|

Réplica de 14-Bis pousa em Campo Grande






Apresentação do 14-BisUma das atrações das comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea na Base Aérea de Campo Grande (BACG) foi uma réplica do 14-Bis, avião usado por Alberto Santos-Dumont no seu primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar, em 1906. A réplica, em escala 1:1, construída em Campo Grande (MS) por uma serralheria a pedido do comando da BACG, demorou dez dias para ficar pronta e impressiona pela sua perfeição.

Sua primeira aparição foi no Baile do Aviador, realizado no dia 24 de outubro. No evento, o “14-Bis” chegou trazendo “Santos-Dumont”, personificado pelo Tenente-Aviador Domingos Afonso de Moura Júnior, do efetivo do 3°/3° GAv. Os participantes do evento se encantaram com a encenação que foi preparada pelos militares da BACG.

Hoje, o modelo serve de atração para os visitantes da Base Aérea de CampoAlunos visitam a réplica do 14-Bis Grande, principalmente alunos do ensino fundamental, que podem conhecer mais de perto a estranha máquina que encantou o mundo com seu pequeno voo há mais de 104 anos. Pedro Henrique Canto, de 9 anos, muito curioso, ficou espantado ao ver que o 14-Bis é feito de tecido e que voa de “marcha a ré”.

“Acho que deve ter sido muito difícil para Santos-Dumont inventar esse avião. Ele foi mesmo muito inteligente”, comentou Pedro Henrique. Sua professora, Inês Gregório, falou da importância da visita. “É bom que eles entendam o valor desse genial brasileiro e não tenham dúvidas de sua perseverança em conquistar algo até então improvável para o homem: voar”.

Fonte: BACG



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented