|

Líbano: Defesa confirma que Brasil vai integrar chefia de missão da ONU







O Ministério da Defesa confirmou ontem que o Brasil enviará oficiais da Marinha para o comando naval da Unifil, a missão de paz da ONU no Líbano. Ontem, reportagem da Folha revelou que o Departamento de Operações de Paz da ONU (DPKO) convidou o Brasil para comandar a frota de oito navios da missão. "Vamos participar da missão. Iremos iniciar com a participação de alguém ligado à Marinha", declarou o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Segundo ele, não é necessário haver autorização do Congresso, mas a avaliação não é consensual no governo, segundo a Folha apurou. Segundo Jobim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já o autorizou a negociar com a ONU os termos da participação brasileira na missão. O DPKO diz que as negociações estão em fase de "finalização de detalhes".

A ONU quer que o Brasil envie navios para a missão, mas Jobim descartou essa possibilidade. O ministro também afirmou que, no momento, não há discussão sobre envio de tropas, mas não descartou a possibilidade.

A Folha apurou, no entanto, que o Coter (Comando de Operações Terrestres do Exército) fez em agosto um estudo técnico prevendo o envio de até 300 militares.

A Unifil busca evitar confrontos entre Israel e o Hizbollah, milícia xiita.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented