|

Infraero divulga ações para garantir tranquilidade nos aeroportos na alta temporada








coletiva anac A Infraero participou nesta segunda-feira (22/11) de uma reunião no Rio de Janeiro com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e com representantes das principais empresas aéreas. No encontro, foram destacadas as ações que cada órgão irá adotar para o final do ano.

Durante a reunião, o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, destacou o planejamento da empresa para a alta temporada, que visa garantir tranquilidade e fluidez nos aeroportos, as mesmas observadas nos três últimos anos. "Vamos trabalhar em conjunto, com diálogo constante entre os órgãos envolvidos no setor aéreo, e colocar em prática ações aperfeiçoadas a fim de dar agilidade em todas operações envolvidas no embarque e desembarque de passageiros", garantiu Murilo.

O diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão, reafirmou o compromisso com a realização das obras que terão em início em 2011. “Enquanto as grandes obras são realizadas, estão sendo disponibilizados Módulos Operacionais - como o que entrou em operação em Brasília na última semana - que são uma solução de conforto e eficiência para acompanhar o crescimento da demanda”, finalizou. Jordão solicitou das empresas aéreas atenção especial com o cumprimento do fechamento do horário do check-in a fim de não causar impacto nas operações.

A superintendente de Marketing e Comunicação Social da Infraero, Léa Cavallero, apresentou para os presentes a campanha “Fique por Dentro”, que será divulgada este ano em 16 aeroportos. Entre as novidades, ela destacou a inserção nas Redes Sociais e o vídeo que será exibido ao lado dos aparelhos de raio-x para auxiliar o passageiro a passar pela inspeção. “Nossa intenção é mostrar a responsabilidade de cada órgão no setor aéreo a fim de que o passageiro consiga a informação que necessita”, afirmou Léa, ressaltando também que a chamada principal da campanha é “Todos trabalham juntos por você”.

Empresas aéreas manifestam satisfação com infraestrutura aeroportuária

Após reunião, em entrevista coletiva, questionadas sobre a infraestrutura aeroportuária, algumas empresas aéreas, como a TAM e a Gol, manifestaram satisfação com os serviços prestados pela Infraero. “Estamos operando normalmente e aproveitando horários fora do pico (de 7h a 10h e de 17h a 20 h) para atender passageiros que podem voar neste período”, afirmou Líbano Barroso, presidente da TAM. O diretor de Relações Intitucionais da Gol, Alberto Fajerman, lembrou que nos últimos dois feriados prolongados o transporte aéreo operou com tranquilidade.

A Anac, por sua vez, anunciou que manterá, de 17 de dezembro a 3 de janeiro, uma equipe de 120 pessoas, entre inspetores, diretores e pessoal de apoio, nos períodos de manhã, tarde e noite em 11 aeroportos de todas as regiões do País. Os aeroportos a receberem a equipe de reforço da Anac são: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Antonio Carlos Jobim – Galeão (RJ); Aeroporto Internacional de São Paulo/Governador André Franco Montoro – Guarulhos e Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP); Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF); Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG); Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS); Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE); Aeroporto Internacional de Recife/Gilberto Freyre – Guararapes (PE); Aeroporto Internacional de Salvador/Luís Eduardo Magalhães (BA); Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) e Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM).

De acordo com a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, o passageiro que precisar de ajuda deverá buscar, em primeiro lugar, a companhia aérea. “Caso não seja atendido de forma satisfatória, pedimos que procure um fiscal da Anac para relatar o fato”, orientou Solange.

Já o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) aumentará em 14% as posições de controle de tráfego, além de realizar monitoramento especial dos Aeroportos de Porto Seguro, Salvador, Fortaleza e Florianópolis, além de Guarulhos, Congonhas e Galeão.

A Polícia Federal confirmou que, no caso dos voos internacionais, todas as posições de controle de migração (checagem de passaportes) estarão tripuladas nos horários de maior movimentação.

Entre as medidas divulgadas pelas empresas aéreas estão a disponibilização de aeronaves reserva, o aumento das equipes de atendimento, a ocupação de todas as posições de check-in das companhias nos horários de pico, o incentivo ao check-in pela Internet ou por totens nos aeroportos, a proibição de overbooking e o endosso de passagens entre as empresas.

Medidas da Infraero para a alta temporada

Entre as medidas anunciadas pela Infraero para garantir a fluidez das operações e o conforto dos usuários no período do final de ano, vale destacar:

· Campanha Fique Por Dentro: Neste fim de ano, a segunda edição da Campanha Fique por Dentro, lançada em 2009, está mais elaborada e com novidades. A campanha de marketing vai abranger os 16 aeroportos principais da Rede Infraero e que fazem parte da Copa de 2014. A ideia é informar aos passageiros a responsabilidade de órgãos e empresas do sistema aéreo, dando orientações diante de diversas situações.

A iniciativa irá inserir diversas peças publicitárias e disponibilizar mídia de apoio para reforçar a cobertura da campanha (como folders, gibi infantil e revista Coquetel para adultos, mostrando quem é quem no aeroporto) em pontos de distribuição nos locais onde o passageiro passa.

O projeto de presença digital inclui estratégia de posicionamento, monitoramento e respostas nas redes sociais (Facebook, Orkut etc). Também conta com publicidade de internet, hotsite exclusivo da campanha com dicas de viagem, SMS para interatividade com o público externo (projeto piloto em um dos aeroportos) e mobile com o aplicativo Voos Online, disponível também no site da Infraero.

Outra novidade será o filme para os raios-x, com orientações sobre a inspeção de pessoas e bagagens. O filme será exibido por meio de totens com monitores LCD instalados na área do canal de inspeção (inicialmente nos aeroportos do Rio, São Paulo e Brasília).

Já o “Guia do Passageiro”, que teve sua primeira edição lançada em 2009 com grande aceitação por parte dos usuários, também ganhará sua versão em inglês e será disponibilizado por bluetooth. O usuário também tem acesso ao conteúdo por meio do link no portal da Infraero ( www.infraero.gov.br ).

· Juizados Especiais: Foram instalados nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Juscelino Kubitschek, em Brasília, para solucionar problemas relacionados a serviço de transporte aéreo. Em todas as unidades judiciais, os passageiros podem solucionar eventuais conflitos relacionados a viagens, como overbooking, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagens, falta de informação, entre outros, sem sair do aeroporto. Os juizados especiais funcionam em salas cedidas pela Infraero em locais de fácil acesso, com sinalização adequada e por tempo indeterminado.

· Ouvidoria: Para melhorar o nível de atendimento e satisfação dos usuários, a Ouvidoria da Infraero atualizou sua Central de Atendimento Telefônico, com a implantação de uma Unidade de Resposta Audível (URA). Essa nova solução tecnológica apresenta diversas facilidades, como o direcionamento das ligações por intermédio de um menu de opções e avaliação do atendimento oferecido. A nova ferramenta também permite a obtenção de dados estatísticos categorizados das ligações recebidas em sua Central de Atendimento por meio de relatórios que poderão servir de apoio para a melhoria das atividades da Ouvidoria. O número de telefone 24h da Ouvidoria é 0800-727-1234.

· Balcões de Informações: Estão disponíveis na maioria dos aeroportos da Rede e grande parte deles opera 24 horas por dia. Os telefones para contato dos balcões em cada aeroporto podem ser encontrados no site da Infraero ( www.infraero.gov.br ), no ícone Aeroportos.

· Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago) : O Nago tem sede em Brasília e acompanha a movimentação de passageiros e aeronaves nos 67 aeroportos da Rede. Todas as atividades da Infraero são monitoradas: movimento dos saguões e salas de embarque; pontes de embarque; sistemas de informação do voo e checagem do funcionamento das esteiras de bagagem; funcionamento dos estacionamentos; áreas de inspeção (raios-X); pátios e demais áreas dos aeroportos. Em 2010, o Nago recebeu novos equipamentos, que permitiram uma otimização dos serviços e reduziram o tempo de comunicação entre os elos de informação.

· Planos de Contingência: Todos os 67 aeroportos da Rede Infraero contam com um Plano de Contingência, que define qual a tratativa a ser adotada em cada situação fora da normalidade, garantido, assim, a continuidade das operações e o conforto e a segurança de passageiros e usuários.

· Reforço do efetivo: Ao longo do ano, a Infraero contratou 922 novos funcionários para as áreas de Operações, Manutenção e Navegação Aérea, que, até o início da alta temporada 2010/2011, já estarão trabalhando em diversos aeroportos da Rede, garantindo o movimento de passageiros e aeronaves durante o período. Além disso, as equipes que já atuam nos aeroportos serão reforçadas com o remanejamento de escala dos empregados.

· Reforço no Monitoramento: A Infraero fará um reforço na fiscalização em todos os setores do aeroporto – salas de embarque e desembarque, conectores, pontes de embarque, saguão e praça de alimentação – buscando certificar-se do correto funcionamento dos sistemas e equipamentos. Na área de Manutenção, equipes vão fiscalizar 24h todos os sistemas e equipamentos disponíveis – ar condicionado, iluminação, escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque, esteiras de restituição de bagagem etc. Na Segurança, as equipes vão intensificar rondas nas áreas operacionais e patrimoniais, garantindo a segurança de todos os usuários do sistema aéreo. Nos pátios e demais áreas operacionais, a Infraero também vai intensificar a fiscalização, garantindo a fluidez de pousos e decolagens e o acesso dos passageiros às aeronaves, como um melhor controle da eficiência do transporte de passageiros entre a sala de embarque e as aeronaves.

· Sistema Informativo de Voo: O Sistema Informativo de Voo (SIV) recebeu, ao longo de 2010, novos monitores de LCD que foram distribuídos em diversos aeroportos da Rede, facilitando o acesso às informações aos usuários.

· Investimento de R$ 100 milhões: A Infraero investiu, para a alta temporada 2010/2011, cerca de R$ 100 milhões na aquisição de novos equipamentos. Foram adquiridos 54 ônibus, 10 veículos operacionais, 30 micro-ônibus, 29 ambulâncias, 13 mil carrinhos de bagagem, entre outros, que estarão à disposição para atender passageiros e demais usuários do setor.

· Criação do Centro de Gestão Aeroportuária (CGA) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que contará com representantes da Infraero, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Ministério da Agricultura e empresas aéreas para resolver questões que surjam durante o período.

· Utilização de coletes amarelos, com a frase "Posso Ajudar?", por empregados das áreas de Operações e Comunicação Social da Infraero, que serão responsáveis por reforçar as informações e orientações passadas aos passageiros. Ao todo, cerca de 4 mil coletes foram confeccionados, num novo modelo com bolsos.

· Módulos Operacionais de Florianópolis e Brasília já estão em funcionamento. Essas instalações são soluções de engenharia modernas, implantadas rapidamente, que proporcionam um excelente resultado final. Os Módulos Operacionais possuem toda a infraestrutura necessária ao conforto e comodidade dos passageiros, como ar condicionado, sanitários, Sistema Informativo de Voos, sistema de som e, em alguns casos, até estabelecimentos comerciais, como cafeterias, livrarias, etc. Atualmente, a Infraero está instalando Módulos Operacionais em Goiânia e Vitória e pretende implantar esta solução de engenharia em outros aeroportos da Rede.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented