|

Forças Armadas recebem novo helicóptero em Brasília






O Ministério da Defesa realizou nesta segunda-feira (20/12), na Base Aérea de Brasília, a entrega formal de três helicópteros EC-725 aos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica. A solenidade contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Defesa Nelson Jobim e dos Comandantes das três Forças Armadas.

As primeiras unidades fazem parte do contrato firmado entre o governo brasileiro e o consórcio Helibrás/Eurocopter. “Não são apenas novos helicópteros, estas máquinas representam a aquisição de um pacote tecnológico e exigimos que houvesse capacitação nacional”, disse o Ministro da Defesa, Nelson Jobim na solenidade. Veja o pronunciamento.

Os três helicópteros foram produzidos na França, mas o projeto prevê uma transferência gradual de tecnologia para que a produção dos demais seja feita pela fábrica da Helibrás, em Itajubá, Minas Gerais. Ouça entrevista do gerente do projeto Coronel Aviador Hilton Grossi Silveira.

O EC-725 é um helicóptero biturbina de porte médio de 11 toneladas com capacidade para decolar com até 29 combatentes equipados. Desenvolvido pela européia Eurocopter, o projeto inclui tecnologias como monitores LCD na cabine e um sistema de controle automático de vôo. Ao todo serão entregues 50 unidades-, 16 para cada Força e dois para uso da Presidência da República.

EC-725 na FAB

Os helicópteros EC-725 foram designados na Força Aérea Brasileira de H-36. A primeira unidade vai equipar o Esquadrão Falcão, da Base Aérea de Belém. Os H-36 vão substituir os Bell H-1, empregados na FAB desde 1964 em missões como transporte, resgate, ajuda humanitária e apoio a vários órgão do governo, como transporte de urnas eletrônicas e de vacinas.

Assista ao vídeo no YouTube

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented