|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 18/11/2015 / Avião gigante faz 1º pouso com passageiros em Guarulhos

Imagem

Avião gigante faz 1º pouso com passageiros em Guarulhos ...


Aeroporto recebeu 1º voo comercial do Airbus A-380 dia 14, diz assessoria. Voo único da Emirates era procedente e tinha como destino Dubai ...

Um Airbus A-380 da Emirates fez no sábado (14) o primeiro voo comercial no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, conforme a assessoria de imprensa do Gru Airport, a concessionária que administra o aeroporto.

O avião gigante, que tem mais de 72 metros de comprimento e leva entre 520 e 800 passageiros, fez o pouso de batismo às 19h09 de sábado, estacionando plenamente na posição de desembarque de passageiros às 19h20. O voo era procedente de Dubai, nos Emirados Árabes, e trouxe 350 passageiros.

A decolagem ocorreu à 1h25 de domingo (15), tendo como destino Dubai, levando 268 passageiros.

Para receber o maior avião de passageiros do mundo, diz a concessionária, foram feitas reformas na pista e estabelecida uma rota padronizada de taxiamento, que também foram alargadas. O acostamento foi aumentado em 7,5 metros da cada lado, totalizando 75 metros de largura.

O Terminal 3 de Guarulhos também sofreu reformulações, tendo sido concebido com cinco posições para o estacionamento da aeronave, cada uma delas conta com duas pontes telescópicas e capacidade para atender ao deck superior da aeronave, possibilitando maior agilidade e conforto no embarque/desembarque de passageiros.

O GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo) obteve autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber comercialmente a aeronave A-380 em 28 de outubro.

A Emirates diz que este foi o primeiro voo comercial da aeronave no país. Este foi um voo único e a operação com o A-380 no Brasil não será regular, informou a assessoria da companhia aérea.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL TRIBUNA DA BAHIA


Rui sobrevoa áreas atingidas por incêndio na Chapada Diamantina

"Nos últimos três meses, temos monitorado e feito intervenções no sentido de controlar os incêndios"

As ações para controlar os incêndios florestais na Chapada Diamantina têm destaque na edição desta semana do Digaí, Governador! “Esta é a grande preocupação nossa. Infelizmente a chuva não chegou até agora [...] e isso agravou o problema [na região]“, afirma Rui Costa. Outros assuntos do programa de rádio são a Semana da Consciência Negra, projetos na área de educação e os atentados ocorridos em Paris (França).
”Nesta terça-feira [17] eu estarei indo a Lençóis me reunir com a equipe [que atua no combate ao fogo], conversar com alguns prefeitos e também fazer um sobrevoo em todas as áreas onde tinham ou ainda permanecem algum foco de incêndio”, anuncia Rui.Segundo ele, equipes permanentes estão na região da Chapada, inclusive voluntários. “… eu quero, desde já, agradecer em nome do povo da Bahia a esses voluntários, que trabalham não só [no combate ao] incêndio [...] ao longo do ano.
Nos últimos três meses, temos monitorado e feito intervenções no sentido de controlar os incêndios”.O governador cita que, na semana passada, houve dispersão do fogo em vários pontos e, no último final de semana, as equipes atuaram com aeronaves, trator, máquina, carro-pipa, num trabalho que envolve mais de 100 pessoas. “Quero agradecer também ao Exército, à Aeronáutica, às prefeituras que têm nos ajudado muito, a esses prefeitos e prefeitas da Chapada, e aos voluntários”.

Governador alinha estratégias para combate aos incêndios na Chapada

O reforço dos aviões da FAB, modelo Hércules, foi anunciado no último domingo pelo governador Rui Costa

Por Acorda Cidade

O governador Rui Costa sobrevoou na manhã desta terça-feira (17/11) as áreas incendiadas na Chapada Diamantina para acompanhar in loco as ações de combate ao fogo, que têm sido realizadas há mais de 20 dias em trechos afetados pelas chamas.
O incêndio florestal, que chegou a atingir dois mil hectares de mata, está sendo controlado aos poucos, após o início das atividades de uma força-tarefa, envolvendo Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e brigadistas voluntários.
"Pude presenciar o esforço gigantesco de todos os envolvidos. São pontos isolados de incêndio, o que dificulta no transporte de pessoas e água, mas o incêndio está controlado. Temos uma estrutura poderosa para o combate do fogo e vamos continuar lutando pela extinção do mesmo", afirmou Rui.
Em Lençóis, o governador também se reuniu com prefeitos de dez municípios baianos para o alinhamento das estratégias de enfrentamento ao fogo. Diante da suspeita de um incêndio criminoso, o governador anunciou que irá aprofundar as investigações com a Polícia Civil.
"Vou falar com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para enviar agentes da Polícia Civil para investigarmos a fundo esses incêndios. Eles acontecem todo ano, mas os dois maiores focos do incêndio aconteceram à margem da BA -242 e tem indícios de que foram provocados intencionalmente, e isso não pode acontecer".
No último sábado (14/11), o governador determinou a ida do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, à Chapada Diamantina para que ambos identificassem as medidas de emergência necessárias à solução definitiva do problema no território.
Segundo Spengler, mesmo após dias de enfrentamento, a situação ainda é crítica, mas as equipes de combate ao fogo, trabalhando de maneira integrada, têm obtido bons resultados a cada dia.
"Quando falamos de incêndio florestal, a situação é sempre crítica. Temos que estar atentos para não deixar o fogo se espalhar. Mas da maneira que estamos reduzindo as áreas de chamas, acredito que o incêndio seja extinto em poucos dias", enfatizou o secretário.
Combate ao fogo
As ações pelo meio aéreo têm representado a principal força de combate ao fogo na Chapada Diamantina. Ao todo, dez aeronaves fazem o transporte de cerca de 20 mil litros de água por viagem, quantidade que deve aumentar com o apoio de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que passam a atuar na região a partir desta semana.
A cada viagem, somente as duas aeronaves têm capacidade para transportar 120 mil litros de água, que terão alcance a áreas onde não é possível chegar por terra.
O reforço dos aviões da FAB, modelo Hércules, foi anunciado no último domingo pelo governador Rui Costa. Eles irão se juntar aos outros aviões Air Tractor e dois helicópteros já enviados à Chapada pelo Governo do Estado.
Sete veículos, também enviados pelo Estado, estão sendo utilizados para transporte de bombeiros e brigadistas em áreas de difícil acesso, no combate às chamas na região. O suporte das aeronaves da FAB foi conseguido junto ao Ministério da Defesa, assim como outros equipamentos que ainda estão por vir.
O Governo do Estado está trabalhando com 57 soldados praças dos bombeiros, 14 oficiais na função de coordenação e comando, sete técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e 50 brigadistas voluntários, em campo, combatendo as chamas diariamente
Também foi disponibilizado pelo Exército Brasileiro três carros-pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal. Juntamente com os equipamentos, o Exército envia 21 militares para que possam operar esses equipamentos.
Este ano, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 7 milhões para combater esse tipo de ocorrência, e, nesse momento, conta com o apoio das prefeituras de Lençóis, Palmeiras, Wagner, Andaraí, Utinga e Iraquara.
Os municípios participam das operações com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido.
PORTAL G-1


Universitários de MT criam protótipo de avião "leve": "Deu dor de cabeça"

Em competição nacional, alunos ganham menção honrosa por projeto. Alunos de MT fazem projeto de avião e ganham certificado para construí-lo.

Do G1 Mt

ImagemCom R$ 1,5 mil e nenhum patrocínio, um grupo de estudantes de engenharia mecânica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do campus de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, destacou-se no Campeonato Internacional de Aerodesign, conhecido como SAE Brasil Aerodesign. O evento ocorreu em São José dos Campos (SP), entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro deste ano.
A equipe “Aerodesign Regular” é formada por oito alunos de engenharia mecânica da universidade. Segundo os alunos envolvidos no projeto, o desafio era criar o protótipo mais leve - seguindo os princípios da aviação - que suportasse voar 70 metros carregando o maior peso.
Competindo com universidade de todo o Brasil e do exterior, os estudantes alcançaram a 7ª colocação, receberam uma menção honrosa por terem elaborado o projeto mais barato entre todos os inscritos.
Segundo o coordenador do projeto, Edson Godoy, o grupo investiu para que pudessem competir com alunos de engenharia de outros países. "Além do esforço do projeto para conseguirmos material e patrocínio, o pessoal investiu muito em qualidade e procedimentos para chegar nessa competição e pode disputar com as outras universidades de forma equiparada", disse.
A curiosidade por aviões da equipe começou em 2009 e, depois disso, o grupo não perdeu um campeonato. "Dá dor de cabeça sim fazer um avião voar, é um pouco complexo. Mas, no final de tudo, vemos nossa aeronave voando e a colocação que obtivemos. É muito satisfatório", disse o capitão da equipe, Alípio Fernando Lopes.
Já para Guilherme Prado, que também integra a equipe, diz que a paixão por aviões, para ele, começou um pouco mais cedo. "Tudo começou quando eu vi a Esquadrilha da Fumaça quando eu era criança. Desde então eu soube que era isso que eu queria fazer", contou.
Para o futuro, a equipe almeja alcançar colocações ainda melhor. "Nós vamos nos preparar para o ano que vem e competir de novo. Vamos repensar os erros e otimizar nossos acertos e partir para um lugar melhor no pódium", completou Prado.
Competição SAE Aerodesign

Este ano, 95 equipes participaram da competição e o grupo de Rondonópolis foi o representante mato-grossense. Todos os aviões radiocontrolados foram projetados e construídos por estudantes de vários campos da engenharia de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal e também dos países México e Venezuela.
As equipes disputam anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como, por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.
A Competição SAE BRASIL AeroDesign é composta por três categorias distintas, cada uma com requisitos específicos: regular, aberta e micro.

Suposto traficante disse ser pecuarista ao comprar avião interceptado em SP

Ex-proprietário afirma que vendeu aeronave em 29 de outubro em Barretos. FAB obrigou pouso próximo a Araçatuba e PF apreendeu 350kg de cocaína.

Adriano Oliveira Do G1 Ribeirão E Franca

O suposto traficante preso dentro do avião interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com 350 quilos de cocaína na região de Araçatuba (SP) se identificou como pecuarista quando comprou a aeronave há 19 dias em Barretos (SP). A afirmação é do ex-proprietário, Wilson Antônio Marques Junior, destacando que viu o comprador uma única vez.
“Eu o conheci quando ele veio buscar o avião. Até então, a negociação é feita com o corretor. Eu só o conheci quando ele pagou o restante [do valor] e veio buscar o avião. O contato que eu tive com ele foi nesse dia, apenas. Ele se apresentou como pecuarista de Campo Grande (MS)”, contou.
O homem e o piloto foram presos na noite de segunda-feira (16), por suspeita de tráfico internacional de drogas, após serem flagrados por caças da FAB no estado de Mato Grosso do Sul e obrigados a pousar na zona rural de Gabriel Monteiro (SP).
No site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) consta a comunicação de venda da aeronave Sêneca EMB-810C, matrícula PT-WHM, onde a droga estava escondida. Marques Junior aparece no registro como proprietário do avião e o nome do suposto traficante, de 48 anos, como operador.
“É como você vender um carro, só que com avião é diferente porque os dois têm que informar à Anac. Eu fiz a minha parte, fui lá e informei. É um processo lento para transferência, mas aparece escrito em vermelho no site: ‘comunicado de venda’”, explicou o ex-proprietário.
Marques Junior disse que o avião pertenceu a ele por oito anos, e permanecia estacionado em uma propriedade da família, em Barretos. A venda foi formalizada ao suposto traficante em 29 de outubro, mas o valor não foi divulgado pelo ex-proprietário.
“Graças a Deus, ele foi preso junto com o avião, para deixar bem clara essa situação. Eu não tenho mais nenhum envolvimento com isso. O cartório tem a foto dele, os documentos dele, está tudo comprovado”, afirmou.
Apreensão

Imagem
O avião carregado com pasta base de cocaína foi flagrado pela FAB no estado de Mato Grosso do Sul e acompanhado por caças até a zona rural de Gabriel Monteiro, quando foi interceptada e obrigada a pousar.
Além de equipes da FAB, a Polícia Federal também participou da ação e chegou a atirar contra o avião – um procedimento normal que tem como objetivo alertar o piloto para cumprir a determinação de descida, segundo a Força Aérea.
À Polícia Federal, o suspeito disse ser comerciante e não revelou a origem, nem o destino das drogas. A carga foi avaliada em R$ 7 milhões. "Tanto ele, quanto o piloto optaram por ficar em silêncio”, disse o delegado da PF Frederico Franco Rezende.

"Trabalhamos nas piores condições", diz brigadista do norte da Chapada

Região é atingida por incêndio florestal há mais de uma semana. Focos foram contidos em algumas regiões, mas ainda há ameaça.

Do G1 Ba

ImagemO presidente da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral), Augusto Galinares, afirmou que, apesar de o incêndio ter sido controlado em algumas regiões, o fogo continua ameaçando a Chapada Diamantina, que é atingida por focos há mais de uma semana. Ele reclama da falta de equipamentos para que os brigadistas possam combater as chamas.
“Estamos precisando de botas, meias, luvas. Nós trabalhamos nas piores condições, sem roupas adequadas. Contamos com facão, com as mãos, os pés, abafador, e as bombas em que carregamos 20 litros de águas nas costas. Estamos exaustos, mas estamos indo de novo”, afirmou. Segundo ele, a brigada está disponível para receber doações de materiais para o combate às chamas.
“O fogo hoje [terça-feira, 17] está mais tranquilo. Estamos trabalhando no norte do Parque Nacional da Chapada. Se der tudo certo, em mais uns dois dias conseguimos extinguir”, completou. “O fogo foi contido pelos brigadistas na maior parte da BR-242 até a proximidade da vila do Barro Branco. Ontem, chegaram Bombeiros pela primeira vez na serra. Antes, eles combatiam apenas na beira da estrada”, disse o brigadista.


O coordenador da brigada, Janio Gleidson Rocha, diz que a principal ameaça é um foco próximo à nascente do Rio Lençóis. “Ontem foi controlado na Serra do Mucugezinho e no Vale do Cercado também. A gente acredita que esteja chegando na nascente do rio Lençóis. Temos um foco muito grande. Não pode queimar de jeito nenhum porque o rio está bem baixo”, alertou.
Janio afirma que a comunidade da região da Chapada tem ajudado os brigadistas voluntários com doações de alimentos e água, mas reclama da dificuldade do acesso aos focos de incêndio. “A gente não tem aeronave para brigadistas. A gente depende de brecha para conseguir transporte em aeronaves usadas pelos Bombeiros”, conta.
Este é o segundo grande incêndio registrado no Parque Nacional em menos de três meses. Em setembro, o fogo demorou uma semana para ser controlado e destruiu uma área de cerca de nove mil campos de futebol. Agora a estimativa inicial é de que cerca de dois mil hectares de vegetação tenham sido afetados.
Nesta terça-feira, o governador do estado, Rui Costa, divulgou que deve sobrevoar todas as áreas onde ainda permanecem algum foco de incêndio.
Ação do homem

O chefe do Parque Nacional da Chapada, César Gonçalves, disse na segunda-feira (16) que as chamas que atingem o parque foram provocadas pela ação do homem."Todos os focos de incêndio que têm aqui na chapada são provocados por pessoas, por alguma razão. A pessoa bota fogo, a gente não tem como avaliar isso [o motivo], mas alguém bota fogo por algum motivo", disse Gonçalves.
A vegetação seca, o vento forte e a dificuldade de acesso prejudicam o trabalho dos brigadistas e alguns focos que já tinham sido controlados voltaram a pegar fogo.
No domingo (15), três focos de incêndio foram controlados na Serra da Cotréa, nos arredores de Seabra, mas ainda existem nove focos. Equipes de brigadistas voluntários e os 52 brigadistas profissionais chegam a trabalhar até dez horas por dia. Catorze soldados do Exército brasileiro estão dando apoio logístico de transporte e equipamentos.
São seis aviões - quatro do governo do Estado e dois do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - e dois helicópteros que prestam apoio operacional. Ainda são aguardados dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Eugênio Spengler disse também que o incêndio causou destruição de nascentes dos rios, o que compromete a qualidade da água que chega à população.
Clima

O ICMBio informou que os brigadistas encontraram, nesta segunda-feira, situação mais favorável de combate aos incêndios florestais, com nebulosidade, aumento da umidade relativa do ar e da pressão atmosférica, indicando a proximidade do período das chuvas.
O secretário de Meio Ambiente de Lençóis, Andrés Iglesias, informou que o fogo está indo em direção ao córrego do rio Mandassaia, que abastece o município. Disse ainda que a comunidade está protegida. Cerca de 40 homens estão na região e há reserva para evacuar caso necessário.
Em Palmeiras, o titular da secretaria de Meio Ambiente, Aruanã de Lucas, disse que são 10 km de linhas de fogo na região e que a população está sofrendo com a fumaça. Informou também que o clima está muito seco.

Avião gigante faz 1º pouso com passageiros em Guarulhos

Aeroporto recebeu 1º voo comercial do Airbus A-380 dia 14, diz assessoria. Voo único da Emirates era procedente e tinha como destino Dubai.

ImagemUm Airbus A-380 da Emirates fez no sábado (14) o primeiro voo comercial no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, conforme a assessoria de imprensa do Gru Airport, a concessionária que administra o aeroporto.
O avião gigante, que tem mais de 72 metros de comprimento e leva entre 520 e 800 passageiros, fez o pouso de batismo às 19h09 de sábado, estacionando plenamente na posição de desembarque de passageiros às 19h20. O voo era procedente de Dubai, nos Emirados Árabes, e trouxe 350 passageiros.
A decolagem ocorreu à 1h25 de domingo (15), tendo como destino Dubai, levando 268 passageiros.
Para receber o maior avião de passageiros do mundo, diz a concessionária, foram feitas reformas na pista e estabelecida uma rota padronizada de taxiamento, que também foram alargadas. O acostamento foi aumentado em 7,5 metros da cada lado, totalizando 75 metros de largura.
O Terminal 3 de Guarulhos também sofreu reformulações, tendo sido concebido com cinco posições para o estacionamento da aeronave, cada uma delas conta com duas pontes telescópicas e capacidade para atender ao deck superior da aeronave, possibilitando maior agilidade e conforto no embarque/desembarque de passageiros.
O GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo) obteve autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber comercialmente a aeronave A-380 em 28 de outubro.
A Emirates diz que este foi o primeiro voo comercial da aeronave no país. Este foi um voo único e a operação com o A-380 no Brasil não será regular, informou a assessoria da companhia aérea.

Pneu de avião estoura durante pouso no Aeroporto de São Luís

Piloto pousou e acionou plano de emergência do aeroporto, diz Infraero. TAM garante que decolagem e aterrissagem foram feitas em segurança.

ImagemO pneu de um avião da TAM estourou durante o procedimento de pouso do voo JJ3182, com origem em Brasília e destino a São Luís, realizado na tarde desta terça-feira (17), no Aeroporto Marechal Cunha Machado, na capital maranhense. Havia 146 passageiros e sete tripulantes na aeronave.
Por telefone, a assessoria da Infraero informou ao G1 que o piloto pousou a aeronave e acionou o plano de emergência do aeroporto após o estouro do pneu. Foi necessário utilizar um equipamento para resfriar a aeronave.
O pouso foi realizado às 12h48 (horário local) e a pista ficou interditada até 13h30. O desembarque de passageiros foi realizado normalmente. A Infraero também afirmou que um avião que pousaria em São Luís teve que ser deslocado para o Aeroporto de Fortaleza.
A assessoria do Corpo de Bombeiros afirmou que não houve explosão ou incêndio e que a unidade que fica no aeroporto foi acionada por precaução.
Ao G1, a assessoria da TAM explicou que o problema aconteceu em apenas um dos trens de pouso da aeronave e que cada um é composto por dois pneus. A empresa garantiu que o avião decolou e aterrisou em seguraça. Leia a íntegra da nota da TAM abaixo:

A TAM informa que o voo JJ3182 (Brasília-São Luis), que decolou às 11h39*, aterrissou normalmente, em total segurança, às 13h49*, na capital maranhense.
A empresa esclarece que a segurança é um valor imprescindível e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.


Embraer prevê demanda de US$ 259 bi em jatos executivos em 10 anos

Fabricante de aviões projeta demanda de 9,1 mil aeronaves no período. Previsão aponta número de entregas maior que da última década.

Do G1 Vale Do Paraíba E Região

ImagemA fabricante de aviões Embraer prevê uma demanda de 9,1 mil jatos executivos, avaliados em US$ 259 bilhões, nos próximos dez anos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) na Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (National Business Aviation Association 2015), em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A previsão aponta que o número de entregas deve superar as encomendas e valor da última década, ocasião em que foram vendidos cerca de 8.190 jatos por US$ 198 bilhões.Segundo a empresa, a projeção é reflexo de uma alta potencial do mercado americano. Os aviões leves e de médio porte devem ter maior participação nas vendas, representando cerca de dois terços das entregas totais - o equivalente a demanda de 4.850 jatos e US$ 130 bilhões.
A Europa e a África devem responder por 2,1 mil encomendas em dez anos, representando US$ 64 bilhões.

Jatos executivos


Na modalidade jatos executivos, a Embraer, que está há dez anos no mercado, comercializa os jatos da linha Phenom, Legacy e Lineage. A empresa tem 930 aeronaves em operação em mais de 60 países.

Copiloto é velado em Piracicaba 7 dias após acidente com avião do Bradesco

Corpo de Henrique Tofoli chegou ao município na madrugada desta terça. Queda também causou a morte de dois executivos do banco e do piloto.

Do G1 Piracicaba E Região

O copiloto do avião do Bradesco, Francisco Henrique Tofoli Pinto, que morreu após a aeronave cair em uma fazenda na divisa de Goiás com Minas Gerais no dia 10 de novembro, é velado nesta terça-feira (17) no Cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba (SP). O sepultamento da vítima vai acontecer nesta quarta (18), às 10h. O acidente também causou a morte do vice-presidente do banco e presidente da Bradesco Seguros, Marco Antônio Rossi; do presidente do Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio de Oliveira, e do piloto Ivan Morenilla Vallim.
Após o acidente, as quatro vítimas foram levadas ao Instituto Médico Legal (IML) na Região Oeste de Belo Horizonte. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o carro funerário com os restos mortais chegou ao local na madrugada de quinta-feira (12). A identificação só foi possível após exame de DNA. O corpo de Francisco Henrique Tofoli chegou à Piracicaba na madrugada desta terça-feira e começou a ser velado a partir das 10h.
O jato de pequeno porte decolou de Brasília no início noite de terça-feira (10) e caiu entre o distrito de Santo Antônio do Rio Verde, município de Catalão, no sudeste de Goiás, e a cidade de Guarda-Mor, em Minas Gerais.
"Morreu fazendo o que gosta"

Filho de piloto, a vítima de 32 anos, que morava em Piracicaba, dedicou toda a vida para a aviação, assim como outras seis pessoas da família. "Ele com certeza morreu fazendo o que gostava. Nossa vida foi toda dedicada à aviação, nunca passava pela nossa cabeça que passaríamos por um acidente desses. Estamos abalados", disse o irmão, que também é piloto, Paulo José Gustavo Tofoli.
Tofoli ainda afirmou que não sabe o que pode ter provocado a queda, mas garantiu que o avião era muito seguro. "Não dá pra saber o que aconteceu, qualquer coisa que eu falar eu vou estar sendo leviano, mas o avião era muito seguro, algo de anormal aconteceu", disse. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que a maior parte da aeronave ficou “enterrada a cinco metros de profundidade”.
Acidente

A aeronave decolou do aeroporto de Brasília às 18h39 com destino a São Paulo, mas desapareceu dos radares do controle de tráfego às 19h04 do dia 10 de novembro. O Bradesco lamentou a tragédia em nota. O gerente da fazenda, Fábio Henrique Farias, se dirigiu ao local do acidente logo após a queda e filmou a área.Um vídeo mostra que uma cratera se abriu onde a aeronave caiu. As imagens mostram partes da fuselagem ainda em chamas dentro do buraco.
O jato Cessna modelo Citation VII foi adquirido pelo Banco Bradesco em 2011. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, o avião estava regular, com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido.
O Cenipa investiga as causas do acidente. Na quarta-feira (11), uma equipe coletou partes da aeronave, documentos, imagens e ouviu testemunhas. De acordo com os investigadores, "já são levantados dados sobre a meteorologia da rota, o plano de voo da aeronave e a imagem radar do deslocamento".
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, em nota, que notificou a ocorrência à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e ao National Transportation Safety Board (NTSB), órgão investigador do país fabricante do avião. Não há prazo para conclusão das investigações.

Rússia diz que bomba derrubou avião no Egito e afirma que ato foi terrorista

224 pessoas morreram em queda no Sinai, no Egito. Dois funcionários de aeroporto foram presos por suspeita de participação

O Serviço de Segurança Federal da Rússia (FSB) disse nesta terça-feira (17) que a queda do avião russo sobre o Sinai, no Egito, em 31 de outubro foi resultado de um ato terrorista, causado por uma bomba que explodiu a bordo.

Segundo a FSB, traços de explosivos foram encontrados nos destroços da aeronave. O avião da companhia aérea russa KogalimAvia, mais conhecida como Metrojet, caiu pouco após decolar do litoral do Egito com destino a São Petersburgo, na Rússia.
As 224 pessoas a bordo morreram. O Estado Islâmico (EI) reivindicou a queda, mas não explicou como teria executado o ataque.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que vai encontrar os responsáveis pela queda do avião e ordenou que isto seja o foco dos serviços especiais russos, de acordo com a Reuters."Durante o voo, foi ativado um artefato explosivo de fabricação caseira com potência equivalente a um quilo de TNT", indicou Putin.
Alguns minutos antes, o diretor do FSB, Alexander Bortnikov, também havia afirmado que a catástrofe foi um atentado. “Podemos dizer inequivocamente que foi um ato terrorista”, disse ele, em um encontro com o presidente.
"De acordo com uma análise feita pelos nossos especialistas, uma bomba caseira contendo até um quilo de TNT explodiu durante o voo, levando-o a partir-se em pleno ar, o que explica o fato de a fuselagem estar espalhada por uma distância tão grande", disse Bortnikov.

PF busca descobrir se presos em avião fazem parte de organização

Piloto ganharia R$ 50 mil pelo transporte e o comerciante, US$ 100 mil. Avião que pousou na região de Araçatuba foi interceptado por caças da FAB.

Do G1 Rio Preto E Araçatuba

O piloto e o comerciante que estavam no avião que foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), na segunda-feira (16), foram presos pela Polícia Federal por tráfico internacional de drogas. A polícia tenta agora descobrir se os presos fazem parte de alguma organização criminosa ou se trabalham sozinhos, cruzando a fronteira de avião. Eles foram levados para a cadeia de Penápolis (SP).

Durante o depoimento, os presos optaram por ficar em silêncio. De acordo com o delegado que investiga o caso, Frederico Franco Rezende, os dois não quiseram falar a origem da droga, avaliada pela polícia em R$ 7 milhões. O piloto ganharia R$ 50 mil pelo transporte e o comerciante, US$ 100 mil para entregar a droga.
A única coisa que disseram é que a droga seria entregue em uma fazenda no interior de São Paulo, mas não falaram para quem ou em qual cidade. A polícia tenta descobrir para onde iria a droga.
O homem e o piloto foram presos na noite de segunda-feira, por suspeita de tráfico internacional de drogas, após serem interceptados por caças da FAB no estado de Mato Grosso do Sul e obrigados a pousar na zona rural de Gabriel Monteiro (SP).
Entenda o caso

O avião estava com aproximadamente 350 quilos de pasta base de cocaína. Segundo a FAB, a aeronave Sêneca EMB-810C, matrícula PT-WHM, foi interceptada no nordeste do Mato Grosso do Sul e acompanhada por caças até a cidade do noroeste do Estado, quando foi obrigada a pousar em uma fazenda, onde funciona uma oficina de aviões na zona rural.
Além de equipes da FAB, a Polícia Federal também participou da ação e chegou a atirar contra o avião – um procedimento normal que tem como objetivo alertar o piloto para cumprir a determinação de descida, segundo a Força Aérea.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Atentados já afetam Olimpíada do Rio no ano que vem


Os atentados na sexta (13), em Paris, já trazem reflexo à Olimpíada do Rio, em 2016.
Na próxima semana, uma reunião entre o COI (Comitê Olímpico Internacional), o comitê organizador e o governo federal discutirá mudanças no número de agentes envolvidos no evento e no custo dos serviços de segurança.
Autoridades francesas também tentam evitar qualquer retaliação. Nesta terça (17), o cônsul no Rio, Brice Roquefeuil, 42, se reuniu com o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.
A Polícia Militar disponibilizará uma equipe para segurança do consulado, no centro da cidade, e outra para a escola francesa, em Laranjeiras, na zona sul do Rio.
Roquefeuil também tem agendada uma conversa com Mário Semprine, superintendente da Polícia Federal.
"Sem Histeria"
Oficialmente, os ministérios da Justiça e da Defesa discutem o tema "sem clima de histeria". Seus representantes falam que o plano definido será mantido, mas servidores informam que mudanças estão em andamento.
O custo com a segurança para a Olimpíada, hoje, é de R$ 930 milhões. Ao Ministério da Defesa cabe R$ 580 milhões. Já o Ministério da Justiça fica com R$ 350 milhões.
A conta começará a aumentar na prestação de serviços. Há um entendimento de que deve se ampliar o número de pessoas envolvidas no monitoramento de redes sociais, por exemplo.
Outro ponto é o número de pessoas envolvidas na segurança das delegações. Em julho se definiu que 315 agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) viriam ao Rio para o evento. Já se discute o aumento no número desses servidores.
Na Copa de 2014, as delegações de EUA, Inglaterra e Alemanha estavam entre as que mereciam maior atenção da área de segurança.
Para a Olimpíada, Rússia, Israel e França passam a integrar este grupo.
Outra mudança esperada é o número de agentes estrangeiros em território brasileiro durante os jogos.
Os americanos conseguiram autorização do governo para instalar um escritório no Rio. Após o evento, o local servirá ao DEA, a agência de combate às drogas. Com os atentados de sexta (13), o efetivo irá aumentar.
A França também montará um escritório no Rio durante os Jogos. Tudo para acompanhar a movimentação dos atletas na cidade.
A prática será seguida por representantes de outros países. Israelenses e russos já têm equipes na cidade fazendo levantamento sobre a violência e o trajeto de deslocamento dos atletas e das autoridades.
visto
Entre as mudanças também está o pedido do Ministério da Defesa de não isentar turistas de visto de entrada no país. Segundo o general José Carlos De Nardi, chefe do Estado Maior das Forças Armadas, a isenção facilita a entrada de criminosos e terroristas no país.
A medida foi aprovada pela Câmara e vai à sanção da presidente Dilma Rousseff até a próxima semana.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, disse que a medida deve contemplar apenas quatro países - Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, definidos a partir de critérios como baixo risco migratório e baixo ou nenhum risco para a segurança nacional.
Ele disse ainda que a atuação da Polícia Federal nas fronteiras independe de o estrangeiro estar ou não com o visto.
"A triagem é feita em todas as pessoas que entram no país, com ou sem visto. Há uma série de recursos tecnológicos à disposição para controlar de forma efetiva a entrada de estrangeiros", disse.
De acordo com a pasta, a medida pode aumentar em 20% o número de turistas internacionais entre janeiro e setembro do próximo ano, um incremento de 1 milhão de pessoas.

JORNAL ZERO HORA


Primeiro voo entre Porto Alegre e Canela decola nesta quarta-feira

Batizado de CaneLinha, trajeto será realizado em apenas 20 minutos, com voos diários

ImagemNo papel há mais de 25 anos, o Aeroporto Regional das Hortênsias está previsto para ser construído no bairro Saiqui, em Canela. Mas, enquanto os voos esperados há mais de duas décadas não decolam, surge uma oportunidade para uma ligação aérea rápida entre Porto Alegre e a principal região turística do Rio Grande do Sul.
É o que está oferecendo a empresa Opções Turismo, de Porto Alegre, por meio da companhia aérea General Serviços Aéreos Ltda (Gensa), com sede em Campo Grande (MS). O voo inaugural de Canela até a capital gaúcha será nesta quarta-feira (18/11).

Inicialmente serão disponibilizados três voos diários nos dois sentidos, cumprindo as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O transfer terá o custo de R$ 180 por trecho, podendo ser adquirido com até duas horas de antecedência, havendo disponibilidade. Será usada uma aeronave modelo EMB 110-P1-A Bandeirante, com capacidade de 18 lugares, indicada para a pista do aeródromo de Canela. A meta é atingir até 6.480 passageiros por mês com esta aeronave.
O trajeto será feito em aproximadamente 20 minutos, enquanto que o transporte terrestre leva, em média, duas horas e 40 minutos. A base operacional será o Aeroporto Salgado Filho e a aeronave pernoitará em Canela. Os voos serão permanentes e não exclusivamente na alta temporada do turismo na região.
Onde e como comprar
As passagens podem ser adquiridas no site da Opções Turismo. As operadoras poderão comprar um lote de assentos para melhor acomodar seus clientes — é possível fazer voos exclusivos. O consultor Adriel Arruda destaca que, devido à grande procura, a operadora deve negociar com a Opções Turismo uma compra antecipada de assentos sem data a utilizá-lo, lembrando que terá que agendar com no máximo sete dias de antecedência da data da viagem, consultando a disponibilidade.
JORNAL EXTRA


Pela primeira vez Boeing 737 é pilotado apenas por mulheres


ImagemA história da aviação ganhou um novo capítulo na última sexta-feira, na cidade de Harare, no Zimbábue. Pela primeira vez, um Boeing 737 decolou comandado por duas mulheres como capitãs. As responsáveis pelo feito histórico foram as pilotas Chipo Matimba e Elizabeth Petros, que comandaram a aeronave da Air Zimbabwe até as Cataratas de Vitória, na fronteira com a Zâmbia.
A viagem, de cerca de uma hora, foi um sucesso e as pilotas comemoraram muito o feito, em seus perfis nas redes sociais. “Primeiro 737 só com mulheres na cabine de controle. Foi um prazer, Chipo Matimba!”, escreveu Elizabeth, em sua página. A companhia aérea também comemorou a realização e parabenizou as capitãs. “A história foi feita!”, publicou a Air Zimbabwe, na rede social.Segundo relatório da Sociedade Internacional de Pilotas de Aeronaves, 97% do mercado de capitães de voos comerciais é ocupado por homens. Se depender de Chipo e Elizabeth, esse panorama vai mudar. Após o feito histórico, as pilotas receberam mensagens de mulheres de vários lugares do mundo que também sonham comandar aeronaves. Com a hashtag #PaintingTheSkyPink (“Pintando o céu de rosa”, em inglês), as duas encorajam que outras mulheres entrem na profissão.
Orgulhosa do feito e das pessoas que inspira, Chipo compartilhou uma mensagem que recebeu da pilota Valerie Jeche, da Austrália, a quem já havia dado dicas sobre a profissão anos antes. “Oi, Chipo. Como está? Muito obrigado pelo conselho que me deu cerca de dois anos atrás. Comecei a estudar e a treinar em uma escola de aviação, aqui na Austrália. Meu primeiro voo solo é no ano que vem. Você é uma grande inspiração para mim. Vamos pintar o céu de rosa!”, escreveu Valerie.
A partir de agora, Chipo e Elizabeth devem fazer mais voos juntas. O primeiro foi elogiado não só pelos colegas de companhia, mas também pelos passageiros. Um deles, chamado Jason Williams, não poupou elogios: “Parabéns, damas. Que linda aterrissagem”.
PORTAL EXAME.COM


FAB dá tiro de advertência em avião e força pouso em SP


 Brasília - O Comando da Aeronáutica distribuiu nota oficial nesta segunda-feira, 16, informando que caças da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram o avião Sêneca EMB-810C, matrícula PT-WHM, no nordeste do Mato Grosso do Sul, e o acompanharam até as proximidades da cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo, obrigando-a pousar.
De acordo com a nota, o procedimento foi adotado por se tratar de "uma aeronave suspeita de tráfico de drogas que desobedeceu as orientações iniciais determinadas pela defesa aeroespacial brasileira". O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais.
A Força Aérea explicou, em nota, que o tiro de advertência foi dado para obrigar o avião suspeito a pousar.

Lembra ainda que o processo seguiu todos os trâmites legais previstos no decreto nº 5.144, de 16/07/2004, inclusive com a realização do tiro de aviso, recurso que tem como objetivo alertar o piloto para a obrigação de atender às determinações dos caças da FAB.
Em 24 de outubro, a FAB perseguiu e atirou em uma outra aeronave que voava sem plano de voo e fazia uma rota "conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas", conforme informação divulgada pela Aeronáutica, na época.
Neste caso, no entanto, o piloto não atendeu ao tiro de advertência para que descesse em local determinado pela FAB e "evadiu-se pela fronteira com o Paraguai", não sendo localizado, naquele momento.
No dia 26 de outubro, no entanto, um avião monomotor com várias marcas de tiros foi encontrado pela Polícia Civil no aeroporto municipal de Paranavaí, no noroeste do Paraná.
A suspeita era que esta era a mesma aeronave perseguida pela Força Aérea Brasileira (FAB) dois dias antes, em Japorã, Mato Grosso do Sul. Este avião apreendido, foi levado para o pátio da Delegacia da Polícia Civil de Paranavaí e os documentos encontrados na cabine foram enviados à Polícia Federal (PF).
AGÊNCIA BRASIL


Aeroporto do Rio recebe teste de fluxo de armas e munições para Jogos Olímpicos


Por Da Agência Brasil

Aeroporto do Rio recebe teste de fluxo de armas e munições para os Jogos Olímpicos
A Secretaria Nacional de Aviação Civil realizou hoje (17) um simulado para testar o fluxo de armas e munições no Aeroporto Internacional do Rio/Galeão durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
O teste verificou o atendimento a padrões definidos entre o governo federal, autoridades aeroportuárias e demais membros do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), órgão criado no âmbito da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
Grande parte das armas utilizadas em modalidades de tiro esportivo olímpico, como carabinas, pistolas e tiro ao prato, passará pelo Galeão. Elas serão usadas por cerca de 390 atletas olímpicos durante nove dias de competição e 150 atletas paralímpicos em sete dias de competição.
Além do fluxo de armas e munições nos aeroportos durante os Jogos Olímpicos, o Manual de Planejamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 definiu como fluxos especiais as chegadas e saídas de cavalos que participam de competições olímpicas e o fluxo de cães-guia, que devem ser embarcados gratuitamente ao lado do dono.
De acordo com a Secretaria de Aviação, está prevista a participação de 314 cavalos internacionais e mais 90 cavalos nacionais nos Jogos Olímpicos. Isso significa de 20 a 22 voos no aeroporto com transporte destes animais.
Segundo o coordenador do CTOE, Thiago Meirelles, o gerenciamento estratégico da infraestrutura aeroportuária impede imprevistos e atrasos que podem impactar a operação de rotina dos terminais, gerando efeitos como atrasos em cascata e obstrução de áreas importantes do aeroporto.
"Há um grande volume de passageiros, bagagens e cargas que precisa atender a critérios de tempo, espaço e etapas dentro do aeroporto. No caso do simulado de hoje, vamos colocar em prática um fluxo menos utilizado dentro dos terminais, mas não por isso menos relevante, que envolve equipamentos com exigência de tratamento, inspeções e verificações de alta segurança.”
Meirelles afirmou que o simulado realizado hoje é “importantíssimo” para o planejamento da Olimpíada, porque os agentes envolvidos podem testar os fluxos previstos anteriormente no manual. “Já existe um fluxo especial previsto para os aeroportos. O simulado é o momento para podermos testar o fluxo e tirarmos lições em relação ao teste, de modo que possamos eventualmente aprimorar para o período dos Jogos.
JORNAL DIÁRIO CATARINENSE


Ministério da Defesa faz simulado de desastres naturais em SC


ImagemUma inundação seguida de deslizamentos com vítimas afetam o Vale do Itajaí durante a semana. Os acidentes citados, felizmente, não são reais e ocorrem apenas no sistema chamado Combater, criado pelo Ministério da Defesa, que promove até sexta-feira em Santa Catarina o Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec), evento pioneiro no Brasil.
O programa é parecido com um jogo de computador e simula situações para que os envolvidos possam avaliar como estão suas ações. Neste caso, o sistema está promovendo um desastre natural fictício e a base de comando das reações foi montada na sede do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, em Florianópolis. No decorrer da semana, o software ainda deve projetar um acidente químico em São Francisco do Sul.

Da sala de ativação do exercício, os avisos são repassados para uma grande sala, onde estão as defesas civis do Estado e do município envolvidos,
as polícias Civil e Militar, integrantes dos ministérios da Integração Nacional e Saúde e membros do Exército, Aeronáutica e Marinha. O simulado começou efetivamente nesta terça-feira, com as primeiras ações do grupo. Em determinado momento, um dos alertas apontava para 2 mil desabrigados em Itajaí e um deslizamento que teria atingido o presídio local. A partir do aviso, iniciaram as articulações entre os envolvidos para a reação.
— O nosso objetivo é entender como funcionam as ações de cada um para não errar no momento que for real. Queremos ser mais perfeitos treinando. Com esse evento o Estado ganha uma equipe preparada para replicar para o restante de Santa Catarina — explicou o secretário-adjunto de Defesa Civil do Estado, Rodrigo Moratelli.
Ao fim do evento, na sexta-feira, será feito um balanço do que deu certo e errado no simulado. A partir dele, os órgãos pretendem levar lições para os trabalhos em campo nas situações reais. O general da Brigada, Richard Fernandez, que coordena o Exército em Santa Catarina, por exemplo, sabe que o teste deve apontar algumas das falhas de estrutura que a corporação tem para enfrentamento aos desastres.
Segundo ele, as unidades ainda precisam de equipamentos para desobstrução de vias e melhorias na comunicação durante as ocorrências.
— Temos carências e vamos levantar essas necessidades especiais. E o nosso objetivo aqui também é sistematizar e aperfeiçoar. Somos muito bons em reação, mas precisamos nos antecipar. E esse simulado nos permite estabelecer contatos, conhecendo os envolvidos — destacou Fernandez.
Ação de Forças Armadas depende de etapas
Para que Exército, Aeronáutica e Marinha entrem em ação no combate a desastres naturais, são necessárias que algumas etapas sejam vencidas. Conforme explica o chefe de Fortalecimento e Articulação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Cesar Santana, o acionamento das Forças Armadas é feita quando o município e o Estado envolvidos na ocorrência chegaram ao seu limite de capacidade para resposta ao evento.
Todas as informações de um desastre são informadas em um sistema compartilhado entre as defesas civis municipais, estaduais e federal. Quando a Sedec percebe que a ocorrência está tomando grandes proporções, são acionados o conjunto de Forças Armadas.
A última vez que o Exército catarinense atuou para resposta a desastres foi no tornado em Xanxerê, em abril passado, quando 200 homens foram designados para a ajuda humanitária. Naquele fato, a estrutura montada foi a mesma que está organizada para o simulado em andamento em Florianópolis.
Entenda
1 - O Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec) simula a atuação de órgãos do governo Estadual e Federal, além de defesas civis municipais, em reação a desastres naturais. Nesse caso, estão sendo simuladas uma inundação em Itajaí e um acidente químico em São Francisco do Sul.
2 - O programa do Ministério da Defesa, que promove o evento, se chama Combater. Ele é um software recém-criado que serve de treinamento para as Forças Armadas do Brasil. Parecido com um jogo de computador, o programa simula os eventos em tempo real.
3 - Uma sala de controle emite as informações das ocorrências, que são levadas para um espaço maior onde estão integrantes das Forças Armadas e outros órgãos envolvidos. Todas as ações são em gabinete e não há atuação em campo.
4 - Ao fim do evento, quinta-feira, será feito um balanço com erros e acertos do simulado.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Grupo criado em Manaus busca doações para enviar aos desabrigados por tragédia em MG

Professores e acadêmicos de Manaus criaram uma campanha online para arrecadar água e ração animal. Por enquanto, há dez pontos de coletas na cidade, divididos pelas várias Zonas da capital

Como uma forma de ajudar a população que está passando por sérios problemas de falta de água no interior de Minas Gerais, onde duas barragens romperam e inudaram diversas cidades com lama e contaminaram reservatórios de água, universitários e professores acadêmicos de Manaus criaram uma campanha para arrecadar galões e garrafas pets de água, além de rações para animais domésticos. A ação teve início no último sábado (14) com um grupo no Facebook chamado "SOS Mariana – Manaus (AM)". Até a manhã desta terça-feira (17), mais de 1,7 mil pessoas haviam se juntado ao movimento.
Por enquanto há dez pontos de coletas na cidade, divididos pelas várias Zonas de Manaus. Umas das organizadoras da campanha, a estudante de psicologia da faculdade Fametro, Elianne Farias, de 19 anos, contou que a idéia surgiu após ler uma postagem do professor Rockson Pessoa no Facebook com relatos da situação de como encontrava as famílias em Mariana.
“Fiquei analisando e comecei a comentar que poderíamos fazer algo. O professor entrou em contato com uma pessoa que se encontra em Governador Valadares e com a Força Aérea Brasileira (FAB), para verificar de qual forma poderíamos ajudar. Foi assim que surgiu a campanha”, contou a universitária.
Desde sábado, Elianne começou a organizar a ajuda. “Estamos no aguardo para saber quantos litros o avião da Força Aérea consegue transportar como doação. A idéia é enviar todas as arrecadações no início do mês de dezembro. Acredito que uma equipe da campanha deve acompanhar para realizar o registro”, comentou.
Além da arrecadação de água e ração para pets, o grupo pede que idosos, crianças e a sociedade em geral possa escrever cartas de motivação que devem ser entregue as famílias junto com as doações. “Sempre é bom receber uma palavra de conforto e mostrar que eles não estão só. As crianças que ainda não escrevem podem fazer desenhos tenho certeza que tudo será bem recebido”, disse a universitária.
Por enquanto, a campanha recebeu 9 garrafões de 20 litros. A coordenação da campanha aguarda contato com as Organizações Não Governamentais (ONG´s) de pets para conseguir doações de ração para os animais que também sofreram com rompimento da barragem de rejeitos de mineração no interior de Minas Gerais.
O caso
No dia 5 de novembro, as barragens da Samarco (empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton), roumpeu e formou ondas de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, além de chegar a outras regiões de Minas Gerais e Espírito Santo. A lama alcançou o rio Doce e impediu a captação de água, além de ocasionar sérios problemas no ecossistema da região.
Até o momento, 11 corpos foram encontrados, de vítimas em razão do rompimento das barragens. Os corpos foram encontrados em áreas afetadas pelo rompimento das barragens Fundão e Santarém, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, área central de Minas Gerais. Deste número, sete foram identificados. Conforme informações do corpo de Bombeiros de Minas Gerais, há 15 pessoas desaparecidas, deste dado, nove são funcionários da mineradora Samarco e seis moradores do local.
Nesta semana, o Ministério Público (MP) de Minas Gerais fechou um acordo com a Mineradora Samarco para pagamento de caução socioambiental de R$ 1 bilhão por conta do rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração em Mariana (MG).
Pontos de Coleta em Manaus
*Rua Itaenga, número 47, conjunto Canaã, Alvorada I , ao lado da policlínica Fisiotec, horário de 18h as 23h
*Ufam, mini campus, Bloco X, laboratório de desenvolvimento
**Ufam, FAPSI - Faculdade de Psicologia. Laboratório de Desenvolvimento Humano
*Uninorte: Unidade 10, na coordenação de Psicologia, rua 10 Julho, s/n, Centro, ao lado do colégio Brasileiro Pedro Silvestre. Contatos: Tainá 981368770 (manhã) e Sílvia 981824287 (noite)
*Rua: General Carneiro nº 1120, bairro São Francisco (casa do portão preto) (Residência do Emerson)
*Avenida F, quadra 41 casa 37, conj. Osvaldo frota 1, Cidade Nova, prox. ao campo do Osvaldo Frota. Vanice
*Av. Laguna n° 68A Lírio do Vale 1 - Distribuidora Assante - Todos os dias a partir das 14h
*Rua 174, nº 24, Cidade Nova 3, núcleo 15, Zona norte. Todos os dias, de 09h as 19h. Responsável: Larissa
*Faculdade Estácio, na avenida Constantino nery, próximo a panificadora Cintia. Procurar a recepção da coordenação acadêmica e também a unidade na Djalma Batista, procurar a coordenadora Adriana
*Fametro, unidade 3 - entrada pela Constantino ou Djalma, procurar a coordenação de Psicologia
*Dom Bosco da Zona Leste, Próximo ao Terminal 5
*Ana Braga, sala de Marketing 4° período, bloco BB. Responsáveis: Fernanda e Bruna. Telefone para contato: 992982637
*Conjunto Morada do Sol: avenida Via Lactea, 607, bairro Aleixo. (Pode deixar na portaria no nome de Saadya).
JORNAL DO BRASIL


Embraer aumenta alcance do jato executivo Legacy 450


A Embraer Aviação Executiva informou que vai aumentar o alcance do novo jato executivo Legacy 450 para 5.371 km. Isso representa 602 km a mais sobre a autonomia de voo da aeronave recentemente certificada.
O primeiro Legacy 450 com a capacidade adicional deverá ser entregue no terceiro trimestre de 2016.
De acordo com comunicado da empresa, "com o alcance estendido, a aeronave poderá voar sem escalas de São Francisco ao Havaí, Nova York a Los Angeles, Riade a Cannes ou de Xangai para Jakarta". O primeiro Legacy 450 com a capacidade adicional deverá ser entregue no terceiro trimestre de 2016.
Segundo a Embraer, para atingir o novo alcance, serão necessárias poucas modificações na asa para permitir acomodação de mais combustível. As alterações incluem ainda atualizações na Unidade de Controle de Combustível (FCU, na sigla em inglês) e manual de voo. No momento, o preço de lista da aeronave se mantém em US$ 16,57 milhões, com base nas condições econômicas de 2015, diz a Embraer.
PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Exército vistoria 200 veículos para evitar transporte ilegal de explosivos

A Dínamo III faz parte da política de segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016

O Exército Brasileiro desencadeou a Operação Dínamo III que vai fiscalizar o trânsito ilegal de produtos controlados, entre eles o transporte de explosivos e produtos químicos. A operação foi desencadeada ontem (16), e já vistoriou mais de 200 veículos nas rodovias de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Exército, a operação segue até amanhã (18), quando serão vistoriadas 50 empresas que fabricam esses produtos no Estado, também serão fiscalizadas construtoras e mineradoras. Até o momento não foi encontrado nada comprometedor. Foram fiscalizadas rodovias em Mundo Novo, Paranaíba e em Campo Grande na BR-262, na saída para Três Lagoas.
De acordo com informações do tenente Rosseto, a operação acontece simultaneamente em todo o Brasil e conta com a participação de 300 Organizações Militares, sendo considerada a maior do país. Em Mato Grosso do Sul, são cerca de 40 militares envolvidos na ação.
O objetivo é intensificar a fiscalização de explosivos nas fases de fabricação, importação, exportação, comercialização, armazenagem e transporte desses materiais para que não sejam usados para fins ilegais.
"A finalidade das operações visa reduzir ou evitar que explosivos utilizados por empresas registradas ou de origem ilícita, sejam desviados e utilizados contra pessoas e estruturas físicas", diz o tenente.
Ainda segundo Rosseto, a Dínamo III faz parte da política de segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. A operação é supervisionada pelo Comando Logístico de Brasília e é realizada todo o ano.
A longo dos anos, o Exército vem incrementando a fiscalização de produtos controlados com a inovação de legislação mais rigorosa para o emprego e utilização de explosivos, pela proposta de alteração da lei de multas e pelas realizações de operações conduzidas anualmente, reduzindo e evitando utilização de Produtos Controlados pelo Exército, por pessoas não habilitadas, nacionais ou estrangeiras, com intenção de causar danos à ordem pública.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Tribunal francês anula investigação questionada por Air France e famílias de vítimas do voo Rio-Paris


O Tribunal de Apelação de Paris anulou nesta terça-feira uma contra-análise contestada pela companhia aérea Air France e as partes civis na investigação do acidente do voo 477 Rio-Paris em 2009 e remeteu o processo aos juízes de instrução, indicaram fontes concordantes.
Os primeiros juízes de instrução notificaram no verão de 2014 o fim das investigações do caso onde as empresas Air France e Airbus, indiciadas por homicídios culposos, esperavam evitar um julgamento.
O desastre, que ocorreu em 1º de junho de 2009, causou 228 mortos, todos passageiros e tripulantes. O ponto de partida do acidente foi o congelamento durante o voo das sondas Pitot, o que provocou erros nas medições de velocidade do Airbus A330.
A pedido da Airbus, os juízes requisitaram uma nova perícia, cujos resultados, apresentados em abril de 2014, ressaltaram a "reação inapropriada da tripulação" e as falhas da Air France.
O trabalho, favorável à Airbus, foi duramente criticado pela Air France, que solicitou à câmara de instrução do tribunal de apelação de Paris que o declarasse nulo.
A empresa alegou que "dois voos de teste foram realizados na Airbus com tripulações da Airbus sem que a Air France fosse informada".
"Os especialistas realizaram suas operações de maneira particularmente criticável", alegaram os advogados da companhia, François Saint-Pierre e Fernand Garnault.
A câmara de instrução do Tribunal de Apelações anulou nesta terça a ordem de contra-análise, justificando que o procedimento não foi notificado a todas as partes, incluindo as famílias das centenas de vítimas, segundo indicou à AFP uma fonte próxima ao caso, uma informação confirmada por uma fonte judicial.
Portanto, os atos decorrentes, incluindo a contra-análise em si mesma, foram anulados.
Esta "contra-expertise" focou numa possível "resposta inadequada da tripulação" e sobre as violações da Air France, inocentando a Airbus, enquanto a primeira análise apontou como causas do acidente as falhas da tripulação, problemas técnicos e um déficit de informação dos pilotos em caso de congelamento das sondas, apesar de incidentes anteriores.
Este congelamento das sondas Pitot é um elemento chave na investigação, porque teria conduzido a uma incoerência nas medições de velocidade do Airbus A330, que caiu no Oceano Atlântico.
A principal associação das vítimas, Entraide et solidarité AF447, também pediu ao Tribunal de ordenar um complemento da investigação para identificar de maneira mais clara aos representantes as falhas que impliquem a responsabilidade da Air France e da Airbus.
As famílias das vítimas temem que o caso não seja suficientemente sólido se algumas questões não forem respondidas, o que elevaria o risco de arquivamento ou absolvição em caso de processo.
Em sua decisão, o Tribunal de Apelação reverteu as decisões em que os juízes de instrução rejeitaram os recursos das partes civis, disseram as fontes.
OUTRAS MÍDIAS


PORTAL OLHAR DIRETO (MT)


Aeroporto Marechal Rondon receberá voos internacionais da América Latina

André Garcia Santana
Por sua posição geograficamente estratégica, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá, será adequado para recebimento de voos internacionais, especialmente para países da América Latina. Localizado no centro da América do Sul o ponto deverá se tornar um terminal aeroportuário de ‘hub’ (centro de conexão) para atender o mercado de passageiros do Mercosul. A decisão foi anunciada na segunda-feira, 16 de novembro, pelo ministro da Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, durante audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, para tratar do Plano Nacional de Logística de Transportes do Governo.
O Ministro garantiu ainda que estudos preliminares para lançamento de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), para conceder a administração do aeroporto à iniciativa privada, serão iniciados em breve. De acordo ele, o objetivo da SAC no processo de concessão não se limita a conclusão das obras, já que será projetada a implantação de um terminal aeroportuário para funcionar adequadamente por, pelo menos, mais 50 anos. Numa área de 700 hectares, existe a previsão de construção de uma segunda pista de pouso e implantação de um amplo terminal de cargas.
Padilha classificou o Programa de Aviação Regional como “redentor”, e disse que o plano prevê, somente em Mato Grosso, na sua primeira etapa, a ampliação ou construção de nove aeroportos. Deste modo, serão contempladas as cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juara, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica. “O programa é para fazer um novo Brasil. Mesmo com a crise econômica, a aviação tem crescido muito, e o potencial do país é grandioso nesse setor.”
Copa do Mundo de 2014
No que diz respeito às obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, Padilha explicou que os trabalhos serão retomados a partir da manifestação do Governo, que detém o contrato, em convênio assinado com a Infraero. As decisões foram divulgadas em atendimento ao pedido do senador Wellington Fagundes (PR), endossado pelo senador Blairo Maggi (PR).
Recentemente, o terminal figurou pela quarta vez consecutiva o pior do Brasil em ranking da SAC. A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro foi divulgada na última terceira-feira, 10, e considera, para primeiro trimestre de 2015 (1º de julho a 30 de setembro), uma pontuação que varia de um a cinco para os 15 pesquisados. O terminal mato-grossense registrou 3,28, nota inferior a do ano passado, ficando novamente abaixo dos outros pesquisados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%.
Rondonópolis
Sobre a conclusão do aeroporto de Rondonópolis, Fagundes frisou que a obra é fundamental para o desenvolvimento da aviação regional. “O Governo do Estado já possui recursos disponíveis, por meio do BNDES, para o término das benfeitorias e não precisa esperar os recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aviação Regional, para finalizar a obra. Temos que fazer o que for necessário, dentro daquilo que foi previsto pelo Governo do Estado” - cobrou o senador.
Relator do Plano Nacional de Logística de Transportes do Governo, ele reconheceu que a realização das obras previstas em 270 aeroportos, em um cenário considerado como "de crise", não será fácil. “Então, aquilo que já estava sendo feito pelo Governo do Estado – no caso do Aeroporto de Rondonópolis – precisa ser concluído. De nossa parte cobraremos para que a Infraero tenha mais agilidade nos demais aeroportos. Inclusive pedindo a inclusão de Primavera do Leste no programa”, adiantou.

DIÁRIO DE CANOAS


Exercício aéreo nos céus do Sul

Caças da FAB e da Marinha dos EUA simulam combates até o dia 22
Até o dia 22, caças da Força Aérea Brasileira e da Marinha dos Estados Unidos treinam juntos no exercício Unitas, que ocorre durante a passagem do porta-aviões norte-americano USS George Washington pela costa do Brasil. Por parte da FAB, aeronaves F-5M, do Esquadrão Pampa, da Base Aérea de Canoas, integram a operação, juntamente com os A-1M, de Santa Maria, apoiados por aviões-radar E-99 e aviões-tanque C-130 Hercules. Em paralelo, aviões de patrulha marítima P-98 Bandeirulha e P-3 Orion fazem missões de combate antissubmarino, busca de alvos navais e coordenação de ataques.
Do lado americano, estão o treinamento os caças F-18E/F Super Hornet e F-18C/D Hornet, além de aviões-radar E-2 Hawkeye. Um helicóptero MH-60S Seahawk trouxe até a Base Aérea de Canoas militares americanos para o planejamento dos voos. O cenário dos combates aéreos consiste em caças brasileiros A-1M realizarem missões de ataque a alvos fictícios, tanto no continente quanto no mar, com a proteção dos F-5M, enquanto os F-18 norte-americanos vão tentar impedi-los.
Em dias alternados, os papéis vão se inverter: os F-18 farão a escolta dos A-1 e os F-5M farão o papel de força oponente. “A expectativa é a melhor possível, sobretudo, em função da aeronave contra a qual iremos realizar o combate, o F-18”, explicou o brigadeiro Fernando Almeida Riomar, comandante da Terceira Força Aérea. Segundo ele, os pilotos brasileiros atingiram um nível elevado de conhecimento. O porta-aviões USS George Washington está em deslocamento do Sul para o Sudeste. A embarcação viaja do Japão até a costa leste dos Estados Unidos, contornando o continente sul-americano.

PORTAL CADA MINUTO (AL)


Maceió 200 Anos: Fmac articula vinda da Esquadrilha da Fumaça

por Assessoria
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), está trabalhando para garantir a presença de convidados especiais na comemoração do aniversário de 200 da capital, no dia 5 de dezembro. Trata-se do ministro da Defesa, o alagoano Aldo Rebelo, e da Esquadrilha da Fumaça. As tratativas para a participação de ambos na celebração do bicentenário da cidade estão sendo feitas pessoalmente pelo presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, que já se reuniu com assessores e executivos do Ministério para negociar a visita de Rebelo e a apresentação da Esquadrilha.
Na última semana, o presidente da Fmac foi recebido na sede do Ministério pelo assessor especial militar do ministro da Defesa, almirante Almir Garnier Santos, pelo assessor direto do Ministro, Flavio Patrício e pelo assessor de Comunicação, Carlos Pompe.
A proposta é que o ministro chegue a Maceió, no dia 5 de dezembro, seja recepcionado pelas autoridades militares e que a comitiva siga diretamente para a tribuna de honra do desfile em comemoração aos 200 anos de Maceió, onde será recepcionada pelo prefeito Rui Palmeira e pelo governador Renan Filho.
Para Vinicius Palmeira, a participação da Esquadrilha da Fumaça nos 200 Anos de Maceió é uma perspectiva maravilhosa que só abrilhantaria a festa. “Acreditamos que uma capital em sua festa de 200 anos mereça uma exibição da Esquadrilha da Fumaça e por isso estamos envolvidos nessa tratativa com o Ministério”, explica o presidente da Fmac.
O grande dia
A programação festiva completa dos 200 Anos de Maceió está disponível aqui. As comemorações têm seu ápice dia 5 de dezembro, data do aniversário da capital. Confira:
16h – Desfile Cívico – Estudantes desfilarão pela orla da Pajuçara o orgulho de ser maceioense. O Desfile conta ainda com instituições parceiras e acontecerá na Avenida Dom Antônio Gouveia, na Pajuçara.
19h – Vídeo Mapping – Imagens projetadas no edifício histórico da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá, promete empolgar o público. Fazendo uso de alta tecnologia, imagens da cultura de Maceió, entre outras, serão projetadas em três dimensões proporcionando uma exibição interativa aonde as projeções dialogam com o público como se vivas nas estruturas do prédio centenário.
20h – Show “Maceió Meu Xodó” – O maior espetáculo de artes cênicas já visto na capital reunirá mais de 300 artistas alagoanos em uma grande celebração cultural em homenagem ao bicentenário de Maceió. O espetáculo traz um resumo da produção cultural da cidade, das tradições populares às manifestações mais contemporâneas, a mostra promete emocionar cada maceioense que terá a oportunidade de se enxergar em cada ato. Para isso, os artistas contarão com uma estrutura grandiosa com palco, passarelas, elevador para momentos apoteóticos e guindaste para operação de elementos cenográficos.
22h – Encerramento com grande show pirotécnico.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented