe no dia 10 de fevereiro e, desde então, atua em missões de escolta, guarda, segurança e manutenção da lei e da ordem.

Para os familiares que ficaram no Brasil, a saudade é superada pela certeza de que o grupo atua em uma justa causa. A funcionária pública Zélia Maria Veloso Araújo se despediu do filho, o S2 Neyjair de Araújo França, certa de que a experiência de uma missão de paz seria ótima para ele. “Sinto muita saudade dele, mas fico feliz e honrada por saber que está ajudando pessoas que tanto necessitam”, destaca Zélia.

15º Contingente
Os próximos militares da Aeronáutica a integrar a MINUSTAH estão em fase de preparação desde 29 de novembro de 2010. Os 27 homens, que pertencem ao efetivo do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN), embarcam para a Capital Haitiana no dia 2 de agosto. “A possibilidade de o Batalhão integrar uma missão de paz já foi uma injeção de ânimo, de motivação, para o grupo por prestar um serviço de tal relevância”, destaca o Comandante do BINFAE-MN, Tenente-Coronel Infante Jorge André Carneiro da Cunha.

As tropas brasileiras, em Porto Príncipe, tem se destacado pelo tratamento diferenciado e por conquistar a simpatia da população civil nos patrulhamentos e missões. O Comandante do Pelotão da FAB que integrará o 15º Contingente Brasileiro, 1º Tenente Infante Renam Antunes, lembra que essa abordagem já é passada durante os treinamentos. “Nossa preocupação tem sido como fazer o uso da força, operando com a presença da população, já que atuaremos em locais de acampamento e passaremos por situações de atenção como as eleições municipais, previstas para novembro”, ressalta ele.

Peacekeepers
O Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (peacekeepers) faz uma referência a 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de Manutenção da Paz. A mobilização se deu na Palestina, após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense e, a partir de então, iniciava-se a busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais. Já o Brasil, participa de missões de Paz desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito.

Fonte: Agência Força Aérea







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented