|

Mauá promove evento aeroespacial nos dias 2 e 3 de dezembro






Com o título Embedded Digital Systems for Space Applications,

o evento contará com palestrantes internacionais

Nos dias 2 e 3 de dezembro o campus do Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul será palco de um evento inédito. A instituição promoverá para docentes, pesquisadores, profissionais das áreas de Defesa e Aeronáutica e da indústria aeroespacial o Seminário Brasil-França Embedded Digital Systems for Space Applications. O evento, que terá entrada franca, contará com palestrantes estrangeiros que abordarão diferentes temas voltados à área aeroespacial, como sistemas de alta confiabilidade, softwares espaciais e implementação de sistemas eletrônicos embarcados.

Os participantes poderão conferir de perto toda a experiência profissional adquirida ao longo de anos de trabalho, de Frederic Pinsard, engenheiro de pesquisa do Departamento de Astrofísica da Commisariat à l’Energie Atomique e dos engenheiros de Desenvolvimento do LESIA - Laboratoire d'études spatiales et d'instrumentation en astrophysique do Observatório de Paris, Loïc Gueguen e Philippe Plasson.

As palestras serão ministradas em francês, com tradução simultânea para o português. Entre os tópicos a serem abordados estão: Arquitetura e funções dos sistemas digitais embarcados; Links e redes de comunicação; FGPA para aplicações espaciais; Tecnologia SpaceWire; Softwares embarcados, entre outros.

De acordo com um dos organizadores do seminário, Vanderlei Cunha Parro, professor de Engenharia Elétrica da Mauá, o diferencial do evento está na experiência dos palestrantes. “Trouxemos profissionais que já vivenciaram uma missão espacial bem-sucedida e que hoje podem compartilhar as estratégias utilizadas e quais os tipos de problemas enfrentados”, conta. Os profissionais relatarão as experiências vividas nas missões CoRot, Plato, Herschell e Simbol-X, entre outros assuntos.

Iniciativa – No início deste ano, a Mauá concretizou sua experiência na área da Tecnologia Aeroespacial com a criação do Núcleo de Sistemas Eletrônicos Embarcados. Além de desenvolver sistemas embarcados, o núcleo foi instituído com o intuito de criar projetos para aplicações em processamento de sinais, controle digital e para experimentos aeroespaciais. O Seminário Brasil-França é uma iniciativa do núcleo, como uma forma de se consolidar no setor Aeroespacial nacional e internacional.

Serviço: Seminário Brasil-França Embedded Digital Systems for Space Applications

Datas: 2 e 3 de dezembro de 2011

Horário: das 8h às 18h

Local: Instituto Mauá de Tecnologia - Praça Mauá, 1 - São Caetano do Sul

Telefone: 0800 019 3100

Inscrições: www.maua.br/inscricao/embedded-digital-systems-for-space-applications

Informações: pelo e-mail vparro@maua.br

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented